Add parallel Print Page Options

13 Mas vocês, irmãos, foram chamados para viver em liberdade. Contudo, não deixem com que a liberdade de vocês se torne um pretexto para que façam o que agrada à natureza pecadora de vocês. Ao contrário, sirvam uns aos outros com amor. 14 Pois toda a lei se resume num só mandamento: “Ame o seu próximo como você ama a você mesmo”(A). 15 Mas se continuarem se tratando como animais, ferindo e prejudicando uns aos outros, tenham cuidado para não se destruírem!

O Espírito e a natureza humana

16 Por isso eu digo: deixem com que o Espírito guie o comportamento de vocês. Assim não satisfarão os maus desejos da sua natureza pecadora. 17 Pois, o que a nossa natureza pecadora deseja é contra o Espírito, e o que o Espírito deseja é contra a nossa natureza pecadora. Estas duas coisas são opostas entre si. Por isso vocês não podem fazer tudo o que gostariam de fazer. 18 Mas, se é que vocês são guiados pelo Espírito, então não estão debaixo da lei. 19 As obras da natureza pecadora são bem conhecidas. Elas são: imoralidade sexual, impureza, sensualidade, 20 idolatria, bruxarias, ódio, brigas, ciúmes, iras, egoísmo, rixas, divisões, 21 inveja, embriaguez, orgias e coisas iguais a estas. Eu já os avisei a respeito dessas coisas, e os aviso novamente: aquelas pessoas que praticam essas coisas não vão herdar o reino de Deus. 22 Mas o Espírito produz: amor, alegria, paz, paciência, ternura, bondade, fidelidade, 23 humildade e domínio próprio. Contra coisas como estas não há lei. 24 Aqueles que pertencem a Jesus Cristo pregaram a sua natureza pecadora na cruz, juntamente com as suas paixões e desejos. 25 Se é do Espírito que obtemos a nossa nova vida, então devemos seguir o Espírito. 26 Não devemos ser orgulhosos, nem provocar ninguém, e nem ter inveja uns dos outros.

Ajudem uns aos outros

Irmãos, se descobrirem que alguém cometeu algum pecado, vocês, que são espirituais, devem ajudá-lo a voltar ao bom caminho. Mas façam isso com espírito de brandura, e tenham cuidado para que vocês também não sejam tentados. Ajudem-se uns aos outros nas suas dificuldades, e dessa maneira estarão obedecendo a lei de Cristo. Pois, se alguém pensa que é importante, quando na realidade não o é, ele engana a si mesmo. Cada um deve provar sua própria conduta. Então depois ele poderá se orgulhar daquilo que ele mesmo fez, sem precisar se comparar com outras pessoas. Pois cada um deve aceitar sua própria responsabilidade.

Aquele que está aprendendo a mensagem de Deus deve compartilhar todas as coisas boas com aquele que o está ensinando.

A vida é como plantar um campo

Não se enganem: de Deus não se zomba. Pois aquilo que uma pessoa plantar, é o que ela também vai colher. Aquela pessoa que planta para satisfazer sua natureza pecadora, da sua natureza pecadora vai colher a morte eterna. Mas aquela pessoa que planta para agradar o Espírito, do Espírito receberá a vida eterna. Não devemos nos cansar de fazer o bem. Pois nós obteremos a nossa colheita no tempo certo, se não desistirmos. 10 Por isso, enquanto tivermos oportunidade, devemos fazer o bem a todos, mas principalmente para os irmãos na fé.

Paulo termina a sua carta

11 Eu estou escrevendo isto com a minha própria mão. Vejam com que grandes letras eu o faço! 12 Aqueles que estão forçando vocês a se circuncidarem são os mesmos que querem se mostrar e ser aceitos pelos outros. Eles fazem isso somente porque não querem ser perseguidos por causa da cruz[a] de Cristo. 13 Nem mesmo os que são circuncidados cumprem a Lei. Porém eles querem que vocês sejam circuncidados para poderem se gabar de ter colocado este sinal no corpo de vocês. 14 Quanto a mim, que eu nunca me gabe, a não ser a respeito da cruz do nosso Senhor Jesus Cristo. Através dela o mundo está crucificado para mim, e eu para o mundo. 15 Pois não importa se uma pessoa é circuncidada ou não; o que realmente importa é esta nova criação que Deus anda fazendo. 16 Que a paz e a misericórdia estejam com todos aqueles que cumprem esta regra, e também com todo o povo de Deus.[b]

17 Quanto ao mais, que ninguém me crie mais problemas. Pois eu já levo no meu corpo as marcas[c] das feridas de Jesus.

18 Irmãos, que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo esteja com o espírito de vocês. Amém.

Footnotes

  1. 6.12 cruz Paulo usa a cruz como um retrato das Boas Novas, a história de Jesus dando a sua vida para livrar as pessoas do pecado. A cruz (a morte de Jesus) foi a forma que Deus achou para salvar as pessoas. Também no v14.
  2. 6.16 todo o povo de Deus Literalmente, “o Israel de Deus”.
  3. 6.17 levo (…) marcas Muitas vezes pessoas bateram em Paulo para impedi-lo de ensinar que Jesus era um rei. As marcas foram causadas nessas ocasiões.