Add parallel Print Page Options

Portanto, ainda pleitearei convosco, diz o Senhor; e até com os filhos de vossos filhos pleitearei. 10 Porquanto, passai às ilhas de Quitim e vede; e enviai a Quedar, e atentai bem, e vede se sucedeu coisa semelhante. 11 Houve alguma nação que trocasse os seus deuses, posto não serem deuses? Todavia, o meu povo trocou a sua glória pelo que é de nenhum proveito. 12 Espantai-vos disto, ó céus, e horrorizai-vos! Ficai verdadeiramente desolados, diz o Senhor. 13 Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas.

14 Acaso é Israel um servo? Ou um escravo nascido em casa? Por que, pois, veio a ser presa? 15 Os filhos de leão bramaram sobre ele e levantaram a sua voz; e puseram a sua terra em assolação; as suas cidades se queimaram, e ninguém habita nelas. 16 Até os filhos de Nofa e de Tafnes te quebraram o alto da cabeça. 17 Porventura, não procuras isso para ti mesmo, deixando o Senhor, teu Deus, no tempo em que ele te guia pelo caminho? 18 Agora, pois, que te importa a ti o caminho do Egito, para beberes as águas de Sior? E que te importa a ti o caminho da Assíria, para beberes as águas do rio? 19 A tua malícia te castigará, e as tuas apostasias te repreenderão; sabe, pois, e vê, que mau e quão amargo é deixares ao Senhor, teu Deus, e não teres o meu temor contigo, diz o Senhor Jeová dos Exércitos.

20 Quando eu há muito quebrava o teu jugo e rompia as tuas algemas, dizias tu: Nunca mais transgredirei; contudo, em todo outeiro alto e debaixo de toda árvore verde te andas encurvando e corrompendo. 21 Eu mesmo te plantei como vide excelente, uma semente inteiramente fiel; como, pois, te tornaste para mim uma planta degenerada, de vide estranha? 22 Pelo que, ainda que te laves com salitre e amontoes sabão, a tua iniquidade estará gravada diante de mim, diz o Senhor Jeová.

23 Como dizes logo: Não estou contaminado nem andei após os baalins? Vê o teu caminho no vale, conhece o que fizeste; dromedária ligeira és, que anda torcendo os seus caminhos; 24 jumenta montês, acostumada ao deserto e que, conforme o desejo da sua alma, sorve o vento; quem impediria o seu encontro? Todos os que a buscarem não se cansarão; no mês dela a acharão. 25 Evita que o teu pé ande descalço e que a tua garganta tenha sede; mas tu dizes: Não há esperança; não, porque amo os estranhos e após eles andarei.

26 Como fica confundido o ladrão quando o apanham, assim se confundem os da casa de Israel; eles, os seus reis, os seus príncipes, os seus sacerdotes e os seus profetas, 27 que dizem ao pedaço de madeira: Tu és meu pai; e à pedra: Tu me geraste; porque me viraram as costas e não o rosto; mas, no tempo do seu aperto, dirão: Levanta-te e livra-nos. 28 Onde, pois, estão os teus deuses, que fizeste para ti? Que se levantem, se te podem livrar no tempo da tua tribulação; porque os teus deuses, ó Judá, são tão numerosos como as tuas cidades. 29 Por que disputais comigo? Todos vós transgredistes contra mim, diz o Senhor. 30 Em vão castiguei os vossos filhos; eles não aceitaram a correção; a vossa espada devorou os vossos profetas como um leão destruidor. 31 Ó geração! Considerai vós a palavra do Senhor. Porventura, tenho eu sido para Israel um deserto? Ou uma terra da mais espessa escuridão? Por que, pois, diz o meu povo: Desligamo-nos de ti; nunca mais a ti viremos? 32 Porventura, esquece-se a virgem dos seus enfeites ou a esposa dos seus cendais? Todavia, o meu povo se esqueceu de mim por inumeráveis dias.

33 Como ornamentas o teu caminho, para buscares o amor! De sorte que até às malignas ensinaste os teus caminhos. 34 Até nas orlas das tuas vestes se achou o sangue da alma dos inocentes e necessitados; não cavei para o achar, pois se vê em todas estas coisas. 35 E ainda dizes: Eu estou inocente; certamente, a sua ira se desviou de mim. Eis que entrarei em juízo contigo, porquanto dizes: Não pequei. 36 Por que te desvias tanto, mudando o teu caminho? Também do Egito serás envergonhada, como foste envergonhada da Assíria. 37 Também daquele sairás com as mãos sobre a tua cabeça; porque o Senhor rejeitou as tuas confianças, e não prosperarás com elas.

