Add parallel Print Page Options

Ameaças contra diversas nações e contra Judá

As palavras de Amós, que estava entre os pastores de Tecoa, o que ele viu a respeito de Israel, nos dias de Uzias, rei de Judá, e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel, dois anos antes do terremoto. E disse: O Senhor bramará de Sião e de Jerusalém dará a sua voz; nas habitações dos pastores haverá pranto, e secar-se-á o cume do Carmelo.

Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Damasco e por quatro, não retirarei o castigo, porque trilharam a Gileade com trilhos de ferro. Por isso, porei fogo à casa de Hazael, e ele consumirá os palácios de Ben-Hadade. E quebrarei o ferrolho de Damasco e exterminarei o morador de Biqueate-Áven e ao que tem o cetro de Bete-Éden; e o povo da Síria será levado em cativeiro a Quir, diz o Senhor.

Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Gaza e por quatro, não retirarei o castigo, porque levaram em cativeiro todos os cativos para os entregarem a Edom. Por isso porei fogo ao muro de Gaza, e ele consumirá os seus palácios. E exterminarei o morador de Asdode e o que tem o cetro de Asquelom e tornarei a minha mão contra Ecrom; e o resto dos filisteus perecerá, diz o Senhor Jeová.

Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Tiro e por quatro, não retirarei o castigo, porque entregaram todos os cativos a Edom e não se lembraram da aliança dos irmãos. 10 Por isso, porei fogo ao muro de Tiro, e ele consumirá os seus palácios.

11 Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Edom e por quatro, não retirarei o castigo, porque perseguiu a seu irmão à espada e baniu toda a misericórdia; e a sua ira despedaça eternamente, e retém a sua indignação para sempre. 12 Por isso, porei fogo a Temã, e ele consumirá os palácios de Bozra.

13 Assim diz o Senhor: Por três transgressões dos filhos de Amom e por quatro, não retirarei o castigo, porque fenderam as grávidas de Gileade, para dilatarem os seus termos. 14 Por isso, porei fogo ao muro de Rabá, e ele consumirá os seus palácios, com alarido no dia da batalha, com tempestade no dia da tormenta. 15 E o seu rei irá para o cativeiro, ele e os seus príncipes juntamente, diz o Senhor.

Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Moabe e por quatro, não retirarei o castigo, porque queimou os ossos do rei de Edom, até os reduzir a cal. Por isso, porei fogo a Moabe, e ele consumirá os palácios de Queriote; e Moabe morrerá com grande estrondo, com alarido, com som de buzina. E tirarei o juiz do meio dele e a todos os seus príncipes com ele matarei, diz o Senhor.

Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Judá e por quatro, não retirarei o castigo, porque rejeitaram a lei do Senhor e não guardaram os seus estatutos; antes, se deixaram enganar por suas próprias mentiras, após as quais andaram seus pais. Por isso, porei fogo a Judá, e ele consumirá os palácios de Jerusalém.

Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Israel e por quatro, não retirarei o castigo, porque vendem o justo por dinheiro e o necessitado por um par de sapatos. Suspirando pelo pó da terra sobre a cabeça dos pobres, eles pervertem o caminho dos mansos; e um homem e seu pai entram à mesma moça, para profanarem o meu santo nome. E se deitam junto a qualquer altar sobre roupas empenhadas e na casa de seus deuses bebem o vinho dos que tinham multado. Não obstante eu ter destruído o amorreu diante deles, a altura do qual era como a altura dos cedros, e cuja força era como a dos carvalhos; mas destruí o seu fruto por cima e as suas raízes por baixo. 10 Também vos fiz subir da terra do Egito e quarenta anos vos guiei no deserto, para que possuísseis a terra do amorreu. 11 E dentre vossos filhos levantei profetas e dentre os vossos jovens, nazireus. Não é isso assim, filhos de Israel? Diz o Senhor. 12 Mas vós aos nazireus destes vinho a beber e aos profetas ordenastes, dizendo: Não profetizeis.

13 Eis que eu vos apertarei no vosso lugar como se aperta um carro cheio de manolhos. 14 Assim que de nada valerá a fuga ao ágil; nem o forte corroborará a sua força, nem o valente livrará a sua vida. 15 E não ficará em pé o que leva o arco, nem o ligeiro de pés se livrará, nem tampouco o que vai montado a cavalo livrará a sua alma. 16 E o mais animoso entre os valentes fugirá nu naquele dia, disse o Senhor.

