Add parallel Print Page Options

Sarando eu a Israel, se descobriu a iniquidade de Efraim, como também as maldades de Samaria, porque praticaram a falsidade; e o ladrão entra, e a horda dos salteadores rouba cá fora. E não dizem no seu coração que eu me lembro de toda a sua maldade; agora, pois, os cercam as suas obras; diante da minha face estão. Com a sua malícia alegram ao rei e com as suas mentiras, aos príncipes. Todos eles são adúlteros: semelhantes são ao forno aceso pelo padeiro, que cessa de atear o fogo, desde que amassou a massa até que seja levedada. E, no dia do nosso rei, os príncipes se tornaram doentes com a excitação do vinho; ele estendeu a sua mão com os escarnecedores. Porque, como um forno, aplicaram o coração, emboscando-se; toda a noite dorme o seu padeiro, pela manhã, arde como fogo de chama. Eles estão todos quentes como um forno e consomem os seus juízes; todos os seus reis caem; ninguém entre eles que me invoque.

Efraim com os povos se mistura; Efraim é um bolo que não foi virado. Estrangeiros lhe devoraram a força, e ele não o sabe; também as cãs se espalharam sobre ele, e não o sabe. 10 E a soberba de Israel testificará em sua face; todavia, não voltarão para o Senhor, seu Deus, nem o buscarão em tudo isso. 11 Porque Efraim é como uma pomba enganada, sem entendimento; invocam o Egito, vão para a Assíria. 12 Quando forem, sobre eles estenderei a minha rede e, como aves do céu, os farei descer; castigá-los-ei, conforme o que eles têm ouvido na sua congregação. 13 Ai deles, porque fugiram de mim; destruição sobre eles, porque se rebelaram contra mim; eu os remi, mas disseram mentiras contra mim. 14 E não clamaram a mim com seu coração, mas davam uivos nas suas camas; para o trigo e para o vinho se ajuntam, mas contra mim se rebelam. 15 Eu os ensinei e lhes fortaleci os braços, mas pensam mal contra mim. 16 Eles voltam, mas não para o Altíssimo. Fizeram-se como um arco enganador; caem à espada os seus príncipes por causa da violência da sua língua; este será o seu escárnio na terra do Egito.

O castigo está próximo

Põe a trombeta à tua boca. Ele vem como águia contra a casa do Senhor, porque traspassaram o meu concerto e se rebelaram contra a minha lei. E a mim clamarão: Deus meu! Nós, Israel, te conhecemos. Israel rejeitou o bem; o inimigo persegui-lo-á. Eles fizeram reis, mas não por mim; constituíram príncipes, mas eu não o soube; da sua prata e do seu ouro fizeram ídolos para si, para serem destruídos. O teu bezerro, ó Samaria, foi rejeitado; a minha ira se acendeu contra eles; até quando serão eles incapazes de alcançar a inocência? Porque isso é mesmo de Israel; um artífice o fez, e não é Deus; mas em pedaços será desfeito o bezerro de Samaria.

Porque semearam ventos e segarão tormentas; não há seara; a erva não dará farinha; se a der, tragá-la-ão os estrangeiros. Israel foi devorado; agora, está entre as nações como coisa em que ninguém tem prazer. Porque subiram à Assíria, como um jumento montês, por si só; mercou Efraim amores. 10 Todavia, ainda que eles merquem entre as nações, eu os congregarei; já começaram a ser diminuídos por causa da carga do rei dos príncipes. 11 Porquanto Efraim multiplicou os altares para pecar; teve altares para pecar. 12 Escrevi para eles as grandezas da minha lei; mas isso é para eles como coisa estranha. 13 Quanto aos sacrifícios dos meus dons, sacrificam carne e a comem, mas o Senhor não a aceitou; agora, se lembrará da sua injustiça e visitará os seus pecados; eles voltarão para o Egito. 14 Porque Israel se esqueceu do seu Criador e edificou palácios, e Judá multiplicou cidades fortes; mas eu enviarei um fogo contra as suas cidades, e ele consumirá os seus palácios.

