Add parallel Print Page Options

14 Assim diz o Senhor, teu Redentor, o Santo de Israel: Por amor de vós, enviei inimigos contra a Babilônia e a todos farei descer como fugitivos, isto é, os caldeus, nos navios com que se vangloriavam. 15 Eu sou o Senhor, vosso Santo, o Criador de Israel, vosso Rei. 16 Assim diz o Senhor, o que preparou no mar um caminho e nas águas impetuosas, uma vereda; 17 o que trouxe o carro e o cavalo, o exército e a força; eles juntamente se deitaram e nunca se levantarão; estão extintos e como um pavio, se apagaram. 18 Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. 19 Eis que farei uma coisa nova, e, agora, sairá à luz; porventura, não a sabereis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo. 20 Os animais do campo me servirão, os dragões e os filhos do avestruz; porque porei águas no deserto e rios, no ermo, para dar de beber ao meu povo, ao meu eleito. 21 Esse povo que formei para mim, para que me desse louvor.

22 Contudo, tu não me invocaste a mim, ó Jacó, mas te cansaste de mim, ó Israel. 23 Não me trouxeste o gado miúdo dos teus holocaustos, nem me honraste com os teus sacrifícios; não te fiz servir com ofertas, nem te fatiguei com incenso. 24 Não me compraste por dinheiro cana aromática, nem com a gordura dos teus sacrifícios me encheste, mas me deste trabalho com os teus pecados e me cansaste com as tuas maldades. 25 Eu, eu mesmo, sou o que apaga as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados me não lembro. 26 Procura lembrar-me; entremos em juízo juntamente; apresenta as tuas razões, para que te possa justificar. 27 Teu primeiro pai pecou, e os teus intérpretes prevaricaram contra mim. 28 Pelo que profanarei os maiorais do santuário e farei de Jacó um anátema e de Israel, um opróbrio.

A soberania de Deus. A vaidade dos ídolos

44 Agora, pois, ouve, ó Jacó, servo meu, e tu, ó Israel, a quem escolhi. Assim diz o Senhor que te criou, e te formou desde o ventre, e que te ajudará: Não temas, ó Jacó, servo meu, e tu, Jesurum, a quem escolhi. Porque derramarei água sobre o sedento e rios, sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade e a minha bênção, sobre os teus descendentes. E brotarão entre a erva, como salgueiros junto aos ribeiros das águas. Este dirá: Eu sou do Senhor; e aquele se chamará do nome de Jacó; e aquele outro escreverá com a mão: Eu sou do Senhor; e por sobrenome tomará o nome de Israel.

Assim diz o Senhor, Rei de Israel e seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e fora de mim não Deus. E quem chamará como eu, e anunciará isso, e o porá em ordem perante mim, desde que ordenei um povo eterno? Este que anuncie as coisas futuras e as que ainda hão de vir. Não vos assombreis, nem temais; porventura, desde então, não vo-lo fiz ouvir e não vo-lo anunciei? Porque vós sois as minhas testemunhas. Há outro Deus além de mim? Não! Não há outra Rocha que eu conheça.

Todos os artífices de imagens de escultura são vaidade, e as suas coisas mais desejáveis são de nenhum préstimo; e suas mesmas testemunhas nada veem, nem entendem, para que eles sejam confundidos. 10 Quem forma um deus e funde uma imagem de escultura, que é de nenhum préstimo? 11 Eis que todos os seus seguidores ficarão confundidos, pois os mesmos artífices são dentre os homens; ajuntem-se todos e levantem-se; assombrar-se-ão e serão juntamente confundidos.

