Add parallel Print Page Options

21 Apresentai a vossa demanda, diz o Senhor; trazei as vossas firmes razões, diz o Rei de Jacó. 22 Tragam e anunciem-nos as coisas que hão de acontecer; anunciai-nos as coisas passadas, para que atentemos para elas e saibamos o fim delas; ou fazei-nos ouvir as coisas futuras. 23 Anunciai-nos as coisas que ainda hão de vir, para que saibamos que sois deuses; fazei bem ou fazei mal, para que nos assombremos e, juntamente, o vejamos. 24 Eis que sois menos do que nada, e a vossa obra é menos do que nada; abominação é quem vos escolhe.

25 Suscito a um do Norte, e ele há de vir; desde o nascimento do sol, invocará o meu nome; e virá sobre os magistrados, como sobre o lodo; e, como o oleiro pisa o barro, assim ele os pisará. 26 Quem anunciou isso desde o princípio, para que o possamos saber; ou em outro tempo, para que digamos: Justo é? Mas não há quem anuncie, nem tampouco quem manifeste, nem tampouco quem ouça as vossas palavras. 27 Eu sou o que primeiro direi a Sião: Eis que ali estão; e a Jerusalém darei um anunciador de boas-novas. 28 E, quando olhei, ninguém havia; nem mesmo entre estes conselheiros algum havia a quem perguntasse ou que me respondesse palavra. 29 Eis que todos são vaidade; as suas obras não são coisa alguma; as suas imagens de fundição são vento e nada.

O Servo do Senhor

42 Eis aqui o meu Servo, a quem sustenho, o meu Eleito, em quem se compraz a minha alma; pus o meu Espírito sobre ele; juízo produzirá entre os gentios. Não clamará, não se exaltará, nem fará ouvir a sua voz na praça. A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega; em verdade, produzirá o juízo. Não faltará, nem será quebrantado, até que ponha na terra o juízo; e as ilhas aguardarão a sua doutrina.

Assim diz Deus, o Senhor, que criou os céus, e os estendeu, e formou a terra e a tudo quanto produz, que dá a respiração ao povo que nela está e o espírito, aos que andam nela. Eu, o Senhor, te chamei em justiça, e te tomarei pela mão, e te guardarei, e te darei por concerto do povo e para luz dos gentios; para abrir os olhos dos cegos, para tirar da prisão os presos e do cárcere, os que jazem em trevas. Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor, às imagens de escultura. Eis que as primeiras coisas passaram, e novas coisas eu vos anuncio, e, antes que venham à luz, vo-las faço ouvir.

10 Cantai ao Senhor um cântico novo e o seu louvor, desde o fim da terra, vós que navegais pelo mar e tudo quanto há nele; vós, ilhas e seus habitantes. 11 Alcem a voz o deserto e as suas cidades, com as aldeias que Quedar habita; exultem os que habitam nas rochas e clamem do cume dos montes. 12 Deem glória ao Senhor e anunciem o seu louvor nas ilhas. 13 O Senhor, como poderoso, sairá; como homem de guerra, despertará o zelo; clamará, e fará grande ruído, e sujeitará os seus inimigos.

14 Por muito tempo, me calei, estive em silêncio e me contive; mas, agora, darei gritos como a que está de parto, e a todos assolarei, e juntamente devorarei. 15 Os montes e outeiros tornarei em deserto, e toda a sua erva farei secar, e tornarei os rios em ilhas, e as lagoas secarei. 16 E guiarei os cegos por um caminho que nunca conheceram, fá-los-ei caminhar por veredas que não conheceram; tornarei as trevas em luz perante eles e as coisas tortas farei direitas. Essas coisas lhes farei e nunca os desampararei. 17 Tornarão atrás e confundir-se-ão de vergonha os que confiam em imagens de escultura e dizem às imagens de fundição: Vós sois nossos deuses.

18 Surdos, ouvi, e vós, cegos, olhai, para que possais ver. 19 Quem é cego, senão o meu servo ou surdo como o meu mensageiro, a quem envio? E quem é cego como o galardoado e cego, como o servo do Senhor? 20 Tu vês muitas coisas, mas não as guardas; ainda que tenha os ouvidos abertos, nada ouve. 21 O Senhor se agradava dele por amor da sua justiça; engrandeceu-o pela lei e o fez glorioso. 22 Mas este é um povo roubado e saqueado; todos estão enlaçados em cavernas e escondidos nas casas dos cárceres; são postos por presa, e ninguém há que os livre; por despojo, e ninguém diz: Restitui. 23 Quem há entre vós que ouça isso? Que atenda e ouça o que há de ser depois? 24 Quem entregou Jacó por despojo e Israel, aos roubadores? Porventura, não foi o Senhor, aquele contra quem pecaram e nos caminhos do qual não queriam andar, não dando ouvidos à sua lei? 25 Pelo que derramou sobre eles a indignação da sua ira e a força da guerra e lhes pôs labaredas em redor, mas nisso não atentaram; e os queimou, mas não puseram nisso o coração.

