Add parallel Print Page Options

17 Ajunta da terra a tua mercadoria, ó habitante da fortaleza. 18 Porque assim diz o Senhor: Eis que desta vez arrojarei, como se fora com uma funda, os moradores da terra e os angustiarei, para que venham a senti-lo, dizendo:

19 Ai de mim, por causa do meu quebrantamento! A minha chaga me causa grande dor; e eu tinha dito: Certamente isto é enfermidade que eu poderei suportar. 20 A minha tenda está destruída, e todas as minhas cordas se quebraram; os meus filhos foram-se de mim e não existem; ninguém há mais que estenda a minha tenda e que levante as minhas cortinas. 21 Porque os pastores se embruteceram e não buscaram ao Senhor; por isso, não prosperaram, e todos os seus gados se espalharam. 22 Eis que vem uma voz de fama, grande tumulto da terra do Norte, para fazer das cidades de Judá uma assolação, uma morada de dragões. 23 Eu sei, ó Senhor, que não é do homem o seu caminho, nem do homem que caminha, o dirigir os seus passos. 24 Castiga-me, ó Senhor, mas com medida, não na tua ira, para que me não reduzas a nada. 25 Derrama a tua indignação sobre as nações que te não conhecem e sobre as gerações que não invocam o teu nome; porque devoraram a Jacó; devoraram-no, e consumiram-no, e assolaram a sua morada.

O pacto é violado

11 A palavra que veio a Jeremias, da parte do Senhor, dizendo: Ouvi as palavras deste concerto e falai aos homens de Judá e aos habitantes de Jerusalém. Dize-lhes, pois: Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Maldito o homem que não escutar as palavras deste concerto, que ordenei a vossos pais no dia em que os tirei da terra do Egito, da fornalha de ferro, dizendo: Dai ouvidos à minha voz e fazei conforme tudo que vos mando; e vós me sereis a mim por povo, e eu vos serei a vós por Deus; para que confirme o juramento que fiz a vossos pais de dar-lhes uma terra que manasse leite e mel, como se vê neste dia. Então, eu respondi e disse: Amém, ó Senhor!

E disse-me o Senhor: Apregoa todas estas palavras nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém, dizendo: Ouvi as palavras deste concerto e cumpri-as. Porque, deveras, protestei a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egito, até ao dia de hoje, madrugando, e protestando, e dizendo: Dai ouvidos à minha voz. Mas não ouviram, nem inclinaram os ouvidos; antes, andaram cada um conforme o propósito do seu coração malvado; pelo que trouxe sobre eles todas as palavras deste concerto que lhes mandei que cumprissem, mas não cumpriram.

Disse-me mais o Senhor: Uma conjuração se achou entre os homens de Judá, entre os habitantes de Jerusalém. 10 Tornaram às maldades de seus primeiros pais, que não quiseram ouvir as minhas palavras; e eles andaram após deuses estranhos para os servir; a casa de Israel e a casa de Judá quebrantaram o meu concerto, que tinha feito com seus pais. 11 Portanto, assim diz o Senhor: Eis que trarei mal sobre eles, de que não poderão escapar, e clamarão a mim; e eu não os ouvirei. 12 Então, irão as cidades de Judá e os habitantes de Jerusalém e clamarão aos deuses a que eles queimaram incenso; eles, porém, de nenhuma sorte, os livrarão no tempo do seu mal. 13 Porque, segundo o número das tuas cidades, foram os teus deuses, ó Judá! E, segundo o número das ruas de Jerusalém, levantaste altares à impudência, altares para queimares incenso a Baal. 14 Tu, pois, não ores por este povo, nem levantes por eles clamor nem oração; porque não os ouvirei no tempo em que eles clamarem a mim, por causa do seu mal.

15 Que tem o meu amado que fazer na minha casa, visto como muitos nela cometem grande abominação, e as carnes santas se desviaram de ti? Quando tu fazes mal, então, andas saltando de prazer. 16 Denominou-te o Senhor oliveira verde, formosa por seus deliciosos frutos; mas, agora, à voz de um grande tumulto, acendeu fogo ao redor dela, e se quebraram os seus ramos. 17 Porque o Senhor dos Exércitos, que te plantou, pronunciou contra ti o mal, pela maldade da casa de Israel e da casa de Judá, que para si mesmos fizeram, pois me provocaram à ira, queimando incenso a Baal.

