Add parallel Print Page Options

A arca é levada da casa de Obede-Edom para Jerusalém

15 Fez também Davi casa para si na Cidade de Davi; e preparou um lugar para a arca de Deus e armou-lhe uma tenda. Então, disse Davi: Ninguém pode levar a arca do Senhor, senão os levitas; porque o Senhor os elegeu, para levarem a arca do Senhor e para o servirem eternamente. E Davi ajuntou a todo o Israel em Jerusalém, para fazerem subir a arca do Senhor ao seu lugar, que lhe tinha preparado. E Davi ajuntou os filhos de Arão e os levitas: dos filhos de Coate: Uriel, o príncipe, e seus irmãos, cento e vinte; dos filhos de Merari: Asaías, o príncipe, e seus irmãos, duzentos e vinte; dos filhos de Gérson: Joel, o príncipe, e seus irmãos, cento e trinta; dos filhos de Elisafã: Semaías, o príncipe, e seus irmãos, duzentos; dos filhos de Hebrom: Eliel, o príncipe, e seus irmãos, oitenta; 10 dos filhos de Uziel: Aminadabe, o príncipe, e seus irmãos, cento e doze. 11 E chamou Davi os sacerdotes Zadoque e Abiatar e os levitas Uriel, Asaías, Joel, Semaías, Eliel e Aminadabe 12 e disse-lhes: Vós sois os chefes dos pais entre os levitas; santificai-vos, vós e vossos irmãos, para que façais subir a arca do Senhor, Deus de Israel, ao lugar que lhe tenho preparado. 13 Pois que, porquanto primeiro vós assim o não fizestes, o Senhor fez rotura em nós, porque o não buscamos segundo a ordenança. 14 Santificaram-se, pois, os sacerdotes e levitas, para fazerem subir a arca do Senhor, Deus de Israel. 15 E os filhos dos levitas trouxeram a arca de Deus aos ombros, como Moisés tinha ordenado, conforme a palavra do Senhor, com as varas que tinham sobre si.

16 E disse Davi aos príncipes dos levitas que constituíssem a seus irmãos, os cantores, com instrumentos músicos, com alaúdes, harpas e címbalos, para que se fizessem ouvir, levantando a voz com alegria. 17 Ordenaram, pois, os levitas a Hemã, filho de Joel; e dos seus irmãos a Asafe, filho de Berequias; e dos filhos de Merari, seus irmãos, a Etã, filho de Cusaías. 18 E com eles a seus irmãos da segunda ordem: Zacarias, e Bene, e Jaaziel, e Semiramote, e Jeiel, e Uni, e Eliabe, e Benaia, e Maaseias, e Matitias, e Elifeleu, e Micneias, e Obede-Edom, e Jeiel, os porteiros. 19 E os cantores, Hemã, Asafe e Etã se faziam ouvir com címbalos de metal; 20 e Zacarias, e Aziel, e Semiramote, e Jeiel, e Uni, e Eliabe, e Maaseias, e Benaia, com alaúdes, sobre Alamote; 21 e Matitias, e Elifeleu, e Micneias, e Obede-Edom, e Jeiel, e Azazias, com harpas, sobre Seminite, para esforçar o tom. 22 E Quenanias, príncipe dos levitas, tinha cargo de entoar o canto; ensinava-os a entoá-lo, porque era entendido nisso. 23 E Berequias e Elcana eram porteiros da arca. 24 E Sebanias, e Josafá, e Netanel, e Amasai, e Zacarias, e Benaia, e Eliézer, os sacerdotes, tocavam as trombetas perante a arca de Deus; e Obede-Edom e Jeías eram porteiros da arca.

25 Sucedeu, pois, que Davi, e os anciãos de Israel, e os capitães dos milhares foram para fazerem subir, com alegria, a arca do concerto do Senhor, da casa de Obede-Edom. 26 E sucedeu que, ajudando Deus os levitas que levavam a arca do concerto do Senhor, sacrificaram sete novilhos e sete carneiros. 27 E Davi ia vestido de um roupão de linho fino, como também todos os levitas que levavam a arca, e os cantores, e Quenanias, chefe dos que levavam a arca e dos cantores; também Davi levava sobre si um éfode de linho. 28 E todo o Israel fez subir a arca do concerto do Senhor, com júbilo, e com sonido de buzinas, e com trombetas, e com címbalos, fazendo sonido com alaúdes e com harpas.