Eles dizem: Se um homem despedir sua mulher, e ela se ausentar dele e se ajuntar a outro homem, porventura, tornará a ela mais? Não se poluiria de todo aquela terra? Ora, tu te maculaste com muitos amantes; mas, ainda assim, torna para mim, diz o Senhor. Levanta os olhos aos altos e vê; onde não te prostituíste? Nos caminhos te assentavas para eles, como o árabe no deserto; assim, manchaste a terra com as tuas devassidões e com a tua malícia. Pelo que foram retiradas as chuvas, e não houve chuva tardia; mas tu tens a testa de uma prostituta e não queres ter vergonha. Ao menos desde agora não me invocarás, dizendo: Pai meu, tu és o guia da minha mocidade? Conservará ele para sempre a sua ira? Ou a guardará continuamente? Eis que tens dito e feito coisas más e nelas permaneces.

Israel e Judá são exortados a arrepender-se com a promessa de redenção

Disse mais o Senhor nos dias do rei Josias: Viste o que fez a rebelde Israel? Ela foi-se a todo monte alto e debaixo de toda árvore verde e ali andou prostituindo-se. E eu disse, depois que fez tudo isto: Volta para mim; mas não voltou. E viu isso a sua aleivosa irmã Judá. E, quando por causa de tudo isso, por ter cometido adultério, a rebelde Israel despedi e lhe dei o seu libelo de divórcio, vi que a aleivosa Judá, sua irmã, não temeu; mas foi-se e também ela mesma se prostituiu. E sucedeu que, pela fama da sua prostituição, contaminou a terra; porque adulterou com a pedra e com o pedaço de madeira. 10 E, contudo, nem por tudo isso voltou para mim a sua aleivosa irmã Judá com sincero coração, mas falsamente, diz o Senhor.

11 E o Senhor me disse: a rebelde Israel justificou mais a sua alma do que a aleivosa Judá. 12 Vai, pois, e apregoa estas palavras para a banda do Norte, e dize: Volta, ó rebelde Israel, diz o Senhor, e não farei cair a minha ira sobre vós; porque benigno sou, diz o Senhor, e não conservarei para sempre a minha ira. 13 Somente reconhece a tua iniquidade, que contra o Senhor, teu Deus, transgrediste, e estendeste os teus caminhos aos estranhos, debaixo de toda árvore verde e não deste ouvidos à minha voz, diz o Senhor.

14 Convertei-vos, ó filhos rebeldes, diz o Senhor; porque eu vos desposarei e vos tomarei, a um de uma cidade e a dois de uma geração; e vos levarei a Sião. 15 E vos darei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com ciência e com inteligência. 16 E sucederá que, quando vos multiplicardes e frutificardes na terra, naqueles dias, diz o Senhor, nunca mais se dirá: A arca do concerto do Senhor! Nem lhes virá ao coração, nem dela se lembrarão, nem a visitarão; isso não se fará mais. 17 Naquele tempo, chamarão Jerusalém de trono do Senhor, e todas as nações se ajuntarão a ela, ao nome do Senhor, a Jerusalém; e nunca mais andarão segundo o propósito do seu coração maligno. 18 Naqueles dias, andará a casa de Judá com a casa de Israel; e virão, juntas, da terra do Norte, para a terra que dei em herança a vossos pais.

Por isso, o SENHOR diz:
“Os acusarei de novo,
    e acusarei os filhos dos seus filhos.
10 Vão até as ilhas de Chipre e vejam o que ali acontece.
    Enviem alguém a Quedar para que observe com cuidado o que ali acontece,
    para saber se tem acontecido coisa semelhante,
11 que uma nação tenha trocado de deuses,
    e isso que os seus deuses nem sequer são de verdade.
Mas meu povo tem trocado a glória de Deus
    por ídolos que não servem para nada.
12 Fiquem espantados, ó céus!
    Fiquem comovidos e completamente turbados”.
    Esta mensagem é do SENHOR.

