Add parallel Print Page Options

A vinda do reino de Deus

(Mt 24.23-28, 37-44)

20 Um dia, os fariseus perguntaram a Jesus: “Quando irá começar o reino de Deus?” E Jesus respondeu: “O reino de Deus não é anunciado por sinais visíveis. 21 Nem se poderá dizer que começou aqui ou acolá, porque está entre vós.”

22 Mais tarde, tornou a falar no assunto com os discípulos: “Lá virá o tempo em que hão de desejar que eu estivesse convosco, nem que fosse um só dia, mas já cá não estarei. 23 Dirão que voltei e que estou neste ou naquele lugar; mas não acreditem nem saiam à minha procura. 24 Porque, assim como o brilho do relâmpago ilumina o céu de um lado ao outro, assim será com o Filho do Homem, no dia próprio para ele regressar. 25 Todavia, antes disso deverei sofrer muito e ser rejeitado pelas pessoas deste tempo.

26 Assim como foi nos dias de Noé, assim será no dia do regresso do Filho do Homem. 27 Naqueles dias antes do dilúvio, as pessoas comiam e bebiam e celebravam casamentos, até ao dia em que Noé entrou na arca e o dilúvio veio e destruiu a todos.

28 O mundo estará como nos tempos de Lot. As pessoas continuavam atarefadas nos seus negócios diários, comendo e bebendo, comprando e vendendo, cultivando e construindo, 29 até chegar aquela manhã em que Lot saiu de Sodoma e choveu do céu fogo e enxofre que destruiu toda a gente. 30 Assim será o dia em que o Filho do Homem se revelar. 31 Quem estiver fora de casa naquele dia não deve voltar para preparar bagagem; quem estiver nos campos não deve voltar para a cidade. 32 Lembrem-se do que aconteceu à mulher de Lot! 33 Quem procurar salvar a sua vida perdê-la-á. E quem a perder mantê-la-á. 34 Digo-vos que naquela noite duas pessoas estarão a dormir no mesmo quarto; uma será levada e a outra deixada. 35 Duas mulheres estarão a moer grão no mesmo moinho; uma será levada e a outra deixada. 36 Do mesmo modo, dois homens estarão a trabalhar no campo e um será levado e o outro ficará.”

37 “Senhor, para onde serão eles levados?”, inquiriram os discípulos. Jesus respondeu: “Onde estiver o cadáver, aí se juntarão os abutres!”

Read full chapter