12 O ferreiro faz o machado, e trabalha nas brasas, e o forma com martelos, e o lavra com a força do seu braço; ele tem fome, e a sua força falta, e não bebe água, e desfalece. 13 O carpinteiro estende a régua, e emprega a almagra, e aplaina com o cepilho, e marca com o compasso, e faz o seu deus à semelhança de um homem, segundo a forma de um homem, para ficar em casa. 14 Tomou para si cedros, ou toma um cipreste, ou um carvalho e esforça-se contra as árvores do bosque; planta um olmeiro, e a chuva o faz crescer. 15 Então, servirão ao homem para queimar; com isso, se aquenta e coze o pão; também faz um deus e se prostra diante dele; fabrica uma imagem de escultura e ajoelha diante dela. 16 Metade queima, com a outra metade come carne; assa-a e farta-se; também se aquenta e diz: Ora, me aquentei, já vi o fogo. 17 Então, do resto faz um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, e se inclina, e lhe dirige a sua oração, e diz: Livra-me, porquanto tu és o meu deus. 18 Nada sabem, nem entendem; porque se lhe untaram os olhos, para que não vejam, e o coração, para que não entendam. 19 E nenhum deles toma isso a peito, e já não têm conhecimento nem entendimento para dizer: Metade queimei, e cozi pão sobre as suas brasas, e assei sobre elas carne, e a comi; e faria eu do resto uma abominação? Ajoelhar-me-ia eu ao que saiu de uma árvore? 20 Apascenta-se de cinza; o seu coração enganado o desviou, de maneira que não pode livrar a sua alma, nem dizer: Não há uma mentira na minha mão direita?

A promessa de livramento. A vinda de Ciro

21 Lembra-te dessas coisas, ó Jacó, e, tu, Israel, porquanto és meu servo; eu te formei, meu servo és, ó Israel; não me esquecerei de ti. 22 Desfaço as tuas transgressões como a névoa, e os teus pecados, como a nuvem; torna-te para mim, porque eu te remi. 23 Cantai alegres, vós, ó céus, porque o Senhor fez isso; exultai vós, as partes mais baixas da terra; vós, montes, retumbai com júbilo; também vós, bosques e todas as árvores em vós; porque o Senhor remiu a Jacó e glorificou-se em Israel.

24 Assim diz o Senhor, teu Redentor, e que te formou desde o ventre: Eu sou o Senhor que faço todas as coisas, que estendo os céus e espraio a terra por mim mesmo; 25 que desfaço os sinais dos inventores de mentiras e enlouqueço os adivinhos; que faço tornar atrás os sábios e transtorno a ciência deles; 26 sou eu quem confirma a palavra do seu servo e cumpre o conselho dos seus mensageiros; quem diz a Jerusalém: Tu serás habitada, e às cidades de Judá: Sereis reedificadas, e eu levantarei as suas ruínas; 27 quem diz à profundeza: Seca-te, e eu secarei os teus rios; 28 quem diz de Ciro: É meu pastor e cumprirá tudo o que me apraz; dizendo também a Jerusalém: Sê edificada; e ao templo: Funda-te.

45 Assim diz o Senhor ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela sua mão direita, para abater as nações diante de sua face; eu soltarei os lombos dos reis, para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão. Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortos; quebrarei as portas de bronze e despedaçarei os ferrolhos de ferro. E te darei os tesouros das escuridades e as riquezas encobertas, para que possas saber que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome. Por amor de meu servo Jacó e de Israel, meu eleito, eu a ti te chamarei pelo teu nome; pus-te o teu sobrenome, ainda que não me conhecesses. Eu sou o Senhor, e não há outro; fora de mim, não deus; eu te cingirei, ainda que tu me não conheças. Para que se saiba desde o nascente do sol e desde o poente que fora de mim não outro; eu sou o Senhor, e não outro. Eu formo a luz e crio as trevas; eu faço a paz e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas essas coisas.

14 O SENHOR, aquele que os liberta,
    o Santo de Israel, declara:
“Por vocês enviarei um exército contra a Babilônia
    e todos eles fugirão.
Os seus gritos de vitória
    se transformarão em gritos de lamento.
15 Eu sou o SENHOR, o seu Santo,
    aquele que criou Israel, o seu Rei”.

16 O Senhor está abrindo um caminho no meio do mar,
    uma estrada no meio das águas turbulentas para o seu povo.
Assim diz o SENHOR:
17 “Todos aqueles que lutam contra mim serão destruídos,
    mesmo que venham com os seus carros, cavalos e guerreiros.
Todos eles cairão
    e não se levantarão mais.
Desaparecerão, serão apagados
    como quando se apaga uma vela.
18 Por isso não se lembrem mais do que aconteceu antes,
    nem pensem mais no passado.
19 Agora vou fazer uma coisa nova.
    Já está acontecendo!
    Vocês já podem vê-la!
Vou fazer um caminho no deserto
    e rios na terra árida.
20 Os animais selvagens me respeitarão,
    os chacais e as corujas.
Porque farei brotar água no deserto
    e haverá rios nas terras áridas
    para dar de beber ao meu povo escolhido.
21 Esse povo que formei para mim mesmo
    contará as minhas obras gloriosas.