29 E sucedeu que, chegando a arca do concerto do Senhor à Cidade de Davi, Mical, filha de Saul, olhou de uma janela e, vendo a Davi dançar e tocar, o desprezou no seu coração.

16 Trazendo, pois, a arca de Deus, a puseram no meio da tenda que Davi lhe tinha armado; e ofereceram holocaustos e sacrifícios pacíficos perante Deus. E, acabando Davi de oferecer os holocaustos e sacrifícios pacíficos, abençoou o povo em nome do Senhor. E repartiu a todos em Israel, tanto a homens como a mulheres, a cada um um pão, e um bom pedaço de carne, e um frasco de vinho.

Ação de graças e cântico de Davi

E pôs perante a arca do Senhor alguns dos levitas por ministros; e isso para recordarem, e louvarem, e celebrarem ao Senhor, Deus de Israel. Era Asafe o chefe, e Zacarias, o segundo, e depois dele Jeiel, e Semiramote, e Jeiel, e Matitias, e Eliabe, e Benaia, e Obede-Edom, e Jeiel, com alaúdes e com harpas; e Asafe se fazia ouvir com címbalos. Também Benaia e Jaaziel, os sacerdotes, estavam continuamente com trombetas, perante a arca do concerto de Deus.

Então, naquele mesmo dia, entregou Davi em primeiro lugar o Salmo seguinte, para louvarem ao Senhor, pelo ministério de Asafe e de seus irmãos: Louvai ao Senhor, invocai o seu nome, fazei conhecidos entre os povos os seus feitos. Cantai-lhe, salmodiai-lhe, atentamente falai de todas as suas maravilhas. 10 Gloriai-vos no seu santo nome; alegre-se o coração dos que buscam o Senhor. 11 Buscai o Senhor e a sua força; buscai a sua face continuamente. 12 Lembrai-vos das suas maravilhas que tem feito, dos seus prodígios, e dos juízos da sua boca. 13 Vós, semente de Israel, seus servos, vós, filhos de Jacó, seus eleitos. 14 Ele é o Senhor, nosso Deus; em toda a terra estão os seus juízos. 15 Lembrai-vos perpetuamente do seu concerto e da palavra que prescreveu para mil gerações; 16 do concerto que fez com Abraão e do seu juramento a Isaque; 17 o qual também a Jacó ratificou por estatuto, e a Israel, por concerto eterno, 18 dizendo: A ti te darei a terra de Canaã, quinhão da vossa herança. 19 Sendo vós em pequeno número, poucos homens, e estrangeiros nela; 20 andavam de nação em nação e de um reino para outro povo. 21 A ninguém permitiu que os oprimisse e, por amor deles, repreendeu reis, dizendo: 22 Não toqueis os meus ungidos e aos meus profetas não façais mal. 23 Cantai ao Senhor em toda a terra; anunciai de dia em dia a sua salvação. 24 Contai entre as nações a sua glória, entre todos os povos as suas maravilhas. 25 Porque grande é o Senhor, e mui digno de ser louvado, e mais tremendo é do que todos os deuses. 26 Porque todos os deuses das nações são vaidades; porém o Senhor fez os céus. 27 Majestade e esplendor diante dele, força e alegria, no seu lugar. 28 Dai ao Senhor, ó famílias das nações, dai ao Senhor glória e força. 29 Dai ao Senhor a glória de seu nome; trazei presentes e vinde perante ele; adorai ao Senhor na beleza da sua santidade. 30 Trema perante ele, trema toda a terra; pois o mundo se firmará, para que se não abale. 31 Alegrem-se os céus, e regozije-se a terra; e diga-se entre as nações: O Senhor reina. 32 Brama o mar com a sua plenitude; exulte o campo com tudo o que nele. 33 Então, jubilarão as árvores dos bosques perante o Senhor; porquanto vem a julgar a terra. 34 Louvai ao Senhor, porque é bom; pois a sua benignidade dura perpetuamente. 35 E dizei: Salva-nos, ó Deus da nossa salvação, e ajunta-nos, e livra-nos das nações; para que louvemos o teu santo nome e nos gloriemos no teu louvor. 36 Louvado seja o Senhor, Deus de Israel, de século em século. E todo o povo disse: Amém! E louvou ao Senhor.

