Add parallel Print Page Options

Salomão constrói o templo

Salomão começou a construir o templo do SENHOR em Jerusalém, no monte Moriá, onde o SENHOR tinha aparecido ao seu pai Davi. Esse era o lugar que Davi tinha destinado para eles, ou seja o lugar onde Araúna, o jebuseu, debulhava o trigo. Salomão começou a obra no dia dois do segundo mês do quarto ano do seu reinado.

Salomão determinou que as medidas dos alicerces do templo fossem de vinte e sete metros de comprimento por nove de largura.[a] O pórtico que estava diante do templo media a mesma coisa que a largura do templo, ou seja, nove metros[b] de comprimento; sua altura também era de nove metros. Salomão fez recobrir de ouro puro as paredes e o seu teto. Revestiu a parte principal do templo com madeira de ciprés e revestiu a madeira com ouro puro gravado com figuras de palmeiras e correntes. Adornou o templo com pedras preciosas e com ouro da melhor qualidade trazido de Parvaim. As vigas, os batentes, as paredes e as portas do templo estavam chapeadas com ouro e as paredes estavam gravadas com figuras de querubins.

No templo fez construir o Lugar Santíssimo. Ele media igual à largura do templo, ou seja nove metros de comprimento por nove de largura. Depois o revestiu com vinte e três toneladas[c] de ouro fino. Usaram pregos que pesavam meio quilo[d] de ouro puro cada um. Também revestiu de ouro as salas do andar de cima.

10 Dentro do Lugar Santíssimo esculpiu dois querubins, que também estavam revestidos de ouro. 11 As asas dos dois querubins se estendiam com um comprimento de nove metros ao todo. Cada asa dos querubins media dois metros e vinte e cinco centímetros de comprimento, uma asa tocava a parede e a outra tocava a ponta da asa do outro querubim. 12 Cada asa do segundo querubim media igual: dois metros e vinte e cinco centímetros, e uma delas tocava a ponta da asa do primeiro querubim e a outra tocava a parede. 13 As asas estendidas dos dois querubins mediam nove metros. Estavam de pé fazendo guarda, com o rosto em direção ao Lugar Santo. 14 Salomão mandou fazer uma cortina de pano azul e roxo, vermelho e linho fino, e fez bordar querubins nela.

15 Para a fachada do templo fez duas colunas de dezesseis metros de altura com capitéis de dois metros e vinte e cinco centímetros de altura. 16 Como tinha feito um desenho de correntes dentro do santuário, o fez também para a parte mais alta das colunas, e fez cem romãs e as pôs nas correntes. 17 Hirão instalou as colunas na fachada do templo, uma à direita e outra à esquerda. A coluna que estava à direita foi chamada de Jaquim, e a que estava à esquerda, de Boaz.

Os utensílios para o templo

Salomão fez um altar de bronze que media nove metros de comprimento por nove de largura e tinha uma altura de quatro metros e cinquenta centímetros. Então Hirão fez um grande tanque de água, redondo. A circunferência do tanque era de treze metros e meio, seu diâmetro era de quatro metros e meio, e tinha uma altura de dois metros e vinte e cinco centímetros. Debaixo da borda do tanque de água havia fileiras de abóboras feitas de bronze, formando uma só peça com o tanque, dez a cada meio metro[e]. O tanque grande de água descansava sobre doze touros virados para fora. Três olhavam para o norte, três para o leste, três para o sul e três para o oeste. A grossura das paredes do tanque grande era de oito centímetros[f]; sua borda em forma de cálice era semelhante a uma flor de lírio. O tanque grande de água tinha uma capacidade de 66.000 litros[g].

Ele fez também dez tanques e pôs cinco do lado direito e cinco à esquerda da lagoa para que fossem lavados os objetos utilizados para fazer os sacrifícios que devem ser queimados completamente. Os sacerdotes usavam o tanque grande para se lavar.

Salomão fez também dez candelabros de ouro, conforme o modelo prescrito, e os colocou no templo: cinco à direita e cinco à esquerda. Fez também dez mesas e as colocou no templo, cinco à direita e cinco à esquerda. Fez também cem taças de ouro. Fez construir um pátio para os sacerdotes e outro pátio grande, com suas portas para acessá-los. As portas foram revestidas de bronze. 10 Pôs o tanque ao sul do templo, virado para o sudeste.

11 Hirão-Abi também fez caldeiras, pás e bacias, e terminou o trabalho que o rei Salomão queria que fizesse no templo de Deus, 12 ou seja:

as duas colunas,

os dois capitéis redondos que estavam em cima delas,

as duas grades que decoravam os capitéis;

13 as quatrocentas romãs em duas fileiras para cada uma das grades que decoravam a parte de cima das colunas.

14 Fez também as dez plataformas móveis e os dez tanques que iam sobre as plataformas,

15 o tanque grande de água apoiado sobre os doze touros,

16 as jarras, as pás, os garfos e todos os utensílios.

Hirão-Abi fez de bronze polido todos estes objetos que o rei Salomão queria para o templo do SENHOR. 17 Conforme a ordem do rei, tudo foi feito fundido em moldes de argila perto do rio Jordão, entre Sucote e Zeredá. 18 Salomão fez tantas coisas de bronze para o templo que nunca ficou conhecido qual foi o peso total do bronze que usou.