Só Deus resgata Israel

43 Mas, agora, assim diz o Senhor que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome; tu és meu. Quando passares pelas águas, estarei contigo, e, quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o Senhor, teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate, a Etiópia e Sebá, por ti. Enquanto foste precioso aos meus olhos, também foste glorificado, e eu te amei, pelo que dei os homens por ti, e os povos, pela tua alma. Não temas, pois, porque estou contigo; trarei a tua semente desde o Oriente e te ajuntarei desde o Ocidente. Direi ao Norte: Dá; e ao Sul: Não retenhas; trazei meus filhos de longe e minhas filhas das extremidades da terra, a todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para minha glória; eu os formei, sim, eu os fiz.

Trazei o povo cego, que tem olhos; e os surdos, que têm ouvidos. Todas as nações se congreguem, e os povos se reúnam; quem dentre eles pode anunciar isto e fazer-nos ouvir as coisas antigas? Apresentem as suas testemunhas, para que se justifiquem, e para que se ouça, e para que se diga: Verdade é. 10 Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e o meu servo, a quem escolhi; para que o saibas, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. 11 Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não Salvador. 12 Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus. 13 Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém que possa fazer escapar das minhas mãos; operando eu, quem impedirá?

Desafio aos falsos deuses

21 O SENHOR, o rei de Jacó, diz:
    “Venham, apresentem
a sua defesa,
    mostrem-nos as suas provas.
22 Aproximem-se e proclamem
    as coisas que vão acontecer.
Digam-nos o que anunciaram no passado
    e veremos se isso se cumpriu.
    Profetizem o que vai acontecer no futuro!
23 Revelem-nos o que vai acontecer no futuro,
    para sabermos se vocês são deuses de verdade.
Pelo menos façam alguma coisa, seja boa ou má,
    para ficarmos admirados ou cheios de medo.
24 Mas vocês são menos do que nada!
    Vocês nunca fizeram nada!
    Quem adora vocês é repugnante.

25 “Despertei um homem do norte[a] e ele já vem a caminho.
    Desde o Oriente ele chama por mim.
Ele pisa nos reis como se fossem lama,
    ele os amassa assim como o oleiro amassa o barro.
26 Qual de vocês declarou isso desde o princípio,
    para ficarmos sabendo que ele estava certo?
Quem o anunciou antes de acontecer
    para podermos dizer:
    ‘Ele tinha razão’?
Certamente nenhum de vocês proclamou isso!
    Certamente ninguém ouviu vocês anunciá-lo.
27 Desde o princípio disse a Sião: ‘Olhe, isso vai acontecer’,
    a Jerusalém darei um mensageiro com boas notícias.

28 “Procuro mas não há ninguém,
    entre os deuses não há nenhum conselheiro que
    que responda às minhas perguntas.
29 Olhem, todos eles são nada
    e não fazem nada.
    As suas imagens são coisas sem vida e inúteis.

O servo do Senhor

42 “Aqui está o meu servo,
    é a ele que eu apoio.
Ele é o meu escolhido,
    que me enche de alegria.
Dei-lhe o meu Espírito
    para trazer justiça às nações.
Não discutirá nem gritará,
    nem tentará ser ouvido nas ruas.
Não quebrará a cana esmagada,
    nem apagará a vela que está fraca.
    Ele fará sempre justiça.
Ele não ficará fraco nem será esmagado
    até que estabeleça a justiça na terra
    e ensine nações distantes”.

Assim falou o SENHOR Deus,
    que criou e estendeu os céus;
que formou a terra e
    tudo o que ela produz;
que deu a respiração às pessoas que nela habitam
    e vida a todos os que andam sobre ela.

“Eu, o SENHOR, chamei você para fazer justiça
    e levo você pela mão.
Protegi você e o nomeei para ser o mediador da aliança com o povo,
    para ser a luz das nações,
para abrir os olhos dos cegos,
    e para tirar da cadeia os presos.
    Você irá tirar da prisão os que vivem na escuridão.
Eu sou Yavé[b],
    esse é o meu nome!
Não darei a minha glória a outro
    nem o louvor que me pertence aos ídolos.
Vejam, o que tinha anunciado a vocês já aconteceu.
    Agora vou lhes anunciar coisas novas,
    anuncio estas coisas antes delas acontecerem”.

Um cântico de louvor a Deus

10 Cantem ao SENHOR um cântico novo!
    Louvem-no desde os confins da terra.
Vocês, que navegam no mar, louvem-no,
    com todos os animais do mar.
Louvem-no as nações distantes
    com todos os seus habitantes.
11 Louvem-no o deserto e as suas cidades,
    e os acampamentos dos que habitam em Quedar!
Que cantem de alegria os habitantes de Selá[c],
    que gritem do alto das montanhas.
12 Deem glória ao SENHOR
    e louvem-no nos lugares mais distantes.
13 O SENHOR avança como um herói,
    como um guerreiro enche-se de coragem para a luta.
Ele lança o seu grito de guerra,
    e mostra o seu poder aos inimigos.