37 Então, Davi deixou ali, diante da arca do concerto do Senhor, a Asafe e a seus irmãos, para ministrarem continuamente perante a arca, segundo se ordenara para cada dia. 38 E mais a Obede-Edom, com seus irmãos, sessenta e oito; a este Obede-Edom, filho de Jedutum, e a Hosa, ordenou por porteiros. 39 E mais a Zadoque, o sacerdote, e a seus irmãos, os sacerdotes, diante do tabernáculo do Senhor, no alto que estava em Gibeão, 40 para oferecerem ao Senhor os holocaustos sobre o altar dos holocaustos continuamente pela manhã e à tarde; e isso segundo tudo o que está escrito na Lei que o Senhor tinha prescrito a Israel. 41 E com eles deixou a Hemã, e a Jedutum, e aos mais escolhidos, que foram apontados pelos seus nomes, para louvarem ao Senhor, porque a sua benignidade dura perpetuamente. 42 Com eles, pois, estavam Hemã, e Jedutum, e trombetas, e címbalos para os que os faziam ouvir, e instrumentos de música de Deus; porém os filhos de Jedutum estavam à porta.

43 Então, se foi todo o povo, cada um para a sua casa; e tornou Davi, para abençoar a sua casa.

A arca da aliança em Jerusalém

15 Davi mandou construir várias casas para ele na Cidade de Davi, preparou um lugar para a arca de Deus e levantou uma tenda para a arca. Davi advertiu a todos:

—Somente os levitas podem transportar a arca de Deus, porque o SENHOR os escolheu para levar a arca do SENHOR e para servi-lo sempre.

Depois Davi reuniu todo o povo de Israel em Jerusalém para levar a arca do SENHOR para o lugar que havia preparado. Também Davi reuniu os descendentes de Arão e os levitas:

Dos descendentes de Coate estava Uriel, que era o chefe, junto com 120 parentes.

Dos descendentes de Merari estava Asaías, que era o chefe, junto com 220 parentes.

Dos descendentes de Gérson estava Joel, que era o chefe, junto com 130 parentes.

Dos descendentes de Elizafã estava Semaías, que era o chefe, junto com 200 parentes.

Dos descendentes de Hebrom estava Eliel, que era o chefe, junto com 80 parentes.

10 Dos descendentes de Uziel estava Aminadabe, que era o chefe, junto com 112 parentes.

11 Depois Davi se reuniu com alguns sacerdotes e levitas. Os sacerdotes eram Zadoque e Abiatar. Os levitas eram Uriel, Asaías, Joel, Semaías, Eliel e Aminadabe. 12 Na reunião Davi lhes disse:

—Vocês são os líderes e chefes das famílias dos levitas, portanto purifiquem-se e façam com que todos os levitas se purifiquem diante de Deus. Assim poderão levar a arca do SENHOR, Deus de Israel, para o lugar que eu preparei. 13 Como vocês não estavam conosco da primeira vez, o SENHOR, nosso Deus, se enfureceu conosco porque não o consultamos da maneira que ele havia mandado.

14 Então os sacerdotes e os levitas se purificaram para poder levar a arca do SENHOR, Deus de Israel. 15 Os levitas carregaram a arca sobre os seus ombros utilizando as varas, assim como o SENHOR havia mandado por meio de Moisés.

16 Davi também pediu aos chefes dos levitas que falassem com seus familiares músicos e para que animassem a celebração. Davi queria que todos estivessem cheios de alegria cantando ao som de harpas, liras e pratos. 17 Os levitas chamaram então Hemã, filho de Joel, e seu parente Asafe, filho de Berequias. Também chamaram Etã, filho de Cuxaías, dos descendentes de Merari. 18 Junto com eles estavam outros parentes que lhe seguiam em categoria no serviço. Estes são seus nomes: Zacarias, Jaaziel, Semiramote, Jeiel, Uniu, Eliabe, Benaia, Maaseias, Matitias, Elifeleu, Micneias, e os porteiros Obede-Edom e Jeiel.