13 “Meu povo cometeu dois pecados contra mim:
    Eles me abandonaram,
    embora eu fosse a fonte de água viva;
e depois cavaram as suas próprias cisternas;
    mas essas cisternas estão rachadas
    e não podem lhes dar água.

14 “Por acaso é Israel um escravo?
    É escravo de nascimento?
    Então, por que o saqueiam?
15 Os leões rugem ao seu redor,
    lançam fortes rugidos.
Tornaram Israel num monte de ruínas,
    queimaram as suas cidades
    até as deixar desabitadas.
16 Até os homens de Mênfis e Tafnes[a]
    a humilharam.
17 Tudo isso aconteceu com você
    por ter abandonado ao SENHOR, seu Deus,
    quando ele o guiava pelo caminho.
18 E agora, de que lhe serve ir até o Egito
    para beber água do Nilo?
Por que quer ir até a Assíria
    para beber água do Eufrates?
19 A sua própria maldade recairá sobre você
    e a sua rebeldia lhe dará uma lição.
Assim você verá e entenderá como é mau e amargo
    abandonar o SENHOR, seu Deus,
    e não me respeitar como deveria.
    Eu, o SENHOR, o Deus Todo-Poderoso, falei isso.

20 “Faz muito tempo você rompeu o seu jugo
    e tirou as correntes que atavam você a mim.
Você disse que já não me serviria
    e como uma prostituta você se deitava
    em cada monte e debaixo de toda árvore frondosa.
21 Mas eu a plantei como uma videira seleta,
    toda ela da melhor semente.
Como é que você se degenerou tanto
    ao ponto de se tornar uma videira estranha?
22 Mesmo que você se lave com lixívia e muito sabão,
    para mim sempre continuará manchada pelos seus pecados.
    Eu, o SENHOR Deus, falei isso.

23 “Judá, como se atreve a me dizer: ‘Eu sou inocente
    porque eu não tenho adorado deuses falsos’?
Pense naquilo que fez no vale.
    Reflita no que fez.
Você é como uma jovem camela
    que anda de um lugar para o outro.
24 Você é como uma jumenta selvagem que vive no deserto.
    Quando arde de desejos, ela cheira o vento.
Quando está no cio,
    não há quem a controle.
O macho que queira acasalar com ela,
    não terá que procurar muito
porque é fácil de encontrar
    quando está em tempo do cio.
25 Não vá atrás desses ídolos, mesmo estando com os pés descalços!
    Não vá atrás deles até ficar sem fôlego e com a sua garganta seca!
Mas você disse: ‘Não adianta, não há esperança!
    Eu gosto dos estranhos e sairei após eles’.

26 “Assim como um ladrão fica envergonhado
    quando é apanhado,
assim se envergonhará a nação de Israel,
    os seus reis e os seus líderes,
    junto com os seus sacerdotes e profetas.
27 É que a uma árvore dizem:
    ‘Você é meu pai’;
e a uma pedra dizem:
    ‘Você é minha mãe’.
Eles me viraram as costas,
    não o rosto;
mas quando estavam sofrendo me disseram:
    ‘Levante-se e nos salve’.
28 Judá, onde estão os deuses que você fez?
    Você tem tantos deuses como as suas cidades;
pois que eles venham e a salvem
    quando estiver em desgraça.

29 “Eu, o SENHOR, pergunto:
    ‘Por que vocês ficam disputando comigo
    se todos vocês se rebelaram contra mim?’
30 Não serviu de nada castigar os seus filhos,
    não aprenderam a lição que lhes dei.
Como um feroz leão
    vocês devoraram à espada os seus profetas.

31 “E vocês, pessoas desta geração,
    prestem atenção ao que eu, o SENHOR, digo.
Por acaso fui como um deserto para Israel?
    Fui como uma terra escura e perigosa para eles?
Então, por que vocês disseram, povo meu:
    ‘Somos livres, nunca mais voltaremos para você’?
32 Pode esquecer uma esposa as suas joias e o vestido de noiva?
    Porém, meu povo há muito tempo que se esqueceu de mim.

