Add parallel Print Page Options

O louvor ao Senhor

25 Ó Senhor, eu honrarei e louvarei o teu nome, porque és o meu Deus e fazes coisas tão maravilhosas! Coisas que planeaste há muito tempo e que realizaste agora tal como tinhas predito! Tornaste poderosas cidades em montões de ruínas. As mais poderosas fortalezas foram feitas num amontoado de pedregulhos. Em terras distantes, luxuosos palácios desapareceram e nunca mais serão reedificados. Por isso, fortes nações tremerão de medo na tua presença; nações cruéis obedecerão e glorificarão o teu nome.

Mas para os pobres és um refúgio na tempestade, uma sombra no calor, a sua defesa contra gente sem misericórdia que contra eles investe como a chuva torrencial contra um muro de terra! Tal como a terra seca e quente é resfriada pela sombra das nuvens, assim esfriarás o orgulho desses povos tiranos.

Aqui no monte Sião, em Jerusalém, o Senhor dos exércitos dará uma festa maravilhosa para todos os habitantes do mundo; um banquete excecional com deliciosa comida, carne escolhida, da melhor, e vinho do mais antigo, do mais puro. Por esse tempo, ele tirará a sombra de melancolia, a máscara de morte com que toda a gente na Terra anda encoberta. Aniquilará a morte para sempre. O Senhor Deus enxugará as lágrimas de todos os rostos e fará desaparecer, de toda a Terra, a afronta que o seu povo tem suportado. Porque assim falou o Senhor. Nesse dia, o povo proclamará: “Este é o nosso Deus, aquele por quem esperávamos e ele nos salvou! Este é o Senhor em quem nós confiámos. Na sua salvação nos alegraremos e teremos satisfação!”

10 A mão do Senhor ficará sobre o monte Sião e Moabe será esmagada como se fosse palha pisada que fica a apodrecer. 11 Deus os empurrará e os afastará como o nadador que estende as mãos para nadar. Acabará com o seu orgulho e com todos os seus atos malvados. 12 As altas muralhas de Moabe serão demolidas e feitas em pó.

25 Ó Senhor, tu és o meu Deus; exaltar-te-ei e louvarei o teu nome, porque fizeste maravilhas; os teus conselhos antigos são verdade e firmeza. Porque da cidade fizeste um montão de pedras, e da cidade forte, uma ruína, e do paço dos estranhos, que não seja mais cidade e jamais se torne a edificar. Pelo que te glorificará um povo poderoso, e a cidade das nações formidáveis te temerá. Porque foste a fortaleza do pobre e a fortaleza do necessitado na sua angústia; refúgio contra a tempestade e sombra contra o calor; porque o sopro dos opressores é como a tempestade contra o muro. Como o calor em lugar seco, tu abaterás o ímpeto dos estranhos; como se abranda o calor pela sombra da espessa nuvem, assim o cântico dos tiranos será humilhado.

E o Senhor dos Exércitos dará, neste monte, a todos os povos uma festa com animais gordos, uma festa com vinhos puros, com tutanos gordos e com vinhos puros, bem purificados. E destruirá, neste monte, a máscara do rosto com que todos os povos andam cobertos e o véu com que todas as nações se escondem. Aniquilará a morte para sempre, e assim enxugará o Senhor Jeová as lágrimas de todos os rostos, e tirará o opróbrio do seu povo de toda a terra; porque o Senhor o disse. E, naquele dia, se dirá: Eis que este é o nosso Deus, a quem aguardávamos, e ele nos salvará; este é o Senhor, a quem aguardávamos; na sua salvação, exultaremos e nos alegraremos. 10 Porque a mão do Senhor descansará neste monte; mas Moabe será trilhado debaixo dele, como se trilha a palha no monturo. 11 E Moabe estenderá as mãos por entre eles, como as estende o nadador para nadar; mas o Senhor abaterá a sua altivez, apesar da perícia das suas mãos. 12 E abaixará as altas fortalezas dos teus muros e abatê-las-á, e derribá-las-á por terra, até ao pó.

Um cântico de louvor a Deus

25 Ó SENHOR, meu Deus,
    eu o exaltarei e louvarei o seu nome,
    pois o Senhor fez coisas maravilhosas.
Coisas planejadas desde há muito tempo
    e agora feitas exatamente como o Senhor tinha decidido.
O Senhor fez da cidade um montão de pedras
    e destruiu a cidade fortificada.
A fortaleza dos estrangeiros já não existe
    e nunca mais será reconstruída.
Por isso um povo forte honrará o Senhor,
    e as cidades das nações terríveis o respeitarão.
Porque o Senhor tem sido o protetor dos pobres,
    e o defensor dos necessitados na sua aflição.
O Senhor foi abrigo contra as tempestades
    e sombra contra o calor.
Quando os violentos atacam,
    são como uma tempestade de inverno,
    como o calor do deserto,
mas o Senhor silencia a arrogância dos estrangeiros.
    Como uma nuvem refresca o ar com a sua sombra,
    assim o Senhor calou os gritos de vitória das pessoas cruéis.

Um banquete para todos

Neste monte o SENHOR Todo-Poderoso
    fará um banquete para todas as nações.
Nele haverá as melhores comidas e os melhores vinhos,
    carne tenra e vinhos finos.
Neste monte ele destruirá o véu que cobre todos os povos,
    a cortina que tapa todas as nações.
O Senhor DEUS destruirá a morte para sempre,
    e secará as lágrimas de todos os rostos.
Ele retirará de toda a terra a vergonha do seu povo.
    Foi o SENHOR quem disse isso.

Naquele dia, as pessoas dirão:
    “Vejam, é o nosso Deus!
Ele veio para nos salvar.
    É o nosso SENHOR!
Estávamos esperando por ele.
    Vamos nos alegrar e celebrar a sua salvação”.
10 Porque o SENHOR protegerá este monte,
    mas Moabe será pisado,
    como se pisa a palha num monte de lixo.
11 Moabe moverá os braços, como faz o nadador ao nadar,
    mas apesar da sua habilidade ele afundará enquanto tenta escapar.
12 As altas torres das suas muralhas serão derrubadas,
    lançadas ao chão,
    ao pó da terra.