19 Hemã, Asafe e Etã eram músicos e tocavam os pratos de bronze. 20 Zacarias, Aziel, Semiramote, Jeiel, Uniu, Eliabe, Maaseias e Benaia tinham harpas para tocar segundo Alamote[a]. 21 Matitias, Elifeleu, Micneias, Obede-Edom, Jeiel e Azazías tinham liras para tocar segundo Seminite[b]. 22 Quenanias era o diretor musical dos levitas. Como ele era muito talentoso e competente, estava encarregado de dirigir e coordenar todos os músicos. 23 Berequias e Elcana eram guardas da arca. 24 Os sacerdotes Sebanias, Josafá, Natanael, Amasai, Zacarias, Benaia e Eliézer tocavam as trombetas. Obede-Edom e Jeías também eram guardas da arca.

25 Davi, os líderes de Israel e os comandantes de 1.000 soldados estavam encarregados de trazer a arca da aliança do SENHOR desde a casa de Obede-Edom. Todos iam cheios de alegria. 26 Como Deus ajudou os levitas que levavam a arca da aliança do SENHOR, sacrificaram sete bois e sete carneiros. 27 Davi, os levitas que levavam a arca, os músicos, os cantores e Quenanias (que era o diretor musical) levavam túnicas finas de linho, e Davi estava vestido também com um éfode de linho.

28 Todo o povo de Israel escoltou a arca da aliança do SENHOR. Eles iam cheios de júbilo cantando ao ritmo de chifres de carneiros, trombetas, pratos, harpas e liras.

29 Quando a arca da aliança do SENHOR entrou na Cidade de Davi, Mical, a filha de Saul, olhou pela janela e, ao ver Davi saltando e dançando com alegria, sentiu desprezo por ele.

16 Os israelitas colocaram a arca de Deus numa tenda que Davi tinha preparado para a arca, e ofereceram diante de Deus os sacrifícios que deveriam ser queimados completamente e as ofertas de paz. Depois de ter oferecido os sacrifícios, Davi abençoou o povo no nome do SENHOR. E a cada um dos israelitas, homens e mulheres, lhes deu um pão, uma torta de tâmaras e uma torta de passas.

Davi escolheu alguns levitas para que servissem perante a arca do SENHOR. Ele os escolheu para que proclamassem, agradecessem e adorassem o SENHOR, Deus de Israel. Asafe era o chefe e Zacarias era seu assistente. Depois deles vinham Jeiel, Semiramote, Jeiel, Matitias, Eliabe, Benaia, Obede-Edom e Jeiel com as harpas e as liras. Asafe estava encarregado dos pratos. Benaia e Jaaziel eram os sacerdotes que estavam sempre encarregados de tocar as trombetas perante a arca da aliança de Deus.

A canção de agradecimento de Davi

Nesse dia Davi ordenou pela primeira vez que Asafe e seus parentes fossem os encarregados por este louvor de ação de graças ao SENHOR:

“Agradeçam ao SENHOR, louvem o seu nome.
    Contem às nações tudo o que ele tem feito.
Cantem louvores a Deus;
    falem das maravilhas que ele faz.
10 Sintam-se orgulhosos do seu santo nome.
    Que se alegre o coração dos que buscam o SENHOR.
11 Busquem forças no SENHOR;
    procurem sempre pela sua ajuda.
12 Lembrem-se dos milagres que ele fez,
    dos seus sinais, e das sentenças que ele pronunciou.
13 Vocês pertencem à família do seu servo Abraão.
    Vocês são filhos de Jacó, o povo que Deus escolheu.

14 “O SENHOR é nosso Deus;
    ele governa o mundo inteiro.
15 Ele nunca se esquecerá da sua aliança,
    ele cumprirá o que prometeu, por mil gerações.
16 Deus será fiel à aliança que fez com Abraão,
    ao juramento que fez com Isaque.
17 Ele tornou a promessa numa lei com Jacó,
    numa aliança eterna com Israel.
18 Deus disse: ‘Vou lhe dar a terra de Canaã,
    a herança que lhe pertence’.

19 “Mesmo quando eram poucos,
    uns poucos estrangeiros na terra;
20 que viajavam de nação em nação,
    de um reino a outro,
21 Deus não permitiu que ninguém os oprimisse,
    mas advertiu os reis:
22 ‘Não toquem nos meus escolhidos,
    não façam mal aos meus profetas’.