22 “Mas você não me chamou, ó Jacó;
    pois ficou cansado de mim, ó Israel.
23 Não me trouxe cordeiros para os sacrifícios queimados,
    nem me honrou com os seus sacrifícios.
Eu não o incomodei pedindo ofertas,
    nem pedindo incenso.
24 Você não gastou dinheiro para comprar incenso para mim,
    nem me agradou com a gordura dos seus sacrifícios.
Mas me fez suportar os seus pecados
    e me cansou com as suas maldades.
25 Eu, sim, eu sou quem apaga as suas transgressões.
    Eu faço isso porque sou fiel.
    Eu não me lembrarei dos seus pecados.
26 Lembre-me o que tem contra mim,
    apresente o seu caso no tribunal,
    mostre-me que tem razão.
27 O pai da sua nação pecou
    e os seus mediadores revoltaram-se contra mim.
28 Por isso envergonhei os príncipes do templo,
    deixei que destruíssem Jacó
    e que Israel fosse humilhado.

O SENHOR é o único Deus

44 “Mas agora ouça, ó Jacó, meu servo,
    e Israel, a quem escolhi.
Eu sou o SENHOR, aquele que fez você.
    Eu sou aquele que o formou no ventre da sua mãe,
    e que vai ajudá-lo.
Não tenha medo, Jacó, meu servo,
    Jesurum[a], meu escolhido.
Porque eu regarei com água o país que tem sede
    e com rios a terra seca.
Derramarei o meu Espírito sobre os seus filhos
    e as minhas bênçãos sobre os seus descendentes.
Eles crescerão como erva bem regada,
    como salgueiros nas margens dos rios.
Um dirá: ‘Pertenço ao SENHOR’.
    Outro dará a si mesmo o nome de Jacó.
Outro escreverá na sua mão: ‘Sou do SENHOR’,
    e tomará para si o nome de Israel”.

Assim diz o SENHOR, o Rei de Israel, e o seu Redentor, o SENHOR Todo-Poderoso:

“Eu sou o primeiro e eu sou o último;
    só eu sou Deus, não há outro.
Existe alguém como eu?
    Se existir, que esse deus fale agora.
Que ele anuncie as coisas que fez
    desde os tempos antigos, quando eu fiz as pessoas.
Que ele mostre todos os sinais que ele revelou,
    provando que ele sabia dos acontecimentos do futuro!
Não tenham medo, não temam.
    Eu sempre disse e anunciei, desde tempos antigos, tudo o que iria acontecer com vocês.
Vocês são minhas testemunhas.
    Há outro Deus que não seja eu? Não, eu sou o único.
    Não há outra rocha de refúgio, eu sou o único”.

Contra a idolatria

Os que fazem ídolos não são nada
    e os ídolos que eles tanto estimam não têm valor.
Aqueles que são suas testemunhas
    são cegos e não entendem nada,
    para assim serem envergonhados.
10 Quem fez este deus falso?
    Quem fez este ídolo que não serve para nada?
11 Todos os que o adoram serão envergonhados,
    pois adoram o que foi feito por seres humanos.
Que todos se juntem e se apresentem.
    Eles ficarão tremendo e cheios de vergonha.

12 O ferreiro corta o metal sobre as brasas
    com a sua ferramenta.
Dá forma ao ídolo com o martelo,
    e com a força dos seus braços.
Mas precisa de comida porque se sente fraco,
    bebe porque está esgotado.
13 O carpinteiro tira as medidas com a régua,
    faz um desenho como o lápis.
Dá forma ao ídolo com um formão
    e o marca com um compasso.
Dá a ele a forma de um homem,
    para colocá-lo num templo.
14 Ele corta um cedro, escolhe um cipreste ou um carvalho
    e deixa que eles cresçam entre as outras árvores da floresta.
Ou então planta um pinheiro
    e espera que a chuva o faça crescer.
15 Quando cresce, a sua madeira
    serve de lenha para o lume.
    Com parte da madeira o homem se aquece;
com outra parte
    ele faz fogo e coze o pão;
e com outra parte
    ele faz um deus e o adora,
    faz um ídolo e inclina-se diante dele.
16 Com a madeira, acende o fogo, assa a carne,
    come e fica satisfeito.
Com ela também se aquece e diz:
    “Me sinto bem esquentando-me com este fogo”.
17 Com o resto da madeira, ele faz um deus, um ídolo,
    e inclina-se diante dele para adorá-lo.
Depois ora ao ídolo dizendo:
    “Salve-me, porque você é o meu deus!”

