Add parallel Print Page Options

A salvação é proclamada

61 O Espírito do Senhor Jeová está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; a ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê ornamento por cinza, óleo de gozo por tristeza, veste de louvor por espírito angustiado, a fim de que se chamem árvores de justiça, plantação do Senhor, para que ele seja glorificado.

E edificarão os lugares antigamente assolados, e restaurarão os de antes destruídos, e renovarão as cidades assoladas, destruídas de geração em geração. E haverá estrangeiros que apascentarão os vossos rebanhos, e estranhos serão os vossos lavradores e os vossos vinhateiros. Mas vós sereis chamados sacerdotes do Senhor, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis das riquezas das nações e na sua glória vos gloriareis. Por vossa dupla vergonha e afronta, exultarão pela sua parte; pelo que, na sua terra, possuirão o dobro e terão perpétua alegria. Porque eu, o Senhor, amo o juízo, e aborreço a iniquidade; eu lhes darei sua recompensa em verdade e farei um concerto eterno com eles. E a sua posteridade será conhecida entre as nações, e os seus descendentes, no meio dos povos; todos quantos os virem os conhecerão como semente bendita do Senhor.

10 Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegra no meu Deus, porque me vestiu de vestes de salvação, me cobriu com o manto de justiça, como um noivo que se adorna com atavios e como noiva que se enfeita com as suas joias. 11 Porque, como a terra produz os seus renovos, e como o horto faz brotar o que nele se semeia, assim o Senhor Jeová fará brotar a justiça e o louvor para todas as nações.

A glória futura de Jerusalém

62 Por amor de Sião, me não calarei e, por amor de Jerusalém, me não aquietarei, até que saia a sua justiça como um resplendor, e a sua salvação, como uma tocha acesa. E as nações verão a tua justiça, e todos os reis, a tua glória; e chamar-te-ão por um nome novo, que a boca do Senhor nomeará. E serás uma coroa de glória na mão do Senhor e um diadema real na mão do teu Deus. Nunca mais te chamarão Desamparada, nem a tua terra se denominará jamais Assolada; mas chamar-te-ão Hefzibá; e à tua terra, Beulá, porque o Senhor se agrada de ti; e com a tua terra o Senhor se casará. Porque, como o jovem se casa com a donzela, assim teus filhos se casarão contigo; e, como o noivo se alegra com a noiva, assim se alegrará contigo o teu Deus.

Ó Jerusalém! Sobre os teus muros pus guardas, que todo o dia e toda a noite se não calarão; ó vós que fazeis menção do Senhor, não haja silêncio em vós, nem estejais em silêncio, até que confirme e até que ponha a Jerusalém por louvor na terra. Jurou o Senhor pela sua mão direita e pelo braço da sua força: Nunca mais darei o teu trigo por comida aos teus inimigos, nem os estranhos beberão o teu mosto, em que trabalhaste. Mas os que o ajuntarem o comerão e louvarão ao Senhor; e os que o colherem beberão nos átrios do meu santuário.

10 Passai, passai pelas portas; preparai o caminho ao povo; aplainai, aplainai a estrada, limpai-a das pedras; arvorai a bandeira aos povos. 11 Eis que o Senhor fez ouvir até às extremidades da terra: Dizei à filha de Sião: Eis que a tua salvação vem; eis que com ele vem o seu galardão, e a sua obra, diante dele. 12 E chamar-lhes-ão povo santo, os remidos do Senhor; e tu serás chamada Procurada, Cidade não desamparada.

Deus salva e vinga o seu povo

63 Quem é este que vem de Edom, de Bozra, com vestes tintas? Este que é glorioso em sua vestidura, que marcha com a sua grande força? Eu, que falo em justiça, poderoso para salvar. Por que está vermelha a tua vestidura? E as tuas vestes, como as daquele que pisa uvas no lagar? Eu sozinho pisei no lagar, e dos povos ninguém se achava comigo; e os pisei na minha ira e os esmaguei no meu furor; e o seu sangue salpicou as minhas vestes, e manchei toda a minha vestidura. Porque o dia da vingança estava no meu coração, e o ano dos meus redimidos é chegado. E olhei, e não havia quem me ajudasse; e espantei-me de não haver quem me sustivesse; pelo que o meu braço me trouxe a salvação, e o meu furor me susteve. E pisei os povos na minha ira e os embriaguei no meu furor, e a sua força derribei por terra.

