Add parallel Print Page Options

A aparição, as dores e a glória do Messias

13 Eis que o meu servo operará com prudência; será engrandecido, e elevado, e mui sublime. 14 Como pasmaram muitos à vista dele, pois a sua aparência estava tão desfigurada, mais do que o de outro qualquer, e a sua figura, mais do que a dos outros filhos dos homens. 15 Assim, borrifará muitas nações, e os reis fecharão a boca por causa dele, porque aquilo que não lhes foi anunciado verão, e aquilo que eles não ouviram entenderão.

53 Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do Senhor? Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha parecer nem formosura; e, olhando nós para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos. Era desprezado e o mais indigno entre os homens, homem de dores, experimentado nos trabalhos e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.

Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados. Todos nós andamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. Ele foi oprimido, mas não abriu a boca; como um cordeiro, foi levado ao matadouro e, como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca. Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes e pela transgressão do meu povo foi ele atingido. E puseram a sua sepultura com os ímpios e com o rico, na sua morte; porquanto nunca fez injustiça, nem houve engano na sua boca.

10 Todavia, ao Senhor agradou o moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os dias, e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão. 11 O trabalho da sua alma ele verá e ficará satisfeito; com o seu conhecimento, o meu servo, o justo, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si. 12 Pelo que lhe darei a parte de muitos, e, com os poderosos, repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu.

O progresso e a glória de Sião

54 Canta alegremente, ó estéril que não deste à luz! Exulta de prazer com alegre canto e exclama, tu que não tiveste dores de parto! Porque mais são os filhos da solitária do que os filhos da casada, diz o Senhor. Amplia o lugar da tua tenda, e as cortinas das tuas habitações se estendam; não o impeças; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas. Porque trasbordarás à mão direita e à esquerda; e a tua posteridade possuirá as nações e fará que sejam habitadas as cidades assoladas.

Não temas, porque não serás envergonhada; e não te envergonhes, porque não serás confundida; antes, te esquecerás da vergonha da tua mocidade e não te lembrarás mais do opróbrio da tua viuvez. Porque o teu Criador é o teu marido; Senhor dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; ele será chamado o Deus de toda a terra. Porque o Senhor te chamou como a uma mulher desamparada e triste de espírito; como a uma mulher da mocidade, que é desprezada, diz o teu Deus. Por um pequeno momento, te deixei, mas com grande misericórdia te recolherei; em grande ira, escondi a face de ti por um momento; mas com benignidade eterna me compadecerei de ti, diz o Senhor, o teu Redentor. Porque isso será para mim como as águas de Noé; pois jurei que as águas de Noé não inundariam mais a terra; assim jurei que não me irarei mais contra ti, nem te repreenderei. 10 Porque as montanhas se desviarão e os outeiros tremerão; mas a minha benignidade não se desviará de ti, e o concerto da minha paz não mudará, diz o Senhor, que se compadece de ti.

11 Ó oprimida, arrojada com a tormenta e desconsolada! Eis que eu porei as tuas pedras com todo o ornamento e te fundarei sobre safiras. 12 E as tuas janelas farei cristalinas e as tuas portas, de rubins, e todos os teus termos, de pedras aprazíveis. 13 E todos os teus filhos serão discípulos do Senhor; e a paz de teus filhos será abundante. 14 Com justiça serás confirmada e estarás longe da opressão, porque não temerás; e também do espanto, porque não chegará a ti. 15 Eis que poderão vir a juntar-se, mas não será por mim; quem se ajuntar contra ti, cairá por amor de ti. 16 Eis que eu criei o ferreiro, que assopra as brasas no fogo, que produz a ferramenta para a sua obra; também criei o assolador, para destruir. 17 Toda ferramenta preparada contra ti não prosperará; e toda língua que se levantar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do Senhor e a sua justiça que vem de mim, diz o Senhor.

Todo o povo é convidado a procurar a salvação

55 Ó vós todos os que tendes sede, vinde às águas, e vós que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura. Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei um concerto perpétuo, dando-vos as firmes beneficências de Davi. Eis que eu o dei como testemunha aos povos, como príncipe e governador dos povos. Eis que chamarás a uma nação que não conheces, e uma nação que nunca te conheceu correrá para ti, por amor do Senhor, teu Deus, e do Santo de Israel; porque ele te glorificou.

Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno, os seus pensamentos e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos. 10 Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, mas regam a terra e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, 11 assim será a palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia; antes, fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a enviei. 12 Porque, com alegria, saireis e, em paz, sereis guiados; os montes e os outeiros exclamarão de prazer perante a vossa face, e todas as árvores do campo baterão palmas. 13 Em lugar do espinheiro, crescerá a faia, e, em lugar da sarça, crescerá a murta; isso será para o Senhor por nome, por sinal eterno, que nunca se apagará.