Os vícios e maldades de Israel. O anúncio de castigo

Ouvi esta palavra que o Senhor fala contra vós, filhos de Israel, contra toda a geração que fiz subir da terra do Egito, dizendo: De todas as famílias da terra a vós somente conheci; portanto, todas as vossas injustiças visitarei sobre vós.

Andarão dois juntos, se não estiverem de acordo? Bramirá o leão no bosque, sem que tenha presa? Levantará o leãozinho no covil a sua voz, se nada tiver apanhado? Cairá a ave no laço em terra, se não houver laço para ela? Levantar-se-á o laço da terra, sem que tenha apanhado alguma coisa? Tocar-se-á a buzina na cidade, e o povo não estremecerá? Sucederá qualquer mal à cidade, e o Senhor não o terá feito? Certamente o Senhor Jeová não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas. Bramiu o leão, quem não temerá? Falou o Senhor Jeová, quem não profetizará?

Fazei ouvir isto nos palácios de Asdode e nos palácios da terra do Egito e dizei: Ajuntai-vos sobre os montes de Samaria e vede os grandes alvoroços no meio dela e os oprimidos dentro dela. 10 Porque não sabem fazer o que é reto, diz o Senhor, entesourando nos seus palácios a violência e a destruição. 11 Portanto, o Senhor Jeová diz assim: Um inimigo surgirá, e cercará a tua terra, e derribará a tua fortaleza, e os teus palácios serão saqueados. 12 Assim diz o Senhor: Como o pastor livra da boca do leão as duas pernas ou um pedacinho da orelha, assim serão livrados os filhos de Israel que habitam em Samaria, no canto da liteira e na barra do leito.

13 Ouvi e protestai contra a casa de Jacó, diz o Senhor Jeová, o Deus dos Exércitos: 14 No dia em que eu visitar as transgressões de Israel sobre ele, também visitarei os altares de Betel; e os chifres do altar serão cortados e cairão por terra. 15 E derribarei a casa de inverno com a casa de verão; e as casas de marfim perecerão, e as grandes casas terão fim, diz o Senhor.

Introdução

Amós era um criador de ovelhas da cidade de Tecoa. Ele teve umas visões a respeito de Israel. Isso aconteceu dois anos antes do terremoto, quando Uzias era rei de Judá e Jeroboão (o filho de Joás) era rei de Israel.

Amós diz: “O SENHOR ruge como um leão desde Sião
    e a sua voz, que é como o trovão, se escuta desde Jerusalém.
Os pastos verdes murcham e morrem.
    Inclusive o topo do Carmelo murchará”.

Castigo para os sírios

O SENHOR diz: “Não perdoarei ao povo de Damasco
    os tantos crimes que cometeram:
usaram seus trilhos de ferro[a]
    para destruir as pessoas de Gileade.
Por isso, porei fogo no palácio de Hazael,[b]
    e as chamas destruirão todas as fortalezas de Ben-Hadade.[c]
Abrirei pela força as portas de Damasco
    e destruirei quem governa o vale de Avém[d]
    e quem tem o cetro em Bete-Éden.[e]
O povo de Aram será levado à força a Quir[f]”.

Castigo para os filisteus

O SENHOR diz: “Não perdoarei ao povo de Gaza
    os tantos crimes que cometeram:
eles levaram como prisioneiros todos os moradores de uma nação
    e os venderam como escravos em Edom.
Por isso, porei fogo nos muros de Gaza,
    e as chamas destruirão todas as suas fortalezas.
Destruirei quem governa em Asdode
    e quem tem o cetro em Ascalom.
Castigarei a todos os de Ecrom,[g]
    até que morra o último dos filisteus”.

Castigo para os fenícios

O SENHOR diz: “Não perdoarei ao povo de Tiro
    os tantos crimes que cometeram:
eles levaram toda uma nação como escrava
    e a venderam em Edom.
Não respeitaram a aliança entre irmãos
    que tinham feito com essa nação.
10 Por isso, porei fogo nos muros de Tiro
    e as chamas destruirão todas suas fortalezas”.