Conspiração contra Jeremias

18 E o Senhor mo fez saber, e eu o soube; então, me fizeste ver as suas ações. 19 E eu era como um manso cordeiro, que levam à matança; porque não sabia que imaginavam projetos contra mim, dizendo: Destruamos a árvore com o seu fruto e cortemo-lo da terra dos viventes, e não haja mais memória do seu nome. 20 Mas, ó Senhor dos Exércitos, justo Juiz, que provas os pensamentos e o coração, veja eu a tua vingança sobre eles; pois a ti descobri a minha causa. 21 Portanto, assim diz o Senhor acerca dos homens de Anatote, que procuram a tua morte, dizendo: Não profetizes no nome do Senhor, para que não morras às nossas mãos. 22 Sim, assim diz o Senhor dos Exércitos: Eis que eu os punirei; os jovens morrerão à espada, os seus filhos e as suas filhas morrerão de fome. 23 E não haverá deles um resto, porque farei vir o mal sobre os homens de Anatote, no ano da sua visitação.

12 Justo serias, ó Senhor, ainda que eu entrasse contigo num pleito; contudo, falarei contigo dos teus juízos. Por que prospera o caminho dos ímpios, e vivem em paz todos os que cometem o mal aleivosamente? Plantaste-os, e eles arraigaram-se; avançam, dão também fruto; chegado estás à sua boca, mas longe do seu coração. Mas tu, ó Senhor, me conheces, tu me vês e provas o meu coração para contigo; impele-os como a ovelhas para o matadouro e prepara-os para o dia da matança. Até quando lamentará a terra, e se secará a erva de todo o campo? Pela maldade dos que habitam nela, perecem os animais e as aves; porquanto dizem: Ele não verá o nosso último fim.

Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com cavalos? Se tão somente numa terra de paz estás confiado, que farás na enchente do Jordão? Porque até os teus irmãos e a casa de teu pai, eles próprios se hão deslealmente contigo; eles mesmos clamam após ti em altas vozes. Não te fies neles ainda que te digam coisas boas.

O país é devastado. Profecia contra os seus devastadores

Desamparei a minha casa, abandonei a minha herança e entreguei a amada da minha alma na mão de seus inimigos. Tornou-se a minha herança para mim como leão numa floresta; levantou a sua voz contra mim; por isso, eu a aborreci. A minha herança é para mim ave de várias cores; andam as aves de rapina contra ela em redor; vinde, pois, ajuntai-vos, todos os animais do campo, vinde a devorá-la. 10 Muitos pastores destruíram a minha vinha, pisaram o meu campo e tornaram em desolado deserto o meu campo desejado. 11 Em assolação o tornaram, e a mim clama na sua desolação; toda a terra está assolada, porquanto não há ninguém que tome isso a peito. 12 Sobre todos os lugares altos do deserto vieram destruidores; porque a espada do Senhor devora desde um extremo até outro extremo da terra; não há paz para nenhuma carne. 13 Semearam trigo e segaram espinhos; cansaram-se, mas de nada se aproveitaram; estais envergonhados das vossas colheitas, por causa do ardor da ira do Senhor.

14 Assim diz o Senhor acerca de todos os meus maus vizinhos, que tocam a minha herança, que fiz herdar ao meu povo de Israel: Eis que os arrancarei da sua terra e a casa de Judá arrancarei do meio deles. 15 E será que, depois de os haver arrancado, tornarei, e me compadecerei deles, e os farei tornar cada um à sua herança e cada um à sua terra. 16 E será que, se diligentemente aprenderem os caminhos do meu povo, jurando pelo meu nome: Vive o Senhor, como ensinaram o meu povo a jurar por Baal, então, edificar-se-ão no meio do meu povo. 17 Mas, se não quiserem ouvir, totalmente arrancarei a tal nação e a farei perecer, diz o Senhor.

A destruição se aproxima

17 Habitante da cidade cercada pelos inimigos,
    levante as suas malas do chão!
18 Porque isto diz o SENHOR:
“Desta vez, lançarei para longe
    os habitantes deste país.
Eu trarei sofrimento e dor sobre eles,
    e os seus inimigos os descobrirão”.