Exaltação e sofrimento do servo de Deus

13 O Senhor diz: “Vejam, o meu servo terá sucesso naquilo que irá fazer;
    e ele será exaltado a uma posição de muita honra.
14 Muitas pessoas ficaram espantadas por causa dele[a].
    Bateram tanto nele que elas mal podiam reconhecê-lo quando o viram.
Ele estava tão desfigurado
    que nem parecia ser uma pessoa.
15 Mas também é verdade que muitas nações ficarão maravilhadas por causa dele.
    Os reis olharão para ele e ficarão sem palavras.
Eles não irão ouvir a história sobre o meu servo,
    mas eles verão isso acontecendo!
Eles não irão ouvir essa história,
    mas eles a entenderão!”
53 Quem acreditou naquilo que ouvimos?
    Quem viu nele o grande poder do SENHOR?
Ele sempre esteve com Deus.
    Ele cresceu como um rebento,
    como uma raiz em terra seca.
Ele não tinha beleza ou majestade
    para atrair a nossa atenção;
não havia nada na sua aparência
    para que gostássemos dele.
Ele foi desprezado pelas pessoas, e até os seus amigos o abandonaram.
    Ele foi um homem que sofreu muita dor.
Nós o tratamos como se fosse alguém sem importância,
    como se fosse alguém que as pessoas evitam ou nem olham para ela.

Na verdade, foram os nossos sofrimentos que ele levou sobre si mesmo;
    ele sofreu as nossas dores.
Embora nós pensássemos que Deus o tinha castigado,
    ferido e humilhado pelo que ele tinha feito,
na realidade ele foi castigado por causa daquilo que nós tínhamos feito.
    Ele foi esmagado pelas nossas maldades.
Ele recebeu o castigo que nós merecíamos, e isso nos trouxe a paz.
    Nós fomos curados pelas suas feridas!
Todos nós andávamos perdidos como ovelhas;
    cada um seguia o seu próprio caminho.
Mas o SENHOR fez cair sobre ele
    o castigo que nós merecíamos.

Ele foi tratado cruelmente e torturado,
    mas ele não protestou.
Ele ficou calado
    como um cordeiro que é levado para o matadouro.
Ele era como uma ovelha que fica calada diante dos seus tosquiadores.
    Ele nunca abriu a sua boca para se defender.
Depois de ter sido preso e condenado injustamente,
    ele foi levado para ser morto sem que ninguém se importasse com isso!
Mas na realidade ele foi morto
    por causa dos pecados do seu[b] povo.
Ele nunca fez mal a ninguém.
    Ele nunca enganou ninguém.
Mas ele foi sepultado ao lado de criminosos.
    Ele foi enterrado com os ricos.

10 Mas o SENHOR quis que o seu humilde servo
    fosse esmagado e sofresse muito,
para que a sua vida fosse um sacrifício pelo nosso pecado.
    Por isso o seu servo verá os seus descendentes
e viverá por muito tempo.
    Ele será bem-sucedido fazendo a vontade do SENHOR.
11 Depois desse terrível sofrimento, ele verá a luz[c],
    e ficará satisfeito com o resultado daquilo que ele fez.
O Senhor diz: “O meu servo, que é justo, vai receber o castigo das maldades de muitos
    para que eles não sejam condenados.
12 Eu irei aceitá-los, e eles serão para ele como a sua herança.
    Eles serão a sua recompensa pela sua vitória.
Eu farei isso porque ele entregou voluntariamente a sua vida por eles
    e foi tratado como um criminoso
    ao levar sobre si o castigo de muitos.
Agora ele está diante de mim
    e defende aqueles que tinham se rebelado contra mim”.

O amor de Deus por Israel

54 O SENHOR diz:
    “Grite de alegria, ó mulher estéril,
você que nunca teve dores de parto,
    grite de júbilo e de alegria.
Porque os filhos da mulher abandonada[d]
    serão mais do que os da mulher que tem marido.
Faça tudo o que puder
    para alargar o espaço da sua tenda
    e aumentar as suas cortinas.
Estique as suas cordas
    e prenda bem as estacas.
Porque você crescerá para a direita e para a esquerda.
    Os seus descendentes dominarão as nações
    e ocuparão as cidades abandonadas.
Não tenha medo
    porque não voltará a sofrer vergonha.
Não desanime,
    não voltará a ser humilhada.
Esquecerá a vergonha da sua juventude
    e nunca mais se lembrará da humilhação da sua viuvez.
Porque o seu Criador é o seu marido[e],
    o seu nome é o SENHOR Todo-Poderoso.
O Santo de Israel é o seu Salvador[f].
    Ele é conhecido como o Deus de todo o mundo.

“Você era como uma esposa
    abandonada e aflita,
como uma mulher casada,
    rejeitada quando ainda era jovem.
Mas o SENHOR chamou você e disse:
‘Abandonei você por um instante,
    mas voltarei a unir-me com você com muita compaixão.
Cheio de ira e por pouco tempo me escondi de você,
    mas com amor eterno terei compaixão de você’.
    Assim diz o SENHOR, o seu Salvador.