Castigo para os edomitas

11 O SENHOR diz: “Não perdoarei ao povo de Edom
    os tantos crimes que cometeram:
eles perseguiram com espadas aos seus irmãos de Israel
    e não tiveram compaixão deles.
Estavam furiosos como animais selvagens
    e descarregaram toda a sua ira contra o povo de Israel.
12 Por isso, porei fogo na cidade de Temã,
    e as chamas destruirão as fortalezas de Bosra[h]”.

Castigo para os amonitas

13 O SENHOR diz: “Não perdoarei ao povo de Amom[i]
    os tantos crimes que cometeram:
eles cortaram o ventre das mulheres grávidas em Gileade
    para tomar posse daquele território e fazer com que o seu país ficasse maior.
14 Por isso, porei fogo em Rabá,[j]
    e as chamas destruirão todas as suas fortalezas e os seus muros.
Entre gritos no dia de batalha
    virá o desastre como uma tormenta, como um redemoinho.
15 Logo o rei será capturado junto com os seus oficiais
    e serão expulsos da sua terra”.

Castigo para os moabitas

O SENHOR diz: “Não perdoarei ao povo de Moabe
    os tantos crimes que cometeram:
eles queimaram os ossos do rei de Edom
    até virar cinzas.
Por isso, porei fogo em Moabe,
    e as chamas destruirão todas as fortalezas de Queriote.[k]
Moabe será destruída em meio a gritos de guerra
    e sons de trombetas.
Destruirei o governante de Moabe
    e matarei a todos os seus oficiais junto com ele”.

Castigo para os judeus

O SENHOR diz: “Não perdoarei ao povo de Judá
    os tantos crimes que cometeram:
eles se recusaram obedecer aos ensinamentos do SENHOR
    e não cumpriram os seus mandamentos,
    além de acreditar nos mesmos deuses falsos que seus antepassados acreditaram.
Por isso, porei fogo em Judá,
    e as chamas destruirão todas as fortalezas de Jerusalém”.

Castigo para os israelitas

O SENHOR diz: “Não perdoarei ao povo de Israel
    os tantos crimes que cometeram:
eles venderam as pessoas honestas como escravos
    em troca de um pouco de dinheiro,
e venderam a pessoa pobre
    em troca de um par de sandálias,
eles afundaram a cabeça dos oprimidos no barro
    e pisaram nos fracos;
o pai e o filho têm relações sexuais com a mesma mulher,
    eles têm desrespeitado o meu santo nome;
eles emprestam dinheiro aos pobres,
    mas lhes exigem até a roupa como garantia;
eles se sentam na frente de qualquer altar
    com a roupa que tiram dos pobres;
obrigam as pessoas a pagar multas injustas
    e, com esse dinheiro, compram vinho para beber no templo do seu deus.

“Você se esqueceu que fui eu quem
    destruiu os amorreus[l] que moravam antes de você chegar?
Eles eram tão altos como os cedros
    e tão fortes como os carvalhos.
Destruí os seus frutos que estavam lá em cima
    e as suas raízes que estavam lá embaixo.
10 Eu mesmo tirei vocês do Egito
    e os guiei durante quarenta anos pelo deserto.
    Ajudei vocês a se apropriarem das terras dos amorreus.
11 Por acaso, israelitas, não escolhi do meio de vocês
    alguns para que fossem profetas
    e outros para que fossem nazireus?

12 “Mas vocês obrigaram os nazireus a tomarem vinho
    e proibiram aos profetas que profetizassem.
13 Por isso, farei com que fiquem atolados
    como uma carroça cheia de grãos.
14 Nem sequer o corredor mais rápido poderá fugir.
    Os fortes não terão suficiente força,
    e os soldados não poderão se salvar.
15 Os homens que sabem usar tanto o arco
    como a flecha não resistirão.
Os corredores mais rápidos não conseguirão escapar,
    e os que montam a cavalo tampouco se salvarão.
16 Nesse momento até os soldados mais valentes
    sairão fugindo nus.
    Eu, o SENHOR, afirmo isso”.

Advertência a Israel

Israelitas, escutem esta mensagem que o SENHOR falou contra vocês, a família inteira que ele tirou do Egito:

“Na terra há muitas famílias,
    mas só escolhi vocês para serem a minha família.
Por isso terei que castigar vocês
    por todas as suas maldades”.

