Add parallel Print Page Options

Prefácio e saudação

Paulo, e Silvano, e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, em Deus, nosso Pai, e no Senhor Jesus Cristo: graça e paz a vós, da parte de Deus, nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo.

O progresso e a constância dos tessalonicenses na fé e no amor, a despeito das perseguições

Sempre devemos, irmãos, dar graças a Deus por vós, como é de razão, porque a vossa fé cresce muitíssimo, e o amor de cada um de vós aumenta de uns para com os outros, de maneira que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus, por causa da vossa paciência e fé, e em todas as vossas perseguições e aflições que suportais, prova clara do justo juízo de Deus, para que sejais havidos por dignos do Reino de Deus, pelo qual também padeceis; se, de fato, é justo diante de Deus que dê em paga tribulação aos que vos atribulam, e a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu, com os anjos do seu poder, como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo; os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder, 10 quando vier para ser glorificado nos seus santos e para se fazer admirável, naquele Dia, em todos os que creem (porquanto o nosso testemunho foi crido entre vós). 11 Pelo que também rogamos sempre por vós, para que o nosso Deus vos faça dignos da sua vocação e cumpra todo desejo da sua bondade e a obra da fé com poder; 12 para que o nome de nosso Senhor Jesus Cristo seja em vós glorificado, e vós nele, segundo a graça de nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo.

A vinda de Cristo será precedida de manifestações do anticristo

Ora, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e pela nossa reunião com ele, que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o Dia de Cristo estivesse já perto. Ninguém, de maneira alguma, vos engane, porque não será assim sem que antes venha a apostasia e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, o qual se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus. Não vos lembrais de que estas coisas vos dizia quando ainda estava convosco? E, agora, vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado.

Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que, agora, resiste até que do meio seja tirado; e, então, será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; a esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais, e prodígios de mentira, 10 e com todo engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. 11 E, por isso, Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira, 12 para que sejam julgados todos os que não creram a verdade; antes, tiveram prazer na iniquidade.

Introdução

De Paulo, Silas e Timóteo à igreja em Tessalônica, que pertence a Deus,[a] nosso Pai, e no Senhor Jesus Cristo.

Que Deus Pai e o Senhor Jesus Cristo lhes deem graça e paz.

Agradecimentos

Devemos sempre agradecer a Deus por vocês, irmãos, como é justo. Pois a sua fé está crescendo cada vez mais e o amor que vocês têm uns pelos outros está cada vez maior. É por isso que nos orgulhamos de vocês nas igrejas de Deus. Falamos a respeito da perseverança e da sua fé mesmo entre as perseguições e dificuldades que vêm suportando.

A justiça de Deus

Isto prova que Deus é justo no seu julgamento. Assim vocês serão considerados dignos de entrar no reino de Deus, pelo qual estão sofrendo. De fato, para Deus é justo que ele pague de volta com dificuldades aos que lhes causam dificuldades, e que dê descanso a vocês que, como nós, estão sofrendo. Deus fará isso quando o Senhor Jesus nos for revelado. Jesus virá do céu com os seus poderosos anjos e com chamas de fogo; ele castigará aos que não aceitam a Deus e que não obedecem à mensagem das Boas Novas a respeito de nosso Senhor Jesus. Eles sofrerão o castigo da destruição eterna, e serão separados da presença do Senhor e do seu glorioso poder. 10 Isto acontecerá no dia em que o Senhor Jesus vier para ser glorificado junto com o seu povo e ser admirado por todos os que creem. (Vocês também estarão entre eles porque creram na mensagem que lhes anunciamos.)

11 É por isso também que não paramos de orar por vocês, para que o nosso Deus os torne dignos da vida para a qual ele os chamou para viver. Também oramos para que Deus, por meio do seu poder, abençoe todas as boas intenções que vocês tenham e todas as obras de fé que vocês façam. 12 Assim, o nome do nosso Senhor Jesus será glorificado por vocês e vocês por ele, de acordo com a graça do nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo.

O mal que vai acontecer antes do Senhor voltar

Irmãos, quanto à volta de nosso Senhor Jesus Cristo e ao nosso encontro com ele, eu peço a vocês o seguinte: não percam o bom senso com facilidade nem se perturbem quando ouvirem dizer que o Dia do Senhor já chegou. Não importa que vocês ouçam isso por meio de anúncios proféticos[b], por ensino de alguém ou mesmo por carta que digam ter sido escrita por nós. Não deixem que ninguém os engane de nenhum modo. Eu digo isto porque o Dia do Senhor não virá sem que primeiro venha a grande Revolta[c], e seja revelado o Perverso[d], aquele homem que está destinado ao inferno. Ele vai se opor a tudo o que as pessoas adorem ou digam ser divino. Ele vai se exaltar acima de todas as coisas e vai até mesmo ocupar o trono que está no templo de Deus[e] e se apresentar como se ele mesmo fosse o próprio Deus.

Vocês não se lembram, quando eu ainda estava com vocês, de que eu costumava dizer-lhes estas coisas?

Portanto, agora vocês sabem o que detém o Perverso para que ele não seja revelado até que chegue o tempo certo. Eu digo isto porque o poder secreto do mal já está agindo. Entretanto, aquele que agora o detém continuará a fazê-lo até ser afastado. Então será de fato revelado o Perverso, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro da sua boca e destruirá com a sua gloriosa presença quando voltar. O Perverso aparecerá pela ação de Satanás, e chegará com grande poder e com falsos milagres e maravilhas. 10 Ele usará todo o tipo de maldade para enganar aqueles que caminham para a destruição uma vez que se recusaram a amar a verdade para serem salvos. 11 E é por este motivo que Deus lhes manda uma força enganadora, para que eles acreditem naquilo que é falso. 12 Desta forma, todos aqueles que não acreditaram na verdade, mas ficaram felizes em fazer o mal, serão condenados.

Footnotes

  1. 1.1 pertence a Deus ou “que foi reunida por Deus”.
  2. 2.2 por meio de anúncios proféticos Literalmente, “por meio de espírito”.
  3. 2.3 Revolta O dia em que as pessoas se virarem contra Deus.
  4. 2.3 Perverso Literalmente, “Homem da iniquidade”.
  5. 2.4 templo de Deus Provavelmente refere-se ao templo de Jerusalém.