“Assim como prometi a Noé
    que as águas do dilúvio nunca mais iriam encher a terra,
prometo agora também nunca mais me irritar com você
    e nunca mais tornar a ameaçá-la.
10 Embora os montes sejam abalados
    e as colinas tremam,
o meu amor fiel por você continuará firme
    e a minha aliança de paz não será removida”.
    Assim diz o SENHOR, que ama você.

11 “Cidade aflita, sacudida por tempestades
    e sem ninguém que a console.
Eu mesmo vou reconstruí-la, colocarei as suas pedras sobre turquesas
    e colocarei os seus alicerces sobre safiras.
12 Com rubis construirei as suas torres
    e com joias, as suas portas.
    Construirei os seus muros com pedras preciosas.
13 Todos os seus filhos serão ensinados pelo SENHOR,
    e grande será a prosperidade dos seus filhos.
14 Sobre a justiça será estabelecida,
    livre de qualquer opressão e sem nenhum temor.
Não terá mais terror,
    porque o terror não se aproximará de você.
15 Se alguém atacar você, não fui eu que o enviei;
    e quem atacar você, cairá na sua frente.

16 “Olhe, fui eu quem criou o ferreiro
    que sopra nas brasas do fogo
    e produz todo tipo de ferramentas de trabalho.
E fui eu também quem criou o destruidor
    para destruir.
17 Qualquer arma fabricada para lhe fazer mal
    nunca terá sucesso.
Todo aquele que quiser condená-la
    será ele mesmo condenado.
Essa é a vantagem que têm os servos do SENHOR,
    e esta é a defesa que lhes prometo”.
    Assim declara o SENHOR.

A verdadeira comida

55 “Venham! Venham beber desta água
    todos os que têm sede!
Venham os que não têm dinheiro,
    comprem trigo e comam!
Comprem vinho e leite
    de graça, sem terem que pagar!
Por que gastam dinheiro
    para comprar o que não é a verdadeira comida?
Por que trabalham tanto
    naquilo que não satisfaz completamente?
Mas se ouvirem o que eu digo,
    comerão o que é bom e ficarão satisfeitos.
Prestem atenção e venham a mim,
    ouçam-me e vivam para sempre!
Farei com vocês uma aliança eterna,
    cumprirei as boas promessas que fiz a Davi.
Vejam, fiz dele a minha testemunha para as nações,
    o chefe e governante dos povos.
Vocês chamarão povos que antes não conheciam
    e eles virão correndo.
Porque assim o SENHOR, seu Deus,
    o Santo de Israel honrou vocês”.

Procurem o SENHOR enquanto vocês têm oportunidade de encontrá-lo;
    chamem por ele enquanto está perto.
Que o ímpio deixe de fazer o mal
    e o mau deixe os seus planos desonestos.
Que eles voltem para o SENHOR
    e ele terá compaixão deles.
Que voltem para o nosso Deus,
    pois ele está pronto para perdoá-los.

Pois o SENHOR diz:
“Os meus pensamentos são muito diferentes dos seus pensamentos,
    e a minha maneira de fazer as coisas é muito diferente da maneira de vocês.
Assim como o céu é mais alto do que a terra,
    também o que faço é superior ao que vocês fazem,
    e os meus pensamentos são superiores aos seus.
10 A chuva e a neve caem dos céus
    e não voltam para lá sem primeiro regarem a terra,
tornando-a fértil e fazendo-a germinar.
    Então a terra produz sementes para o semeador e comida para as pessoas.
11 O mesmo acontece com a palavra que sai da minha boca,
    não voltará para mim sem fazer nada.
Primeiro realizará a minha vontade
    e cumprirá o meu propósito.

12 “Vocês sairão de lá com alegria
    e serão conduzidos em segurança.
Os montes e as montanhas cantarão com alegria
    e as árvores do campo baterão palmas.
13 Em vez de espinhos, crescerão pinheiros
    e em vez de urtigas crescerão moitas.
Isso trará honra ao SENHOR,
    e será um sinal eterno, que nunca será destruído”.

Footnotes

  1. 52.14 dele Segundo as versões siríaca e Aramaica. O TM tem: “de você”.
  2. 53.8 seu De acordo com Qumran. O TM e a LXX têm: “meu”.
  3. 53.11 a luz Segundo os manuscritos do mar Morto e da LXX. O TM não tem estas palavras.
  4. 54.1 mulher abandonada Refere-se à cidade de Jerusalém. A palavra hebraica para “abandonada” é semelhante à palavra para “destruída”.
  5. 54.5 marido Esta palavra em hebraico é parecida com o nome Baal. Desta forma quer se afirmar que o verdadeiro Deus é o Senhor, não o deus falso Baal.
  6. 54.5 Salvador ou “Redentor, Defensor”. Era quem tomava conta e protegia a família de um parente que tivesse falecido. Geralmente ele re-comprava (resgatava, redimia, defendia) os seus parentes pobres que tinham sido vendidos como escravos e dava-lhes a liberdade.