Ações de graças, confissões e súplicas do povo de Deus

As benignidades do Senhor mencionarei e os muitos louvores do Senhor, consoante tudo o que o Senhor nos concedeu, e a grande bondade para com a casa de Israel, que usou com eles segundo as suas misericórdias e segundo a multidão das suas benignidades. Porque o Senhor dizia: Certamente, eles são meu povo, filhos que não mentirão. Assim ele foi seu Salvador. Em toda a angústia deles foi ele angustiado, e o Anjo da sua presença os salvou; pelo seu amor e pela sua compaixão, ele os remiu, e os tomou, e os conduziu todos os dias da antiguidade. 10 Mas eles foram rebeldes e contristaram o seu Espírito Santo; pelo que se lhes tornou em inimigo e ele mesmo pelejou contra eles. 11 Todavia, se lembrou dos dias da antiguidade, de Moisés e do seu povo, dizendo: Onde está aquele que os fez subir do mar com os pastores do seu rebanho? Onde está aquele que pôs no meio deles o seu Espírito Santo, 12 aquele cujo braço glorioso ele fez andar à mão direita de Moisés? Que fendeu as águas diante deles, para criar um nome eterno? 13 Aquele que os guiou pelos abismos, como o cavalo, no deserto, de modo que nunca tropeçaram? 14 Como ao animal que desce aos vales, o Espírito do Senhor lhes deu descanso; assim guiaste ao teu povo, para criares um nome glorioso.

15 Atenta desde os céus e olha desde a tua santa e gloriosa habitação. Onde estão o teu zelo e as tuas obras poderosas? A ternura das tuas entranhas e das tuas misericórdias detém-se para comigo! 16 Mas tu és nosso Pai, ainda que Abraão nos não conhece, e Israel não nos reconhece. Tu, ó Senhor, és nosso Pai; nosso Redentor desde a antiguidade é o teu nome. 17 Por que, ó Senhor, nos fazes desviar dos teus caminhos? Por que endureces o nosso coração, para que te não temamos? Faz voltar, por amor dos teus servos, as tribos da tua herança. 18  por um pouco de tempo, foi possuída pelo teu santo povo; nossos adversários pisaram o teu santuário. 19 Tornamo-nos como aqueles sobre quem tu nunca dominaste e como aqueles que nunca se chamaram pelo teu nome.

64 Ó! Se fendesses os céus e descesses! Se os montes se escoassem diante da tua face! Como quando o fogo inflama a lenha e faz ferver as águas, para fazeres notório o teu nome aos teus adversários, assim as nações tremessem da tua presença! Quando fazias coisas terríveis, que não esperávamos, descias, e os montes se escoavam diante da tua face. Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que trabalhe para aquele que nele espera.

Saíste ao encontro daquele que se alegrava e praticava justiça, daqueles que se lembram de ti nos teus caminhos; eis que te iraste, porque pecamos; neles há eternidade, para que sejamos salvos. Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; e todos nós caímos como a folha, e as nossas culpas, como um vento, nos arrebatam. E já ninguém que invoque o teu nome, que desperte e te detenha; porque escondes de nós o rosto e nos fazes derreter, por causa das nossas iniquidades.

Mas, agora, ó Senhor, tu és o nosso Pai; nós, o barro, e tu, o nosso oleiro; e todos nós, obra das tuas mãos. Não te enfureças tanto, ó Senhor, nem perpetuamente te lembres da iniquidade; eis, olha, nós te pedimos, todos nós somos o teu povo. 10 As tuas santas cidades estão feitas um deserto; Sião está feita um deserto, Jerusalém está assolada. 11 A nossa santa e gloriosa casa, em que te louvavam nossos pais, foi queimada; e todas as nossas coisas mais aprazíveis se tornaram em assolação. 12 Conter-te-ias tu ainda sobre estas calamidades, ó Senhor? Ficarias calado, e nos afligirias tanto?

As boas notícias anunciadas

61 O Espírito do Senhor DEUS está sobre mim,
    o SENHOR me escolheu
    para anunciar as boas notícias aos pobres.
Ele me enviou para curar os aflitos,
    proclamar a libertação dos cativos
    e anunciar a liberdade aos prisioneiros.
Ele me enviou para proclamar o ano em que o SENHOR mostrará a sua bondade,
    e o dia em que o nosso Deus se vingará.
Fui enviado para consolar os que choram,
    e para pôr sobre os que choram em Sião
uma coroa em vez de cinzas,
    o óleo de alegria em vez de luto,
e um manto de louvor
    em vez de um espírito de tristeza.
Então serão chamados de árvores da justiça,
    carvalhos plantados pelo SENHOR.

Eles reconstruirão as velhas ruínas
    e levantarão as casas destruídas.
Reconstruirão as cidades arruinadas,
    destruídas há muito tempo.
Estrangeiros cuidarão dos seus rebanhos
    e as pessoas de fora trabalharão nos seus campos e vinhas.
Vocês serão chamados sacerdotes do SENHOR,
    e servos do nosso Deus.
Vocês gozarão da riqueza das nações
    e terão orgulho dos bens que eles tinham.
Em vez da vergonha, o meu povo receberá o dobro da riqueza deles;
    em vez da desonra, ele receberá terras e ficará alegre.
Sim, o meu povo possuirá uma porção dupla na sua terra
    e terá uma alegria eterna.