19 Pobre de mim que estou em pedaços!
    A minha ferida dói muito,
    e eu que pensei que poderia suportar a dor.
20 A minha tenda foi destruída.
    Todas as suas cordas estão arrebentadas.
Os meus filhos me abandonaram,
    não ficou nenhum deles.
Não há ninguém que arme a minha tenda
    nem coloque as minhas cortinas.
21 Os pastores são ignorantes.
    Eles não buscam conselhos do SENHOR.
Por isso eles não conseguem ser bem-sucedidos,
    e todo o seu rebanho está disperso.
22 Ouçam a notícia!
    Do país do norte vem um grande exército
que destruirá as cidades de Judá
    e as deixará transformadas em covil de chacais.

23 Jerusalém diz: “SENHOR, eu sei que o ser humano não pode dispor da sua vida.
    Nós não temos controle sobre o que acontece.
24 SENHOR, corrija-nos!
    Mas faça isso com moderação.
Não nos castigue com ira
    ou nos destruirá completamente.
25 Se estiver irado,
    então castigue as outras nações.
    Esses povos não invocam o seu nome.
Eles destruíram o povo de Jacó.
    Eles destruíram Israel completamente.
    Eles destruíram todo o território de Israel”.

A aliança é quebrada

11 Esta é a mensagem que Jeremias recebeu do SENHOR:

—Ouçam as palavras desta aliança, homens de Judá e habitantes de Jerusalém. Jeremias, fale para eles que eu, o SENHOR, o Deus de Israel, amaldiçoarei aquele que não escutar as palavras desta aliança. Eu estou me referindo à aliança que fiz com os seus antepassados quando os tirei do Egito, onde estavam como num forno para fundir ferro. Eu lhes disse: “Se me obedecerem e fizerem o que lhes ordeno, então vocês serão o meu povo e eu serei o seu Deus. Assim cumprirei a promessa que fiz aos seus antepassados de lhes dar uma terra boa para semear e criar gado, a qual vocês têm agora”.

Eu respondi:

—Assim seja, SENHOR.

Então o SENHOR me disse para anunciar esta mensagem nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém:

—Escutem todas as palavras desta aliança e cumpram tudo o que ela diz. Desde o dia que os tirei do Egito até hoje, tenho advertido insistentemente aos seus antepassados para que me obedeçam. Mas eles não me ouviram nem prestaram atenção. Eles permaneceram na teimosia do seu coração mau. Eu lhes ordenei que cumprissem essa aliança, mas eles não quiseram. Por isso eu lhes enviei todos os castigos que estão na aliança.

Depois o SENHOR me disse:

—Jeremias, eu sei que os homens de Judá e os habitantes de Jerusalém fizeram planos secretos. 10 Eles estão repetindo os pecados que cometeram os seus antepassados. Eles foram os primeiros em se recusar a ouvir as minhas palavras. Eles seguiram a outros deuses e os adoraram. O povo de Israel e o povo de Judá quebraram a aliança que eu fiz com os seus antepassados.

11 —Por isso, eu, o SENHOR, trarei um castigo do qual não poderão escapar. Pedirão a minha ajuda, mas não os escutarei. 12 Então o povo das cidades de Judá e os habitantes de Jerusalém irão pedir ajuda aos deuses que eles ofereceram sacrifícios queimados. Mas esses deuses não poderão salvá-los quando chegar a hora do castigo. 13 Judá, você tem tantos deuses como o número das suas cidades. Os habitantes de Jerusalém levantaram tantos altares como o número das suas ruas para queimar incenso ao vergonhoso deus Baal.

14 —Mas você não peça por este povo. Não suplique nem ore por eles. Eu não escutarei quando eles me pedirem ajuda em meio do seu sofrimento.

15 —Judá é a única que eu amo, mas por que ela está na minha casa?
    Ela fez muitas maldades.
Judá, acha que festas e sacrifícios vão evitar que você seja destruída?
    Você acha que eu vou deixar que desfrute das suas iniquidades?

16 —O SENHOR a chamava:
    “Verde árvore de oliveira, com frutos formosos”.
Mas no meio de muito barulho,
    ele queimará essa árvore e os seus ramos arderão.

17 —O SENHOR Todo-Poderoso, quem plantou você, ordenou uma desgraça contra você por culpa da iniquidade do povo de Israel e do povo de Judá. Eles causaram a si mesmos este sofrimento. Eles provocaram a minha ira ao oferecer incenso a Baal.