Causas do castigo contra Israel

Amós diz: “Se dois andarem juntos,
    não é porque concordaram nisso?
Se um leão rugir na floresta,
    não é porque tem na sua frente uma presa?
Se um cachorro de leão rugir na sua caverna,
    não é porque pegou alguma coisa?
Se uma ave cair numa armadilha que estava no chão,
    não é porque colocaram uma isca?
A armadilha só se fecha
    quando a ave for pega.
Se tocarem a trombeta numa cidade,
    não é para alertar as pessoas?
Se acontecer um desastre na cidade,
    não é porque o SENHOR o tem enviado?

“Da mesma forma o Senhor DEUS nunca faz nada
    sem antes anunciar isso aos seus servos, os profetas.

“Se o leão rugir,
    não ficam assustadas as pessoas?
Se o Senhor DEUS falar,
    quem deixará de profetizar?

“Vão para as fortalezas de Asdode[m]
    e também para as fortalezas do Egito,
    e anunciem a seguinte mensagem:
‘Fiquem reunidos nos montes de Samaria.
    Lá verão que o povo é oprimido
    e todos os abusos que as pessoas sofrem’”.

10 O SENHOR diz: “Não sabem fazer o bem;
    ferem, roubam as pessoas
    e escondem seus tesouros nas torres das fortalezas.
11 Por isso, um inimigo virá e cercará o país;
    deixará a todos sem forças, vencerá a todos
    e, por último, saqueará as suas fortalezas.

12 “Eu, o SENHOR, digo que se um leão atacar um cordeiro,
    o pastor tratará de salvar o cordeiro,
    mas só conseguirá resgatar algumas partes.
Pode ser que o pastor só consiga salvar
    da boca do leão uma orelha ou uma pata do cordeiro.
Da mesma forma, a maioria dos filhos de Israel não poderá se salvar.
    Os moradores de Samaria só conseguirão salvar
    um pedaço de cama ou de tela do sofá”.

13 “Eu, o Senhor, DEUS Todo-Poderoso,
    quero que prestem muita atenção
    e avisem à família de Jacó
14 que Israel pecou e, por isso, o castigarei.
    Destruirei os altares de Betel.[n]
Os chifres do altar[o] ficarão quebrados
    e cairão ao chão.
15 Destruirei todas as moradias
    e as casas de campo dos ricos.
Todas as construções decoradas com marfim serão destruídas;
    as mansões deixarão de existir.
    Eu, o SENHOR, afirmo isso”.

Footnotes

  1. 1.3 trilhos de ferro Tábuas de madeira com peças afiadas de ferro que eram usadas para tirar as cascas dos grãos.
  2. 1.4 Hazael Rei de Aram (Síria), assassinou a Ben-Hadade I e usurpou o trono. Ver 2Rs 8.7.
  3. 1.4 Ben-Hadade Este é Ben-Hadade II, filho de Hazael, rei de Aram (Síria). Ver 2Rs 13.3.
  4. 1.5 vale de Avém Este nome pode significar “vale de ócio” ou “vale de calamidade”.
  5. 1.5 Bete-Éden É a cidade real de Aram (Síria). O nome significa “casa de prazer”.
  6. 1.5 Quir Nessa época, esta área era controlada pelos assírios. Ver Am 9.7.
  7. 1.6-8 Gaza, Asdode, Ascalom, Ecrom Cidades muito importantes dos filisteus.
  8. 1.12 Bosra Cidade localizada na parte sul da nação de Edom.
  9. 1.13 Amom Descendentes de Ben-Ami, filho de Ló. Ler Gn 19.38.
  10. 1.14 Rabá Capital dos amonitas.
  11. 2.2 Queriote Uma cidade em Moabe. Pode ter sido a capital de Moabe, Ar.
  12. 2.9 amorreus Refere-se a uma das nações que morava em Canaã antes da chegada dos israelitas. Foram eles que aterrorrizaram os israelitas quando Moisés os estava levando em direção ao deserto. Ver Nm 13.33.
  13. 3.9 Asdode Cidade importante dos filisteus.
  14. 3.14 Betel Um dos povos de Israel, significa “casa de Deus”.
  15. 3.14 chifres do altar As bordas do altar tinham a forma de um chifre. Eram partes importantes do altar.