23 “Que todo o mundo cante ao SENHOR
    e anunciem todos os dias a sua salvação.
24 Proclamem entre as nações a sua glória,
    contem a todos os povos as suas obras maravilhosas.
25 O SENHOR é grande e digno de louvor;
    é mais temível do que todos os deuses.
26 Os deuses das outras nações são apenas ídolos;
    mas o SENHOR fez os céus.
27 Na sua presença, há esplendor e majestade,
    no seu santo templo há poder e beleza.

28 “Louvem o SENHOR, ó famílias das nações!
    Deem glória e honra ao SENHOR!
29 Louvem o nome do SENHOR;
    levem ofertas diante dele.
Louvem ao SENHOR no seu belo templo;
30     que toda a terra trema diante dele.
O mundo permanece firme,
    nunca será abalado.
31 Que o céu se alegre;
    que a terra fique contente.
Que todo o mundo diga:
    ‘O SENHOR é nosso rei!’
32 Que gritem de alegria o mar
    e tudo o que nele há;
que estejam alegres os campos
    e tudo o que cresce neles.
33 Que as árvores da floresta cantem de alegria perante o SENHOR,
    porque ele vem para governar o mundo.

34 “Deem graças ao SENHOR, porque ele é bom;
    seu amor fiel dura para sempre.
35 Pedimos: ‘Salve-nos, nosso Deus!
    Reúna-nos e nos salve dentre as nações.
Assim lhe daremos graças
    e o louvaremos cheios de alegria’.
36 Bendito seja o SENHOR, Deus de Israel,
    que sempre tem vivido e sempre viverá”.

Então todo o povo disse: “Assim seja”, e louvaram ao SENHOR.

37 Davi deixou Asafe e seus parentes encarregados da arca da aliança do SENHOR. Também os deixou encarregados de fazer os serviços necessários para cada dia, 38 junto com Obede-Edom e seus sessenta e oito parentes. Obede-Edom, filho de Jedutum, e Hosa eram os porteiros. 39 Ao sacerdote Zadoque e seus companheiros deixou encarregados da tenda do SENHOR, que está posicionada no santuário sobre Gibeom. 40 Eles tinham que oferecer constantemente ao SENHOR os sacrifícios que devem ser queimados completamente no altar. Eles faziam isso pela manhã e pela tarde, assim como está escrito nos mandamentos que o SENHOR deu a Israel. 41 Também deixou com eles: Hemã, Jedutum e todos os outros escolhidos e designados por nome para agradecer ao SENHOR cantando: “Porque seu amor fiel é para sempre”. 42 Hemã e Jedutum entregavam aos músicos as trombetas, os pratos e outros instrumentos musicais que acompanhavam as canções dirigidas a Deus. Os filhos de Jedutum estavam encarregados da entrada.

43 Depois cada um foi para sua casa, e Davi também foi abençoar sua família.

Footnotes

  1. 15.20 Alamote O hebraico não é claro. Pode referir-se a uma melodia ou à forma de tocar um instrumento. Normalmente se conhece como o som agudo ou o tom de soprano.
  2. 15.21 Seminite Acredita-se que se refira aos sons graves ou aos tons dos tenores e baixos.

Preparativos para fazer a mudança da arca da aliança

15 Para o seu próprio uso, Davi construiu casas na Cidade de Davi. Também preparou um lugar para a arca da aliança de Deus e armou uma barraca para ela. Então disse:

— Somente levitas podem carregar a arca da aliança porque foram eles que o Senhor Deus escolheu a fim de carregá-la e para servi-lo para sempre.

Então Davi chamou todo o povo de Israel a Jerusalém a fim de trazer a arca da aliança para o lugar que ele havia preparado para ela. Em seguida mandou buscar os descendentes de Arão e os levitas. Do grupo de famílias levitas de Coate veio Uriel, chefiando cento e vinte homens do seu grupo de famílias; do grupo de famílias de Merari veio Asaías, chefiando duzentos e vinte homens; do grupo de famílias de Gérson veio Joel, chefiando cento e trinta; do grupo de famílias de Elisafã veio Semaías, chefiando duzentos; do grupo de famílias de Hebrom veio Eliel, chefiando oitenta; 10 e do grupo de famílias de Uziel veio Aminadabe, chefiando cento e doze.