“Porque eu, o SENHOR, amo a justiça,
    mas odeio o roubo e a maldade.
Eu cumprirei o que prometi ao meu povo
    e farei com eles uma aliança eterna.
Os seus descendentes serão conhecidos entre as nações
    e os seus filhos entre os povos.
Todos os que os virem reconhecerão
    que eles são um povo abençoado pelo SENHOR”.

10 O SENHOR me encheu de alegria,
    todo o meu ser está cheio de felicidade!
Ele me vestiu de salvação
    e pôs sobre mim o manto de justiça.
Fiquei como um noivo vestido para o seu casamento,
    como uma noiva cheia de joias.
11 Porque, assim como a terra produz as plantas
    e as sementes brotam no jardim,
assim o Senhor DEUS fará crescer a justiça,
    e o seu louvor diante de todas as nações.
62 Por amor a Sião não ficarei em silêncio,
    por amor a Jerusalém não me calarei;
até que a sua justiça brilhe como o amanhecer,
    e a sua salvação brilhe como uma chama.
Então as nações verão a sua justiça,
    e todos os reis, a sua glória.
Todos a chamarão por um novo nome
    que o próprio SENHOR lhe dará.
Você será como uma coroa brilhante na mão do SENHOR;
    como um turbante real que pertence a Deus.
Não será mais chamada de “Cidade abandonada”,
    nem a sua terra, “Destruída”.
O seu nome será “Meu prazer”,
    e a sua terra, “Minha esposa”,
porque o SENHOR tem muito prazer em você,
    e a sua terra se casará com ele.
Como um jovem que se casa com uma jovem,
    assim quem a reconstrói se casará com você.
Como uma noiva é a alegria do noivo,
    assim também você será a alegria de Deus.

Coloquei sentinelas sobre as suas muralhas, ó Jerusalém.
    Que eles orem sempre, de dia e de noite, que nunca se calem.
Nunca se cansem
    de lembrar ao SENHOR as suas promessas.
Não deixem que o SENHOR descanse até que tenha restaurado Jerusalém
    e faça dela o louvor de toda a terra.

O SENHOR jurou com a sua mão direita, e pelo poder do seu braço:
    “Nunca mais darei o seu trigo aos seus inimigos.
Nunca mais os estrangeiros levarão
    o vinho novo que vocês cultivaram com tanto trabalho.
Mas serão os que ceifam o trigo
    que irão comer dele e dar graças ao SENHOR.
Serão os que apanham as uvas
    que irão beber do seu vinho no meu santuário”.

10 Passem, passem pelos portões!
    Preparem o caminho para o povo!
Construam, construam a estrada!
    Retirem as pedras!
    Levantem uma bandeira como sinal para as nações!
11 Vejam, o SENHOR anunciou em toda a terra:
    “Digam à cidade de Sião que o seu Salvador está chegando.
Ele traz consigo a sua recompensa
    e o seu galardão vem na sua frente”.
12 Eles serão chamados de “Povo Santo”,
    “Resgatados pelo SENHOR”.
E você se chamará “A cidade que Deus deseja”,
    “A cidade não abandonada”.

O dia da vingança

63 Quem é este homem que vem de Bosra, capital de Edom,
    com as roupas manchadas de vermelho?
Quem é este homem que se veste ricamente
    e que marcha cheio de poder?

Ele diz: “Sou eu, que anuncio o que é justo,
    e que tenho o poder para salvar”.

Alguém pergunta: “Por que as suas roupas estão vermelhas?
    Por que as suas roupas parecem de quem tem estado pisando uvas para fazer vinho?”

O Senhor responde: “Eu sozinho pisei as uvas no lagar,
    nenhuma nação veio me ajudar.
Pisei os povos com toda a minha ira
    e os destruí com todo o meu furor.
O seu sangue salpicou as minhas roupas
    e manchou as minhas roupas.
Porque este é o dia que eu estava esperando para me vingar,
    chegou o tempo da minha vingança[a].
Olhei, mas não encontrei ninguém para me ajudar.
    Fiquei admirado por não ter ninguém para me apoiar.
Então fiz tudo com o meu próprio poder
    e a minha ira foi o meu apoio.
Pisei os povos com a minha ira,
    eu os destruí com o meu furor
    e derramei o seu sangue sobre a terra”.

