Add parallel Print Page Options

32 E nós anunciamos as Boas Novas sobre a promessa que Deus fez aos nossos antepassados. 33 E foi para nós, que somos os filhos desses antepassados, que Deus cumpriu a promessa que havia feito aos nossos pais. Pois assim como está escrito no segundo Salmo:

“Você é o meu Filho
    e hoje eu me tornei seu Pai”.(A)

34 —E Deus ressuscitou a Jesus dos mortos para que seu corpo nunca entrasse em decomposição, e disse:

“Eu darei a vocês as bênçãos santas e certas
    que prometi a Davi”.(B)

35 E Deus também diz em outro lugar:

“E o Senhor não permitirá que o seu Santo vire pó”.(C)

36 Depois de cumprir os planos de Deus em sua geração, Davi morreu e foi enterrado com seus antepassados. Davi virou pó, 37 mas aquele a quem Deus ressuscitou não entrou em decomposição. 38 Por isso, irmãos, vocês precisam saber que, por meio de Jesus, é proclamado a vocês o perdão dos pecados. Dessa forma, todas as coisas das quais não podiam ser libertados pela lei de Moisés 39 vocês agora podem, pois todos os que acreditam são livres em Jesus. 40 Portanto, tomem cuidado para que não aconteça com vocês aquilo que os profetas disseram:

41 “Olhem, vocês que fazem pouco caso!
    Admirem-se e pereçam!
Pois eu vou fazer muito em breve
    algo que vocês jamais acreditarão,
    mesmo que tivesse alguém para lhes contar”.(D)

42 Quando Paulo e Barnabé estavam saindo, as pessoas pediram que eles voltassem no sábado seguinte para lhes falar mais a respeito daquelas coisas. 43 Depois da reunião, muitos judeus e pessoas convertidas ao judaismo seguiram a Paulo e a Barnabé, e ambos, ao falarem com as pessoas, os incentivavam a continuar confiando no generoso amor de Deus.

44 No sábado seguinte, quase que a cidade inteira se reuniu para ouvir a mensagem do Senhor. 45 Quando os judeus viram as multidões, ficaram cheios de inveja e começaram a falar coisas contra o que Paulo dizia e a insultá-lo. 46 Paulo e Barnabé, porém, falavam com mais coragem ainda:

—Era preciso que a mensagem de Deus fosse dirigida a vocês em primeiro lugar. Mas, como vocês a rejeitam e não se consideram dignos da vida eterna, nós agora nos voltaremos para os que não são judeus. 47 Pois esta foi a ordem que Deus nos deu:

“Eu fiz de você uma luz para as nações,
    a fim de que possa levar salvação ao mundo inteiro”.(E)

48 Ao ouvirem isto, os que não eram judeus ficaram muito felizes e começaram a dar glórias à mensagem do Senhor. E aqueles que tinham sido escolhidos para a vida eterna creram 49 e a mensagem do Senhor se espalhou por toda aquela região. 50 Os judeus, então, instigaram as senhoras mais importantes, que embora não fossem judias ainda assim respeitavam a Deus, e os homens de alta posição na cidade, e eles começaram a perseguir a Paulo e Barnabé, forçando-os a sair daquela região. 51 Eles sacudiram a poeira de seus pés como uma advertência de que as pessoas estavam fazendo o que era errado. Depois eles foram embora para Icônio. 52 Quanto aos discípulos, eles estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.

Read full chapter