11 Davi chamou os sacerdotes Zadoque e Abiatar e os levitas Uriel, Asaías, Joel, Semaías, Eliel e Aminadabe. 12 Então disse aos levitas:

— Vocês são os líderes dos grupos de famílias levitas. Purifiquem-se e purifiquem os seus irmãos levitas, para que possam trazer a arca da aliança do Senhor, o Deus de Israel, para o lugar que preparei para ela. 13 Não foram vocês que a carregaram da primeira vez, e por isso o Senhor, nosso Deus, nos castigou por não o termos consultado como devíamos.

14 Então os sacerdotes e os levitas se purificaram a fim de carregar a arca da aliança do Senhor, o Deus de Israel. 15 Os levitas a carregaram nos ombros pelos cabos, como Deus havia mandado por meio de Moisés.

16 Davi mandou que os líderes dos levitas nomeassem vários levitas para cantar e para tocar música alegre nas harpas, e nas liras, e com os pratos. 17-21 Dos grupos de famílias de cantores eles escolheram para tocar pratos de metal os seguintes homens: Hemã, filho de Joel; o seu parente Asafe, filho de Berequias; e Etã, filho de Cuchaías, que era do grupo de famílias de Merari. Escolheram os levitas Zacarias, Jaaziel, Semiramote, Jeiel, Uni, Eliabe, Maaseias e Benaías para ajudá-los; eles tocavam as harpas, que alcançavam notas altas.

Para tocarem as liras, que alcançavam notas baixas, escolheram os seguintes levitas: Matitias, Elifeleu, Micneias, Azazias e os guardas do Templo, Obede-Edom e Jeiel.

22 Porque era entendido em música, Quenanias foi escolhido para dirigir os músicos levitas. 23-24 Berequias e Elcana, junto com Obede-Edom e Jeías, foram escolhidos para serem os guardas da arca da aliança. Para tocarem trombeta em frente da arca, foram escolhidos os sacerdotes Sebanias, Josafá, Netanel, Amasai, Zacarias, Benaías e Eliézer.

A arca é levada para Jerusalém(A)

25 Então o rei Davi, os líderes de Israel e os comandantes militares foram até a casa de Obede-Edom buscar a arca da aliança e fizeram uma grande festa. 26 E, como Deus estava ajudando os levitas que carregavam a arca, foram oferecidos em sacrifício sete touros e sete carneiros. 27 Davi estava vestido com uma roupa feita do mais fino linho; do mesmo jeito também estavam vestidos os músicos, Quenanias, que era o seu líder, e os levitas que carregavam a arca. Davi usava ainda um manto sacerdotal feito de linho. 28 E assim todos os israelitas subiram até Jerusalém, acompanhando a arca com gritos de alegria, ao som de trombetas, de cornetas feitas de chifre de carneiro, de pratos e de música de harpas e liras.

29 Quando a arca estava entrando na cidade, Mical, filha de Saul, olhou pela janela e viu o rei Davi dançando e pulando de alegria. Então sentiu desprezo por ele.

16 Levaram a arca da aliança para a barraca que Davi tinha preparado para ela e a colocaram lá dentro. Então ofereceram a Deus sacrifícios que foram completamente queimados e ofertas de paz. Depois que Davi acabou de oferecer os sacrifícios, abençoou o povo em nome do Senhor e distribuiu comida a todos. Deu a cada homem e a cada mulher de Israel um pão, um pedaço de carne assada e passas.

Davi nomeou alguns levitas para dirigirem a adoração ao Senhor, o Deus de Israel, cantando e louvando a Deus, em frente da arca da aliança. Asafe foi nomeado o chefe deles, e Zacarias, o seu ajudante. Para tocarem lira, foram nomeados: Jeiel, Semiramote, Jeiel, Matitias, Eliabe, Benaías, Obede-Edom e Jeiel. Para tocar pratos, foi nomeado Asafe, e, para tocarem trombeta todos os dias em frente da arca da aliança, foram nomeados os sacerdotes Benaías e Jaaziel. Foi nesse dia que Davi deu pela primeira vez a Asafe e aos seus colegas levitas a responsabilidade de cantarem louvores a Deus, o Senhor.

Um hino de louvor(B)

Agradeçam a Deus, o Senhor,
anunciem a sua grandeza
e contem às nações as coisas que ele fez.
Cantem a Deus, cantem louvores a ele,
falem dos seus atos maravilhosos.
10 Tenham orgulho daquilo que o Santo Deus tem feito.
Que fique alegre o coração de todos os que adoram ao Senhor!
11 Procurem a ajuda do Senhor;
estejam sempre na sua presença.