Esta é a mensagem a respeito do povo de Israel que Deus deu a Amós, pastor de ovelhas da cidade de Tecoa. Isso aconteceu dois anos antes do terremoto, quando Uzias era rei de Judá, e Jeroboão, filho de Joás, era rei de Israel. Amós disse:

“Do monte Sião, em Jerusalém,
o Senhor Deus fala alto,
e a sua voz parece o trovão.
Os pastos murcham,
e tudo seca no monte Carmelo.”

Deus condena as nações vizinhas

Síria

O Senhor Deus diz:

— O povo de Damasco tem cometido tantos pecados, tantos mesmo, que eu tenho de castigá-los. Eles torturaram o povo de Gileade, fazendo passar sobre eles rodas com pontas de ferro. Por isso, eu vou pôr fogo no palácio do rei Hazael, e esse mesmo fogo destruirá também as fortalezas do rei Ben-Hadade. Arrombarei os portões da cidade de Damasco e acabarei com os governadores de Biqueate-Avém e de Bete-Éden. O povo da Síria será levado como prisioneiro para a terra de Quir. Eu, o Senhor, falei.

Filisteia

O Senhor Deus diz:

— O povo de Gaza tem cometido tantos pecados, tantos mesmo, que eu tenho de castigá-los. Eles levaram como prisioneiro todo o povo de uma região e os venderam como escravos ao povo de Edom. Por isso, eu vou pôr fogo nas muralhas de Gaza, e esse mesmo fogo destruirá também as fortalezas daquela cidade. Vou acabar com os reis de Asdode e de Asquelom. Destruirei a cidade de Ecrom e acabarei com todos os outros filisteus. Eu, o Senhor, falei.

Tiro

O Senhor Deus diz:

— O povo de Tiro tem cometido tantos pecados, tantos mesmo, que eu tenho de castigá-los. Levaram como prisioneiro para Edom todo o povo de uma região com o qual tinham feito um acordo de amizade. 10 Por isso, eu vou pôr fogo nas muralhas de Tiro, e esse mesmo fogo destruirá também as fortalezas daquela cidade.

Edom

11 O Senhor Deus diz:

— O povo do país de Edom tem cometido tantos pecados, tantos mesmo, que eu tenho de castigá-los. Fizeram guerra contra os seus irmãos, os israelitas, e não tiveram dó nem piedade. A raiva dos edomitas não parou, e eles conservaram o seu ódio para sempre. 12 Por isso, eu vou pôr fogo na cidade de Temã, e esse mesmo fogo destruirá também as fortalezas de Bosra.

Amom

13 O Senhor Deus diz:

— O povo do país de Amom tem cometido tantos pecados, tantos mesmo, que eu tenho de castigá-los. Na guerra para conquistar mais terras na região de Gileade, eles rasgaram as barrigas de mulheres grávidas. 14 Por isso, eu vou pôr fogo nas muralhas de Rabá, e esse mesmo fogo destruirá também as fortalezas daquela cidade. Haverá batalhas violentas e gritos de homens lutando. 15 O rei e as autoridades serão levados como prisioneiros. Eu, o Senhor, falei.

Moabe

O Senhor Deus diz:

— O povo de Moabe tem cometido tantos pecados, tantos mesmo, que eu tenho de castigá-los. Profanaram o corpo do rei de Edom, queimando-o até virar cinza. Por isso, eu vou pôr fogo no país de Moabe, e esse mesmo fogo destruirá também as fortalezas de Queriote. Haverá batalhas violentas, gritos de soldados e som de cornetas, e o povo morrerá. Acabarei com o rei e com as autoridades de Moabe. Eu, o Senhor, falei.

Judá

O Senhor Deus diz:

— O povo de Judá tem cometido tantos pecados, tantos mesmo, que eu tenho de castigá-los. Eles rejeitaram a minha lei e desobedeceram aos meus mandamentos. Adoraram os mesmos deuses falsos que os seus antepassados adoraram. Por isso, eu vou pôr fogo na terra de Judá, e esse mesmo fogo destruirá as fortalezas de Jerusalém.