18 Eles não sabem nada!
    Eles não entendem nada!
Os seus olhos estão cobertos para não ver,
    e as suas mentes, cobertas para não entender.
19 Ninguém pensa,
    ninguém tem o conhecimento
    nem a inteligência para dizer:
“Usei metade da árvore para acender o fogo,
    cozi pão nas brasas,
    e assei um pedaço de carne para comer.
Como é possível que agora eu faça um ídolo vergonhoso
    com o resto da lenha?
Como é possível que me ajoelhe
    diante de um pedaço de madeira?”
20 Quem faz isso alimenta-se de cinza.
    A sua mente confusa o desvia.
Ele não pode salvar a si mesmo, nem dizer:
    “O que tenho na minha mão direita é um deus falso”.

Deus protege Israel

21 “Lembre-se destas coisas, ó Jacó,
    porque você é o meu servo, ó Israel.
Fui eu que fiz você, por isso é o meu servo.
    Nunca esquecerei de você, ó Israel.
22 Como a nuvem se dissipa,
    assim eu dissipei as suas maldades,
e os seus pecados,
    como a neblina da manhã”.

23 Cantem, ó céus, pelo que o SENHOR fez!
    Gritem de alegria, ó profundezas da terra!
Cantem de júbilo, vocês, montanhas, florestas
    e todas as suas árvores.
Porque o SENHOR salvou Jacó,
    ele mostra a sua glória através de Israel.
24 Assim diz o SENHOR, o seu Salvador,
    que lhe deu forma no ventre da sua mãe:
“Eu sou o SENHOR, o Criador de tudo,
    sozinho eu estendi os céus,
    e formei a terra sem a ajuda de ninguém”.

25 Eu não deixo que se cumpram as mensagens dos falsos profetas,
    faço de tolos os adivinhos.
Obrigo os sábios a voltarem atrás
    e transformo a sua sabedoria em loucura.
26 Mas realizo as palavras do meu servo
    e faço que se cumpram os planos dos meus mensageiros.
Sou eu quem digo acerca de Jerusalém:
    “Você voltará a ser habitada”.
E acerca das cidades de Judá:
    “Vocês serão reconstruídas”,
e das suas ruínas:
    “Voltarei a edificá-las”.
27 Sou eu quem digo ao mar profundo:
    “Torne-se em terra seca!
    E que os seus afluentes sequem também”.
28 Sou eu quem digo a Ciro: “Você é o meu pastor”.
    Ele fará tudo o que me agrada.
Ele dirá acerca de Jerusalém:
    “Que seja reconstruída”,
e do templo:
    “Sejam novamente lançados os seus alicerces”.

Ciro, o escolhido de Deus

45 Assim diz o SENHOR a Ciro, o seu rei escolhido[b]:
    “Eu dei a você força
para conquistar as nações
    e tirar os seus reis do poder,
para abrir as portas das cidades,
    de maneira que ninguém as possa fechar de novo.

“Caminharei diante de você
    para aplanar as muralhas das cidades.
Derrubarei as portas de bronze
    e cortarei as grades de ferro.
Vou dar a você tesouros escondidos
    e riquezas guardadas em lugares secretos.
Assim você saberá que eu sou o SENHOR,
    o Deus de Israel, que chama você pelo seu nome.
Por amor ao meu servo Jacó
    e a Israel, meu escolhido,
eu chamei você pelo seu nome
    e lhe dei um título de honra
    embora não me conheça.

“Eu sou o SENHOR, e não há outro;
    eu sou o único Deus que existe.
Dei a você o poder,
    embora não me conheça.
Dei a você o poder para que todos saibam, de leste a oeste,
    que eu sou o único Deus que existe.
    Eu sou o SENHOR, e não há mais ninguém.
Eu faço a luz e crio a escuridão.
    Eu trago a paz e crio a desgraça.
    Eu, o SENHOR, faço todas essas coisas.

Footnotes

  1. 44.2 Jesurum Nome carinhoso dado a Israel. Significa “bom, reto, honesto”. Ver Dt 32.15; 33.5,26.
  2. 45.1 rei escolhido Literalmente, “o seu ungido”.