O pecado de Israel e a sua consequência

Não te alegres, ó Israel, até saltar, como os povos; porque te foste do teu Deus como uma meretriz; amaste a paga sobre todas as eiras de trigo. A eira e o lagar não os manterão; e o mosto lhes faltará. Na terra do Senhor, não permanecerão; mas Efraim tornará ao Egito, e na Assíria comerão comida imunda. Não derramarão vinho perante o Senhor, nem as suas ofertas serão para ele suaves; os seus sacrifícios para eles serão como pão de pranteadores; todos os que dele comessem seriam imundos, porque o seu pão será para o seu apetite; não entrará na casa do Senhor. Que fareis vós no dia da solenidade e no dia da festa do Senhor? Porque eis que eles se foram por causa da destruição, mas o Egito os recolherá, Mênfis os sepultará; o desejável da sua prata as urtigas o possuirão por herança; espinhos haverá nas suas moradas. Chegaram os dias da visitação, chegaram os dias da retribuição; Israel o saberá; o profeta é um insensato, o homem de espírito é um louco; por causa da abundância da tua iniquidade, também avultará o ódio. Efraim era vigia junto com o meu Deus, mas o profeta é como um laço de caçador de aves em todos os seus caminhos, um inimigo na casa do seu Deus. Mui profundamente se corromperam, como nos dias de Gibeá. Ele lembrar-se-á das suas injustiças, visitará os pecados deles.

10 Achei Israel como uvas no deserto, vi a vossos pais como a fruta temporã da figueira no seu princípio; mas eles foram para Baal-Peor, e se consagraram a essa coisa vergonhosa, e se tornaram abomináveis como aquilo que amaram. 11 Quanto a Efraim, a sua glória, como ave, voará; não haverá nascimento, não haverá filho, nem concepção. 12 Ainda que venham a criar seus filhos, eu os privarei deles, para que não fique nenhum homem; porque também ai deles, quando deles me apartar! 13 Efraim, assim como vi Tiro, está plantado em um lugar deleitoso; mas Efraim levará seus filhos ao matador. 14 Dá-lhes, ó Senhor; mas que lhes darás? Dá-lhes uma madre que aborte e seios secos. 15 Toda a sua malícia se acha em Gilgal, porque ali os aborreci; por causa da maldade das suas obras, os lançarei fora de minha casa; não os amarei mais; todos os seus príncipes são rebeldes. 16 Efraim foi ferido, secou-se a sua raiz; não darão fruto; sim, ainda que gerem, eu matarei os frutos desejáveis do seu ventre. 17 O meu Deus os rejeitará, porque não o ouvem; e desocupados andarão entre as nações.

“Quando eu curar o povo de Israel,
    as pessoas conhecerão os pecados de Efraim
    e todos saberão das maldades cometidas em Samaria.
Todos ficarão sabendo que eles criaram deuses falsos
    e que as suas ruas estão cheias de ladrões.
Não percebem
    que eu me lembro de todos os seus pecados.
Suas más ações os cercaram.
    Vejo claramente todos os seus pecados.

“Com suas maldades fazem feliz ao rei
    e com suas mentiras alegram os seus líderes.
Todos eles estão prontos para cometer adultério.
    São como o forno de um padeiro
    que vai ficando quente.
O padeiro só deixa de esquentar o forno para amassar
    e deixar crescer a massa.
Na festa do nosso rei,
    os líderes ficam doentes com o calor do vinho
e o líder de alguns traidores lhes dá o sinal
    que é hora de atacar o rei.
Quando colocam uma armadilha,
    seus corações ardem de emoção, como um forno.
Durante a noite suas emoções crescem
    e de manhã são como chama ardente.
Todos eles são como um forno quente.
    Destruíram os seus juízes.
Todos os seus reis caíram
    e nenhum deles pediu a minha ajuda.

“Efraim está misturado com as demais nações.
    É como um bolo assado por um só lado.
Os estrangeiros têm devorado a sua força,
    mas ele ainda não tem percebido isso.
Tem se enchido de canas,[a]
    mas ele não percebe isso.
10 Israel é acusado pelo seu próprio orgulho,
    mas não volta para o SENHOR, seu Deus.
Apesar de todos os problemas que ele teve,
    segue sem procurar por Deus.