Deus condena Israel

O Senhor Deus diz:

— O povo de Israel tem cometido tantos pecados, tantos mesmo, que eu tenho de castigá-los. Vendem como escravos pessoas honestas que não podem pagar as suas dívidas e até aquelas que são tão pobres, que não podem pagar a dívida que fizeram para comprar um par de sandálias. Perseguem e humilham os pobres e fazem injustiças contra as pessoas simples. Pais e filhos têm relações com prostitutas nos templos pagãos e assim envergonham o meu santo nome. Perto de qualquer altar pagão, eles se assentam sobre roupas que receberam como garantia de pagamento de dívidas e comem dos sacrifícios oferecidos aos ídolos. Para comprar o vinho que bebem no templo do deus deles, usam o dinheiro que receberam de multas injustas.

— Será que vocês já esqueceram o que fiz com os amorreus? Eu destruí aqueles homens que eram altos como os cedros e fortes como os carvalhos. Acabei completamente com eles. 10 Fui eu que tirei vocês do Egito, que os guiei quarenta anos pelo deserto e que lhes dei a terra dos amorreus. 11 Escolhi alguns dos seus filhos para serem profetas e outros para serem nazireus. Não foi isso mesmo o que eu fiz? 12 Mas vocês dão vinho aos nazireus e proíbem os profetas de anunciar a minha mensagem. 13 Pois bem! Eu vou amontoar castigos em cima de vocês, e vocês vão ranger os dentes, como range uma carroça carregada de trigo. 14 Os que correm depressa não poderão escapar, os fortes perderão toda a força, e os corajosos não salvarão a vida. 15 Os homens armados de arcos e flechas não vencerão, e não escaparão com vida nem os que fugirem a pé, nem os que fugirem montados a cavalo. 16 Naquele dia, até os soldados mais valentes jogarão fora as suas armas e fugirão. Eu, o Senhor, estou falando.

Povo de Israel, escute o que o Senhor Deus disse a respeito de vocês, o povo que ele tirou do Egito:

— No mundo inteiro, vocês são o único povo que eu escolhi para ser meu. Por isso, tenho de castigá-los por causa de todos os pecados que vocês cometeram.

O profeta não pode calar

Por acaso, duas pessoas viajam juntas, sem terem combinado antes?

Será que o leão ruge na floresta, sem ter achado algum animal para caçar?

Será que o leão novo fica rosnando na caverna, se não tiver pegado nada?

Será que um passarinho cai numa armadilha que não estava armada?

Será que uma armadilha se desarma sem ter pegado algum animal?

Quando tocam a corneta de alarme, será que o povo não fica com medo?

Por acaso, cai alguma desgraça sobre uma cidade, sem que o Senhor Deus a tenha feito acontecer?

Por acaso, o Senhor Deus faz alguma coisa sem revelar aos seus servos, os profetas?

Quando o leão ruge, quem não fica com medo?

Quando o Senhor Deus fala, quem não anuncia a sua mensagem?

O castigo da cidade de Samaria

Anunciem nos palácios de Asdode e do Egito o seguinte: “Reúnam-se nos montes que ficam ao redor de Samaria e vejam a desordem que existe na cidade e os crimes que são cometidos.”

10 O Senhor Deus diz:

— O povo de Samaria não sabe fazer nada com honestidade, e os seus palácios estão cheios de coisas roubadas com violência. 11 Por isso, os inimigos cercarão o seu país, destruirão as suas fortalezas e levarão embora tudo o que está nos palácios.

12 O Senhor Deus diz:

— Quando um leão pega uma ovelha, às vezes o pastor somente consegue salvar duas pernas ou uma orelha. Assim também serão salvos somente alguns moradores de Samaria, que agora descansam em camas de luxo. 13 Escutem o que eu digo e acusem o meu povo, os descendentes de Jacó — diz Deus, o Senhor Todo-Poderoso. 14 — Quando eu castigar o povo de Israel por causa dos seus pecados, destruirei os altares de Betel. As quatro pontas de todos os altares serão quebradas e cairão no chão. 15 Destruirei as casas de inverno e as de verão; as casas luxuosas, as casas enfeitadas de marfim, todas elas serão destruídas. Sou eu, o Senhor, quem está falando.