19 Salomão mandou fazer todos os outros objetos que havia no templo de Deus: o altar de ouro; as mesas sobre as quais era oferecido o pão consagrado a Deus; 20 os candelabros e as lâmpadas de ouro puro para iluminar o Lugar Santíssimo, assim como estava ordenado; 21 as flores, as lâmpadas e as tenazes, também de ouro puro; 22 os cortadores de pavio, as bacias, os recipientes e utensílios para levar brasas de ouro puro; as dobradiças do templo para as portas interiores que conduziam ao Lugar Santíssimo e para as portas da sala principal do templo, todas de ouro.

Assim, o rei Salomão terminou o trabalho que queria fazer no templo do SENHOR. Então reuniu tudo o que seu pai Davi tinha consagrado, a prata, o ouro e todos os objetos. Levou tudo isso e o depositou nos tesouros do templo de Deus.

Então o rei Salomão reuniu em Jerusalém todos os líderes de Israel, os chefes das tribos e os líderes das famílias de Israel para transportar a arca da aliança do SENHOR desde Sião, a Cidade de Davi, para o templo. Todos os israelitas se reuniram perante o rei durante a festa do sétimo mês.

Todos os líderes de Israel vieram e os levitas levantaram a arca sagrada. Os sacerdotes e os levitas levaram a arca, a Tenda do Encontro e os utensílios sagrados que havia na tenda. O rei Salomão e todos os israelitas reunidos com ele para este propósito celebraram o sacrifício de tantas ovelhas e gado perante a arca da aliança, que ninguém conseguiu contá-las. Então os sacerdotes colocaram a arca sagrada do SENHOR em seu lugar, debaixo das asas dos querubins, dentro do Lugar Santíssimo, no templo. Os querubins estendiam as suas asas por cima da arca sagrada e dos seus cabos usados para transportá-la. Os cabos eram longos e desde o Lugar Santo podiam ser vistas as pontas sobressaindo da arca. Mesmo assim, não se via de fora e estão ali até hoje. 10 A única coisa que havia dentro da arca sagrada eram as duas tábuas que Moisés havia colocado dentro da arca em Horebe, onde o SENHOR fez a aliança com os israelitas depois que saíram do Egito.

11 Quando os sacerdotes saíram do Lugar Santo, todos os sacerdotes que se encontravam ali haviam se purificado indiferente da sua distribuição nos turnos. 12 Os levitas cantores (todos os de Asafe, Hemã e Jedutum, seus filhos e seus parentes) estavam de pé do lado oriental do altar, vestidos de linho e com címbalos, liras e harpas. Com eles estavam cento e vinte sacerdotes trombetistas. 13 Eles tocavam as trombetas e cantavam em uníssono, louvando e dando graças ao SENHOR. Eles faziam soar as trombetas, os pratos e os outros instrumentos musicais enquanto cantavam e louvavam ao SENHOR, dizendo:

—Porque ele é bom e seu amor fiel é para sempre.

Nesse momento o templo do SENHOR se encheu com uma nuvem. 14 Devido à nuvem, os sacerdotes não puderam seguir celebrando o culto porque o templo de Deus estava cheio da glória do SENHOR.

Então Salomão disse:

“O SENHOR disse que ele habitaria
    em torno de uma nuvem escura.
Eu construí um templo maravilhoso,
    um lugar onde o SENHOR habitará para sempre”.

O discurso de Salomão

O rei então se virou para frente da congregação de Israel para pronunciar a bênção sobre todos eles, os quais estavam de pé. Disse assim:

—Bendito seja o SENHOR, Deus de Israel, que com a sua mão cumpriu o que prometeu ao meu pai Davi quando disse: “Desde o dia em que tirei o meu povo do Egito, eu não tinha escolhido nenhuma cidade dentre todas as tribos de Israel para construir um templo na minha honra. Nem mesmo havia escolhido um homem para ser o líder do meu povo Israel. Mas agora escolho Jerusalém como a cidade onde receberei honra; e tenho escolhido Davi para governar meu povo Israel”.

—Meu pai, Davi, tinha muito desejo de construir um templo em honra ao SENHOR, Deus de Israel. Mesmo assim o SENHOR disse ao meu pai Davi: “Sei que você tem um desejo grande de construir um templo em minha honra, e isso é bom. Mas você não construirá o templo, e sim um filho que você terá. Será ele quem construirá o templo onde me será dada honra”.

10 —O SENHOR cumpriu a sua promessa e eu tenho assumido o poder no lugar do meu pai Davi, sou o rei de Israel, assim como o SENHOR prometeu, e construí o templo em honra ao SENHOR, Deus de Israel. 11 Tenho colocado a arca sagrada, dentro da qual está o aliança que o SENHOR fez com Israel.

Footnotes

  1. 3.3 vinte e sete (…) de largura Literalmente, “sessenta côvados de comprimento por vinte de largura”, conforme a medida antiga. Ver tabela de pesos e medidas.
  2. 3.4 nove metros Literalmente, “vinte côvados”. Ver tabela de pesos e medidas. Também em 4.1.
  3. 3.8 vinte e três toneladas Literalmente, “seiscentos talentos”. Ver tabela de pesos e medidas.
  4. 3.9 meio quilo Literalmente, “cinquenta siclos”. Ver tabela de pesos e medidas.
  5. 4.3 cada meio metro Literalmente, “cada côvado”. Ver tabela de pesos e medidas.
  6. 4.5 oito centímetros Literalmente, “um palmo menor”. Ver tabela de pesos e medidas.
  7. 4.5 66.000 litros Literalmente, “3.000 batos”. Ver tabela de pesos e medidas.