33 “Judá, você sabe bem como procurar outros amantes!
    Até as mulheres piores aprendem de você!
34 A saia do seu vestido está manchada de sangue,
    sangue de pessoas pobres e inocentes.
Não os surpreendeu roubando a sua casa,
    contudo você os matou,
35 e disse: ‘Sou inocente,
    na realidade Deus já não está irritado comigo’.
Vou julgar você por ter falado:
    ‘Não pequei’.
36 Que fácil fica para você mudar de caminho;
    mas assim como a Assíria a enganou,
    também o Egito vai enganá-la.
37 Então você será levada para longe daqui.
    Você sairá toda envergonhada.
Eu, o SENHOR, tenho rejeitado aquelas nações em quem você confia;
    elas não conseguirão ajudá-la.
“Se um homem se divorciar da sua esposa,
    e depois ela se casar com outro homem,
o primeiro homem não pode voltar para ela.
    Por acaso alguma coisa assim não contaminaria a terra?
Mas você, que se prostituiu com muitos amantes,
    porque pensa que poderá voltar para mim?
    Eu, o SENHOR, digo isso.

“Levante seu olhar e observe os montes,
    tente encontrar um lugar onde você não tenha pecado sexualmente.
Você se senta à beira dos caminhos
    esperando os seus amantes como um árabe no deserto[b].
Você contaminou a terra
    com a sua prostituição e a sua maldade.
Por isso desapareceram as chuvas refrescantes,
    e já não cai a chuva da primavera.
Eu a vejo tão descarada como uma prostituta
    que não tem vergonha alguma.
Mas agora você me diz:
    ‘Pai, o Senhor é o companheiro da minha juventude!
O Senhor vai continuar irritado?
    Vai ficar com ira para sempre?’
E enquanto você diz isso,
    faz todo o mal que pode”.

As duas irmãs más: Israel e Judá

Depois, durante o reinado de Josias em Judá, o SENHOR me disse:

—Você viu o que fez a infiel Israel[c]? Se prostituiu com outros deuses em todos os lugares onde tivessem os seus santuários. E eu pensei que depois de fazer tudo isso, ela voltaria para mim. Mas não voltou. Judá, a sua irmã infiel, viu tudo isso, e também viu que por todos os pecados sexuais que cometeu Israel eu a enviei para longe e me separei dela. Mesmo assim, Judá não teve temor algum e também se prostituiu. Judá contaminou toda a terra com o seu adultério, ao adorar árvores e pedras. Porém ela achou que isso era uma coisa insignificante. 10 Apesar de tudo o que acontecia, Judá voltou para mim só de aparência, não de todo o coração.

O SENHOR disse isso.

11 Depois o SENHOR me disse:

—Israel foi infiel a mim, mas ela resultou ser mais justa do que a infiel Judá. 12 Vá você ao norte e diga estas palavras:

“Volte para mim, infiel Israel,
    já não estarei aborrecido com você
porque tenho compaixão.
    Não estarei com raiva de você para sempre,
13 só reconheça o seu pecado
    e admita que você se rebelou contra o SENHOR, seu Deus;
que você se prostituiu com outros deuses debaixo de toda árvore frondosa
    e que não obedeceu à minha voz”.
    O SENHOR disse isso.

14 —Voltem para mim, filhos infiéis, porque eu sou seu dono. De vocês tirarei um de cada cidade e dois de cada clã, e os trarei de volta a Sião. 15 Eu lhes darei governantes que tenham a minha aprovação e eles os guiarão com conhecimento e sabedoria. 16 Nesses dias, quando vocês aumentarem em número e habitarem todo o país, o povo já não falará mais da arca da aliança do SENHOR, nem pensarão mais na arca nem se lembrarão dela; não sentirão a sua falta nem farão outra. 17 Nesses dias, o povo dirá que Jerusalém é o Trono do SENHOR. Todas as nações se reunirão em Jerusalém, no nome do SENHOR, e já não se deixarão guiar pela teimosia dos seus corações perversos. 18 Nesses dias, a tribo de Judá se unirá a Israel e virão juntas desde a terra do norte para a terra que eu entreguei aos seus antepassados.

Footnotes

  1. 2.16 Mênfis, Tafnes Cidades do Egito.
  2. 3.2 esperando (…) deserto ou “como um corvo buscando comida no deserto”.
  3. 3.6 Israel Aqui faz referência ao reino do norte, Israel. Este reino foi destruído pelos assírios cem anos antes da época de Jeremias.