12-13 Vocês, descendentes de Israel, servo de Deus,
vocês, descendentes de Jacó, o escolhido de Deus,
lembrem de tudo o que Deus tem feito,
lembrem dos seus grandes e maravilhosos milagres
e de como tem condenado os nossos inimigos!
14 Ele é o Senhor, nosso Deus;
os seus mandamentos são para o mundo inteiro.
15 Ele sempre lembrará da sua aliança
e, por milhares de gerações, cumprirá as suas promessas.
16 Ele será fiel à aliança feita com Abraão
e à promessa que fez com juramento a Isaque.
17 Deus fez uma aliança com Jacó para sempre,
fez com ele uma aliança eterna.
18 Naquela ocasião Deus disse:
“Eu lhe darei a terra de Canaã,
e ela será de vocês para sempre.”

19 Eles eram muito poucos,
eram estrangeiros na Terra Prometida.
20 Andavam de país em país,
de reino em reino.
21 Mas Deus não deixou que ninguém os maltratasse
e, para protegê-los, avisou reis.
22 Ele disse: “Não toquem nos servos que eu escolhi;
não maltratem os meus profetas!”

23 Cantem ao Senhor, todos os povos da terra.
Anunciem todos os dias que ele nos salvou.
24 Falem da sua glória às nações;
contem a todos os povos as coisas
maravilhosas que ele tem feito.
25 O Senhor é grande e merece todo o nosso louvor;
ele deve ser temido mais do que todos os deuses.
26 Pois os deuses das outras nações são somente ídolos,
mas o Senhor fez os céus.
27 Ele está cercado de glória e majestade;
poder e beleza enchem o seu Templo.

28 Louvem o Senhor, todos os povos da terra!
Louvem a sua glória e o seu poder.
29 Deem ao Senhor a honra que ele merece;
tragam uma oferta e entrem nos pátios do seu Templo.
Curvem-se diante do Santo Deus quando ele aparecer;
30 trema diante dele, toda a terra.

A terra está firme no seu lugar
e não pode ser abalada.
31 Alegre-se a terra, e fique contente o céu.
Digam em todas as nações: “O Senhor é Rei!”
32 Ruja o mar e todas as criaturas que nele vivem.
Alegrem-se os campos e tudo o que há neles.
33 Então as árvores dos bosques gritarão de alegria diante de Deus, o Senhor,
pois ele vem governar a terra.

34 Deem graças ao Senhor porque ele é bom,
e o seu amor dura para sempre.
35 Digam a ele: “Liberta-nos, ó Senhor, nosso Salvador!
Ajunta-nos e tira-nos do meio dos pagãos.
Assim nós te daremos graças
e com prazer te louvaremos, ó Santo Deus.”
36 Louvemos o Senhor, o Deus de Israel.
Louvem o Senhor agora e sempre.

Então todo o povo disse “amém!” e louvou a Deus, o Senhor.

Adoração em Jerusalém e Gibeão

37 O rei Davi pôs Asafe e os seus colegas levitas como encarregados permanentes da adoração que era feita no lugar onde a arca da aliança havia sido colocada. Eles deviam cumprir ali os seus deveres todos os dias. 38 Obede-Edom, filho de Jedutum, e sessenta e oito homens do seu grupo de famílias deviam ser os seus ajudantes. Hosa e Obede-Edom eram os guardas dos portões.

39 Porém o sacerdote Zadoque e os seus colegas estavam encarregados do culto ao Senhor Deus na Tenda Sagrada, que estava no lugar de adoração em Gibeão. 40 Todas as manhãs e todas as tardes eles deviam oferecer no altar sacrifícios que seriam completamente queimados, de acordo com o que está escrito na Lei que o Senhor deu ao povo de Israel. 41 Estavam ali com eles Hemã e Jedutum e os outros que haviam sido nomeados a fim de cantar louvores ao Senhor por causa do seu amor que dura para sempre. 42 Hemã e Jedutum também estavam encarregados das trombetas, dos pratos e dos outros instrumentos que eram tocados para acompanhar os hinos de louvor. Os membros do grupo de famílias de Jedutum estavam encarregados de guardar os portões.

43 Então todos foram para casa, e Davi também foi, a fim de passar algum tempo com a sua família.