Tratam de matar a Jeremias

18 O SENHOR me contou e depois me fez ver o que eles faziam. 19 Eu estava como um cordeiro manso que é levado para ser morto, sem saber o que planejavam contra mim. Eles diziam:

“Destruamos a árvore enquanto ainda está saudável!
    Vamos arrancá-la da terra dos vivos
    para que ninguém volte a lembrar dela”.
20 SENHOR Todo-Poderoso,
    o Senhor é um juiz justo.
    O Senhor examina os desejos e pensamentos das pessoas.
Permita que eu veja como se vinga deles,
    porque coloquei o meu caso nas suas mãos.

21 O SENHOR me disse:

—Aqueles homens de Anatote estão tratando de matá-lo. Eles dizem que não deve profetizar mais em nome do SENHOR, senão eles irão matá-lo. 22 Isto é o que eu tenho para dizer a respeito deles: “Eu, o SENHOR Todo-Poderoso, prometo que irei castigá-los. Os jovens morrerão à espada e os seus filhos e filhas morrerão de fome. 23 Não ficará nem um só deles, porque chegará a hora em que darei aos homens de Anatote o que merecem”.

Jeremias faz perguntas a Deus

12 O SENHOR é justo,
    ainda que eu tenha perguntas a respeito da sua justiça.
Mesmo assim, vou lhe expor meus argumentos.
    Por que os maus prosperam?
    Por que todos os traidores se saem bem?
O Senhor os plantou e criaram raízes,
    cresceram e até deram fruto.
Eles o invocam sempre,
    mas no seu interior não estão perto do Senhor.
Mas o SENHOR conhece o meu coração.
    O Senhor me vê e sabe muito bem o que eu penso.
Arraste-os como ovelhas ao matadouro
    e reserve-os para o dia da matança.
Até quando estará seca a terra
    e murcha a erva de todos os campos?
Por causa da iniquidade daqueles que moram no país,
    os animais e as aves desapareceram.
Eles se atrevem a dizer:
    “Deus não verá nosso futuro”.

Resposta de Deus a Jeremias

“Se você fica esgotado quando compete com os que correm,
    como vai poder competir com os cavalos?
Se só se sente seguro numa terra tranquila,
    que fará quando estiver na densa selva do Jordão?
Porque até os seus irmãos e sua própria família
    o traíram e soltam um grito atrás de você.
Ainda que falem com você de modo amável,
    não confie neles.

O SENHOR rejeita o seu povo Judá

“Abandonei a minha casa,
    deixei a minha herança.[a]
Entreguei o amor da minha vida
    nas mãos dos seus inimigos.
Ela virou contra mim como um leão na selva;
    levanta um rugido contra mim, por isso a odeio.
Meu povo está rodeado por aves de rapina;
    que venham todos os animais do campo comer aqui.
10 Muitos pastores destruíram a minha vinha;
    pisaram completamente a terra que me pertencia.
Eles transformaram a minha terra querida
    numa terra deserta e desolada.
11 A transformaram num deserto seco e morto
    no qual ninguém vive lá.
Toda a terra está destruída
    porque ninguém obedece às minhas palavras.
12 Vieram destruidores
    desde todos os lugares do deserto.
Tudo isso acontece porque o SENHOR está castigando a todos,
    desde uma extremidade do país à outra.
    Não haverá paz para ninguém.
13 Semearam trigo,
    mas só colheram espinhos.
Trabalharam duro,
    mas não conseguiram nada.
Sentirão vergonha dos seus resultados
    por causa da ira do SENHOR”.

A promessa do SENHOR para os vizinhos de Israel

14 Isto diz o SENHOR:

—No que diz respeito aos maus vizinhos que invadiram a terra que eu dei como possessão ao meu povo Israel, eu os arrancarei da sua terra. Expulsarei junto com eles o povo de Israel. 15 Mas depois de expulsá-los, voltarei a ter compaixão deles e os trarei de volta, cada um para a sua herança e para o seu próprio país. 16 E se verdadeiramente aprenderem a religião do meu povo, jurarem no meu nome e falarem: “Pelo SENHOR”, assim como antes ensinaram o meu povo a jurar fidelidade a Baal, então lhes permitirei viver no meio do meu povo. 17 Mas se não ouvirem, expulsarei completamente essa nação e a destruirei. É a decisão do SENHOR.

Footnotes

  1. 12.7 minha casa, minha herança São referências ao povo de Judá.