11 “Efraim é como um pássaro tonto que não tem inteligência:
    pede ajuda ao Egito e se dirige à Assíria.
12 Onde quer que eles forem,
    eu extenderei a minha rede sobre eles.
Eu os pegarei como se pega um pássaro do céu.
    Eu os castigarei por buscarem ajuda em outras nações
    ao invés de buscarem a minha ajuda.

13 “Sofrerão por ter se afastado de mim.
    Serão destruídos por não terem me obedecido.
Eu os salvei,
    mas eles dizem mentiras ao meu respeito.
14 Não me chamam desde o fundo dos seus corações.
    Se lamentam e choram nas suas camas.
Eles se cortam a si mesmos quando pedem por comida e vinho,
    mas eles têm se afastado de mim.
15 Apesar de eu ter lhes ensinado e ter dado força aos seus braços,
    fizeram planos malvados contra mim.
16 Mudaram de rumo como um bumerangue
    e foram adorar a um deus falso.
Seus líderes fazem alarde da sua força,
    mas cairão pelo fio da espada.
E todo o povo do Egito
    zombará deles.

Adorar ídolos leva à destruição

“Toque a trombeta para dar uma advertência.
    Seja como uma águia[b] sobre a casa do SENHOR,
porque os israelitas quebraram a minha aliança
    e desobedeceram às minhas leis.
Eles gritam e me falam:
    ‘Ó, Deus de Israel, nós o conhecemos!’
Mas Israel tem rejeitado o bem
    e, por isso, o inimigo o persegue.
Eles escolheram quem iria ser rei sem me consultarem.
    Eles escolheram a príncipes que eu não conhecia.
Com o seu ouro e com a sua prata fizeram as estátuas dos seus ídolos.
    Por isso, Israel será destruído.
Samaria, eu tenho rejeitado o seu bezerro.[c]
    Estou muito chateado com o seu povo.
    Até quando seguirão pecando?
Esse bezerro foi feito por um artesão de Israel; esse bezerro não é Deus.
    Por isso o bezerro de Samaria será quebrado em mil pedaços.

“Eles plantarão,
    quando o vento estiver soprando forte.
Eles colherão,
    quando houver um vento forte e poderoso.
O que eles plantaram irá crescer,
    mas não dará frutos.
Não produzirá grão algum,
    e em caso de produzir algo,
    os estrangeiros o devorarão.
Israel foi destruído.
    Seu povo está espalhado entre as nações
    como um pedaço de ferro-velho.
Israel insiste em ir para a Assíria.
    São teimosos como mulas.
    O povo de Efraim tem contratado amantes.
10 Buscaram amantes entre as nações.
    Por isso, eu farei com que eles se juntem aos seus amantes,
    e sofram a opressão do imperador.[d]

11 “Todos os altares que Efraim construiu
    para apagar os pecados
se converteram em altares
    para cometer pecados.
12 Ainda que eu lhes escrevesse dez mil leis,
    vocês as tratariam como algo estranho.
13 Fazem sacrifícios com o que eu lhes dei.
    Fazem ofertas de carne e as comem.
O SENHOR não gosta dessas pessoas;
    ele se lembra dos seus pecados
e por isso os castigará.
    Serão levados como prisioneiros ao Egito.
14 Israel construía palácios para os seus reis
    enquanto Judá fazia muitas fortalezas.
    Mas se esqueceram do seu Criador.
Por isso eu enviarei fogo sobre essas cidades,
    um fogo que devorará as suas fortalezas”.

