Add parallel Print Page Options

27 Depois o SENHOR disse a Moisés:

—Escreva essas palavras, elas são as palavras da aliança que fiz com você e com o povo de Israel.

28 Moisés ficou com o SENHOR quarenta dias e quarenta noites sem comer nem beber. Ele escreveu nas tábuas de pedra as palavras da aliança, que são os Dez Mandamentos.

O rosto brilhante de Moisés

29 Depois Moisés desceu do monte Sinai. Ele levava com ele as duas tábuas da lei. O seu rosto brilhava por ele ter estado falando com Deus, mas ele não sabia disso. 30 Quando Aarão e todo o povo viram o rosto de Moisés brilhando, tiveram medo e não se aproximaram dele. 31 Moisés chamou Aarão e os chefes da comunidade para falar com eles e, então, eles se aproximaram. 32 Depois o povo também se aproximou, e Moisés lhes deu todas as ordens que tinha recebido do SENHOR no monte Sinai.

33 Quando acabou de falar, Moisés cobriu o rosto com um véu. 34 Sempre que Moisés ia falar com o SENHOR, ele tirava o véu do rosto. E, ao voltar, contava ao povo todas as ordens que tinha recebido, 35 e o povo via que o rosto de Moisés continuava brilhando. Mas ele cobria o rosto com o véu até voltar a falar com Deus.

O sábado

35 Moisés reuniu toda a comunidade de Israel e lhes disse:

—O SENHOR ordenou que poderão trabalhar durante seis dias da semana, mas no sétimo dia deverão descansar. O sétimo dia é um dia santo, um dia dedicado ao SENHOR. Quem trabalhar nesse dia será condenado à morte. No sábado, nem sequer acendam o fogo das suas casas.

Ofertas para a Tenda Sagrada

Moisés disse aos israelitas:

—O SENHOR ordenou que daquilo que vocês têm, deem uma oferta ao SENHOR. A oferta deverá ser levada, de livre vontade, ao SENHOR. E poderá ser de ouro, prata ou bronze; tecidos azul, roxo e vermelho; linho fino e pelos de cabra; peles de carneiro tingidas de vermelho, peles finas, madeira de acácia; azeite para o candelabro, perfumes para o azeite de consagração e para o incenso aromático; pedras de ônix e outras pedras preciosas para colocar no éfode e no peitoral sacerdotal.

10 —Todos aqueles que tiverem habilidade deverão vir fazer tudo o que o SENHOR ordenou: 11 a Tenda Sagrada e a sua cobertura, as argolas, as armações, as travessas, as colunas e as bases; 12 a arca da aliança com as suas varas, a cobertura de purificação, e a cortina diante da arca; 13 a mesa e as suas varas, os utensílios e os pães da Presença; 14 o candelabro para dar luz e os seus utensílios, as lâmpadas e o azeite para iluminar; 15 o altar para queimar incenso com as suas varas; o azeite de consagração, o incenso aromático; a cortina que cobre a porta da entrada da Tenda Sagrada; 16 o altar para os sacrifícios que devem ser queimados completamente e a sua grelha de bronze, varas e utensílios; a bacia com a sua base; 17 as cortinas do pátio com as suas colunas e bases e a cortina que cobre a entrada do pátio; 18 as estacas da Tenda Sagrada e do pátio, e as suas cordas; 19 todas as roupas que tinham sido feitas para os sacerdotes servirem no santuário; as roupas sagradas do sacerdote Aarão e a roupa dos seus filhos para poderem servir como sacerdotes.

A grande oferta do povo

20 Então toda a comunidade israelita saiu do lugar onde Moisés estava. 21 E todos aqueles que tinham boa vontade e coração generoso trouxeram a sua oferta ao SENHOR, para a construção da Tenda do Encontro, dos seus utensílios e das roupas sagradas. 22 Com boa vontade, homens e mulheres trouxeram joias de ouro de todos os tipos: ornamentos, brincos, anéis e pulseiras. Cada um apresentou a sua oferta de ouro ao SENHOR.

23 Todos os que tinham tecidos azul, roxo ou vermelho, linho fino, peles de carneiro tingidas e peles finas, também os trouxeram. 24 Aqueles que queriam dar prata ou bronze, ofereciam isso ao SENHOR. E os que tinham madeira de acácia, a levavam para ser usada na obra. 25 As mulheres, que receberam sabedoria para tecer à mão, traziam os seus tecidos azul, roxo e vermelho e linho fino. 26 E as mulheres que queriam, e sabiam tecer, teceram os pelos de cabra.

27 Os chefes do povo trouxeram pedras de ônix e outras pedras preciosas para serem colocadas no éfode e no peitoral. 28 E trouxeram também especiarias aromáticas, azeite para as lâmpadas e para a consagração, e incenso aromático.

29 Todos os israelitas, homens e mulheres, trouxeram ofertas para a obra que o SENHOR, por meio de Moisés, tinha ordenado que fosse feito. As ofertas foram dadas ao SENHOR voluntariamente.

Bezalel e Ooliabe

30 Moisés disse então aos israelitas:

—O SENHOR escolheu Bezalel, filho de Uri, neto de Hur, da tribo de Judá, 31 e o encheu do Espírito de Deus, dando-lhe sabedoria, inteligência e conhecimento para fazer todo tipo de trabalho: 32 para desenhar e trabalhar com ouro, prata e bronze, 33 para cortar e montar pedras preciosas, para trabalhar com madeira e fazer todo tipo de obra artística. 34 Deus deu a habilidade de ensinar a Bezalel e a Ooliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã. 35 Deu a eles também habilidade para fazerem trabalhos de carpintaria, ourivesaria; destreza para bordar em tecidos azul, roxo e vermelho e de linho fino; e a capacidade de planejar e realizar todo tipo de trabalho.

36 —Bezalel, Ooliabe e todos aqueles a quem o SENHOR deu habilidade e sabedoria para construírem o santuário, deverão fazê-lo, de acordo com todas as ordens do SENHOR.

Moisés chamou Bezalel, Ooliabe e todas as pessoas capazes, a quem o SENHOR tinha dado sabedoria. E todas elas se ofereceram para ajudar Moisés no trabalho. Moisés então entregou-lhes todas as ofertas que o povo tinha dado para a construção do santuário. Entretanto, todos os dias, o povo trazia mais ofertas. Até que os artesãos deixaram o seu trabalho e foram falar com Moisés. Eles falaram isto:

—O povo está trazendo muito mais do que é preciso para o trabalho que o SENHOR mandou fazer.

Então Moisés mandou anunciar a seguinte mensagem por todo o acampamento:

—Que ninguém, homem ou mulher, faça mais nada para oferecer no santuário. Assim o povo foi impedido de trazer mais ofertas, pois já tinha levado mais do que o suficiente para se fazer toda a obra.