14 “Tenho guardado silêncio durante muito tempo.
    Tenho me contido, ficando calado.
Mas agora gritarei como uma mulher que dá à luz.
    A minha respiração está ficando rápida e barulhenta.
15 Destruirei montes e colinas
    e secarei toda a sua vegetação.
    Farei baixar o nível dos rios e secarei os lagos.
16 Guiarei os cegos por um caminho desconhecido,
    vou levá-los por uma estrada que não conhecem.
Eu tornarei a escuridão em luz para eles
    e aplanarei os caminhos pedregosos.
    Farei essas coisas e não os abandonarei.
17 Mas os que confiam em imagens esculpidas,
    que dizem aos ídolos:
‘Vocês são nossos deuses’,
    ficarão para trás cheios de vergonha.

A cegueira de Israel

18 “Ouçam, ó surdos!
    Olhem e vejam, ó cegos!
19 Ninguém é tão cego como o meu servo[d]
    nem tão surdo como o meu enviado.
Ninguém é tão cego como o meu povo escolhido,
    o servo do SENHOR.
20 Ele vê muitas coisas
    mas não as entende,
tem os ouvidos abertos
    mas não ouve nada”.
21 O SENHOR quer que eles façam o que é justo.
    Ele quer que eles exaltem os seus maravilhosos ensinamentos.
22 Mas este povo foi assaltado e saqueado.
    Foram todos presos em côvas e colocados em prisões.
Foram capturados e ninguém vai libertá-los.
    Foram levados e ninguém diz: “Deixem que eles voltem!”

23 Qual de vocês estará atento a estas coisas?
    Quem prestará muita atenção no futuro?
24 Quem deixou que o povo de Jacó fosse despojado?
    Quem deixou que Israel fosse roubado?
Não foi o SENHOR, contra quem pecamos?
    O povo não quis
seguir os seus caminhos,
    nem obedecer à sua lei!
25 Por isso ele derramou sobre Israel
    a sua grande ira e a violência da guerra.
Foi como se eles estivessem rodeados de chamas,
    mas mesmo assim eles não quiseram saber.
Foi como se eles estivessem queimando,
    mas mesmo assim eles não quiseram saber.

O amor e o poder de Deus

43 Assim diz o SENHOR, aquele que criou você, ó Jacó,
    aquele que o formou, ó Israel:
“Não tenha medo, porque eu o resgatei.
    Eu dei a você seu nome, e por isso me pertence.
Quando você atravessar as águas,
    estarei com você.
Quando você atravessar os rios,
    não se afogará.
Quando você passar pelo fogo,
    não se queimará,
    as chamas não o alcançarão.
Porque eu sou o SENHOR, seu Deus,
    o Santo de Israel, o seu Salvador.
Dou o Egito como resgate pela sua libertação,
    entrego a Etiópia e Sebá em pagamento por você.
Para mim, você é muito precioso,
    digno de estima e eu o amo muito.
Troco outros por você,
    e nações pela sua vida.
Não tenha medo, pois eu estou com você.
    Trarei os seus filhos desde o leste,
    e desde o oeste os juntarei a você.
Darei esta ordem ao norte: ‘Soltem-nos!’
    e ao sul: ‘Deixem eles saírem!’
Tragam os meus filhos de lá longe,
    tragam as minhas filhas dos confins da terra.
Tragam a mim todos os que são meus,
    as pessoas que têm o meu nome.
Eu fiz todos eles para minha glória,
    Eu formei todos eles, e eles são meus.

“Que venha o povo que tem olhos, mas é cego;
    que tem ouvidos, mas é surdo.
Que se juntem todas as nações,
    e se reúnam todos os povos.
Quem entre os deuses predisse que isto iria acontecer?
    Quem anunciou o que já aconteceu no passado?
Que apresentem o seu testemunho
    como prova de que estavam certos
    e que as pessoas digam se é verdade ou não.

10 “Vocês são as minhas testemunhas,
    e o meu servo, aquele que eu escolhi,
para saberem,
    acreditarem e compreenderem
    que eu sou Deus.
Antes de mim não houve nenhum deus,
    e depois de mim não haverá outro.
11 Eu, e só eu, sou o SENHOR,
    e além de mim não há outro Salvador.
12 Fui eu quem disse a vocês, e fui eu quem os salvei.
    Eu também lhes revelei essas coisas.
Fui eu, e não um deus estrangeiro entre vocês.
    Vocês são as minhas testemunhas, e eu sou Deus.
13 Eu sou Deus desde sempre,
    ninguém pode se livrar da minha mão;
    e o que eu faço ninguém pode desfazer”.

Footnotes

  1. 41.25 homem do norte Uma possível referência a Ciro, rei dos persas, que reinou desde 550 a.C. a 530 a.C.
  2. 42.8 Eu sou Yavé Ver Êx 3.14.
  3. 42.11 Selá Cidade situada ao sul do mar Morto.
  4. 42.19 meu servo Aqui se refere ao povo de Israel.