A tristeza do exílio

Israel, não comemore
    nem festeje como fazem as outras nações,
porque você tem sido infiel
    e tem se afastado do seu Deus.
Você cometeu pecados sexuais[e]
    onde se mói o grão.
Mas nem nos lugares onde se mói o grão
    nem onde o vinho é produzido haverá alimento.
Os israelitas não viverão mais na terra do SENHOR.
    Efraim retornará para o Egito
    e na Assíria comerão o que é considerado impuro.
Não oferecerão vinho ao SENHOR
    nem lhe apresentarão os seus sacrifícios.
Seus sacrifícios serão como pão oferecido num funeral,
    que torna impuro a todo aquele que o come.
Seu pão só servirá para acalmar a fome,
    mas não entrará na casa do SENHOR.
Que farão quando chegar a festividade,
    o dia da festa do SENHOR?
Os israelitas fugirão da ruína,
    o Egito reunirá todos vocês
    e Mênfis os enterrará.
Seus tesouros de prata se encherão de urtigas
    e nas suas tendas crescerão espinhos.

“Israel, chegou a sua hora
    de acertar contas pela sua grande culpa”.
Mas os israelitas dizem: “O profeta é um tonto.
    Este homem cheio do Espírito está maluco”.
O profeta diz: “Serão castigados pelos seus graves pecados
    e pelo seu grande ódio”.
Deus e o profeta são como os guardas de Efraim.
    Mas todos os seus caminhos estão cheios de armadilhas
e todos odeiam o profeta,
    mesmo na casa do seu Deus.
Os israelitas estão completamente arruinados
    como no tempo de Gibeá.[f]
Deus se lembrará dos seus pecados
    e, por isso, os castigará.

10 “Quando achei Israel,
    eles eram como uvas no meio do deserto.
Seus pais eram como os primeiros figos
    da figueira no começo da estação.
Mas depois, eles foram a Baal-Peor[g]
    e se dedicaram a fazer coisas vergonhosas.
Eles se tornaram pessoas detestáveis
    como também eram detestáveis os deuses que adoravam.

11 “A glória de Efraim voará para longe como um pássaro.
    Já não existirá mais gravidez,
    nem mais nascimentos, nem mais bebês entre eles.
12 E embora consigam criar filhos,
    eu os tirarei deles.
Eu os abandonarei
    e só terão problemas.
13 Vejo que Efraim está guiando os seus filhos para uma armadilha;
    ele os leva até a pessoa que os matará.[h]
14 SENHOR, que eles tenham o que merecem!
    Que as suas mulheres não possam ter filhos
    ou não possam amamentá-los!

15 “Comecei a ter ódio contra eles em Gilgal,
    por todas as maldades que fizeram ali.
Por causa de todo o mal que fizeram,
    eu os tirarei da minha casa;
deixarei de amá-los.
    Todos os seus líderes são rebeldes.
16 Efraim está ferido, bateram nele.
    Sua raiz está seca.
    Não produz nenhum fruto.
Embora ele tenha filhos,
    eu matarei os preciosos bebês que saírem do seu ventre”.

17 Deus não os escutará,
    porque eles não o escutam.
Por isso, sem um lar,
    vagarão sem rumo entre as nações.

Footnotes

  1. 7.9 Tem se enchido de canas ou “Jogaram cabelos cinzas”, uma referência a algo que se jogava na comida quando alguém estava cozinhando.
  2. 8.1 uma águia ou “um guarda”.
  3. 8.5 Samaria (…) seu bezerro Samaria era a capital de Israel. As pessoas de Israel faziam estátuas de bezerros e as colocavam nos templos em Dan e Betel. Não está claro se estas estátuas representavam o Senhor ou algum deus falso. De qualquer forma, Deus não queria que as pessoas usassem essas estátuas. Ver 1Rs 12.26-30.
  4. 8.10 imperador É uma referência ao rei da Assíria.
  5. 9.1 Você cometeu pecados sexuais Isto significa que as pessoas não eram fiéis a Deus. Também significa que as pessoas tinham relações sexuais com as prostitutas do templo. Achavam que os seus deuses falsos lhes dariam muitos filhos e boas colheitas.
  6. 9.9 Gibeá Lugar onde alguns homens da tribo de Benjamim cometeram um pecado terrível. Ver também 10.9; Jz 19-20.
  7. 9.10 Baal-Peor Isso aconteceu quando Moisés ainda estava guiando os israelitas pelo deserto. Ler Nm 25.1-5.
  8. 9.13 O hebraico não é claro.