A bondade de Deus

Anunciarei as obras fiéis do amor do SENHOR,
    pelas quais o SENHOR deve ser louvado.
Falarei de tudo o que o SENHOR fez por nós,
    das muitas coisas boas que ele fez pela família de Israel,
    porque ele teve muito amor e grande e fiel bondade.
Ele disse: “Certamente este é o meu povo,
    são os filhos que não irão me trair”.
Assim ele se tornou seu Salvador.
    Foi ele mesmo quem os salvou
de todas as suas angústias,
    não foi nenhum mensageiro nem anjo[b].
Foi ele que os resgatou
    com o seu amor e compaixão.
Ele os levantou nos seus braços
    e os transportou como tinha feito há muito tempo atrás.
10 Mas eles se revoltaram
    e entristeceram o seu Espírito Santo.
Por isso ele se tornou inimigo deles
    e lutou contra eles.

11 Então eles se lembraram do passado,
    dos dias de Moisés:
Onde está aquele que os fez passar pelo mar,
    com o pastor do seu rebanho?
Onde está aquele que pôs
    o seu Espírito Santo entre eles?
12 Onde está aquele que levou Moisés pela mão
    com o seu poder maravilhoso?
Onde está aquele que dividiu o mar diante deles
    e tornou o seu nome famoso para sempre?
13 Onde está aquele que os conduziu através das águas profundas?
    Eles eram como um cavalo que corre num campo plano, nunca tropeçaram.
14 Eram como uma manada que desce por um vale,
    o Espírito do SENHOR deu descanso a eles.
Assim o Senhor guiou o seu povo
    e fez para si mesmo um nome glorioso.

15 Olhe dos altos céus,
    desde a sua morada santa e gloriosa.
Onde está o seu zelo e o seu poder?
    Onde está a sua compaixão e o seu amor?
    Eu não os sinto.
16 Mas o Senhor é o nosso Pai,
    ainda que Abraão e Israel nos rejeitem.
O SENHOR é o nosso Pai.
    Foi chamado de “nosso Redentor” desde os tempos antigos.
17 SENHOR, por que nos deixou desviar dos seus caminhos?
    Por que nos deixou ser tão teimosos e desobedientes?
Volte, por amor dos seus servos,
    pois somos as tribos que lhe pertencem.
18 O seu povo santo só possuiu o seu templo por pouco tempo,
    depois os nossos inimigos o pisaram.
19 Nós somos seus desde há muito tempo,
    mas eles não são governados pelo Senhor, nem lhe pertencem.
64 Como seria bom se o Senhor rompesse os céus e descesse!
    As montanhas ficariam tremendo diante da sua presença!
O Senhor seria como um fogo que queima a lenha seca,
    ou que faz ferver a água.
Os seus inimigos ficariam sabendo quem o Senhor é,
    as nações tremeriam diante da sua presença.
Seria como quando fez coisas tremendas, coisas que não esperávamos,
    quando desceu e as montanhas tremeram diante do Senhor.
Nunca ninguém ouviu falar de tal Deus.
    Desde os tempos antigos, nunca ninguém ouviu tal história.
Ninguém viu outro Deus fazer as coisas
    que fez pelas pessoas que confiam no Senhor.
O Senhor vai ao encontro daqueles que praticam o bem com alegria,
    que são obedientes ao Senhor.
Mas nós desobedecemos
    e o Senhor ficou irritado.
    Mesmo assim, sempre nos salvou.
Todos nós nos tornamos impuros,
    todas as nossas boas obras são como panos menstruais sujos.
Todos nós murchamos e caímos como uma folha seca,
    e os nossos pecados nos arrastam como o vento.
Não há quem o chame,
    nem quem procure o seu apoio,
pois o Senhor se escondeu de nós
    e nos deixou no poder do nosso próprio pecado.

Mas o SENHOR é o nosso Pai.
    Nós somos o barro e o Senhor é o oleiro.
    Fomos todos feitos pelo Senhor.
SENHOR, não se irrite tanto,
    não fique pensando no nosso pecado.
    Olhe que somos o seu povo.
10 As suas santas cidades ficaram abandonadas.
    Sião ficou vazia,
    Jerusalém está em ruínas.
11 O nosso belo e santo templo,
    onde os nossos antepassados o louvavam,
    foi queimado.
Tudo o que era precioso para nós
    foi destruído.
12 Diante de tudo isso, SENHOR, por que não faz nada?
    Vai continuar calado e nos castigar ainda mais?

Footnotes

  1. 63.4 vingança ou “redenção”. Uma das obrigações do redentor era vingar-se de quem tinha feito mal.
  2. 63.9 nenhum mensageiro nem anjo Segundo a LXX. O TM tem: “ele também se afligiu e o anjo da sua presença os salvou”.