Add parallel Print Page Options

13 Mas a Calebe, filho de Jefoné, deu uma parte no meio dos filhos de Judá, conforme o dito do Senhor a Josué, a saber, a cidade de Arba, pai de Anaque; este é Hebrom. 14 E expeliu Calebe dali os três filhos de Anaque: Sesai, e Aimã, e Talmai, gerados de Anaque. 15 E dali subiu aos habitantes de Debir; e fora, dantes, o nome de Debir Quiriate-Sefer. 16 E disse Calebe: Quem ferir a Quiriate-Sefer e a tomar, lhe darei a minha filha Acsa por mulher. 17 Tomou-a, pois, Otniel, filho de Quenaz, irmão de Calebe, e este deu-lhe a sua filha Acsa por mulher. 18 E sucedeu que, vindo ela a ele, o persuadiu que pedisse um campo a seu pai; e ela se apeou do jumento; então, Calebe lhe disse: Que é o que tens? 19 E ela disse: Dá-me uma bênção, pois me deste terra seca; dá-me também fontes de águas. Então, lhe deu as fontes superiores e as fontes inferiores.

20 Esta é a herança da tribo dos filhos de Judá, segundo as suas famílias. 21 São, pois, as cidades da extremidade da tribo dos filhos de Judá até ao termo de Edom para o sul: Cabzeel, e Éder, e Jagur, 22 e Quiná, e Dimona, e Adada, 23 e Quedes, e Hazor, e Itnã, 24 e Zife, e Telém, e Bealote, 25 e Hazor-Hadata, e Quiriote-Hezrom (que é Hazor), 26 e Amã, e Sema, e Molada, 27 e Hazar-Gada, e Hesmom, e Bete-Palete, 28 e Hasar-Sual, e Berseba, e Biziotiá, 29 e Baalá, e Iim, e Ezém, 30 e Eltolade, e Quesil, e Horma, 31 e Ziclague, e Madmana, e Sansana, 32 e Lebaote, e Silim, e Aim, e Rimom: todas as cidades e as suas aldeias; vinte e nove ao todo.

33 Nas planícies: Estaol, e Zorá, e Asná, 34 e Zanoa, e En-Ganim, e Tapua, e Enã, 35 e Jarmute, e Adulão, e Socó, e Azeca, 36 e Saaraim, e Aditaim, e Gedera, e Gederotaim: catorze cidades e as suas aldeias.

37 Zenã, e Hadasa, e Migdal-Gade, 38 e Dileã, e Mispa, e Jocteel, 39 e Laquis, e Boscate, e Eglom, 40 e Cabom, e Laamás, e Quitlis, 41 e Gederote, e Bete-Dagom, e Naamá, e Maquedá: dezesseis cidades e as suas aldeias.

42 Libna, e Eter, e Asã, 43 e Iftá, e Asná, e Nezibe, 44 e Queila, e Aczibe, e Maressa: nove cidades e as suas aldeias.

45 Ecrom, e os lugares da sua jurisdição, e as suas aldeias; 46 desde Ecrom até ao mar, todas as que estão da banda de Asdode e as suas aldeias.

47 Asdode, e os lugares da sua jurisdição, e as suas aldeias; Gaza, e os lugares da sua jurisdição, e as suas aldeias, até ao rio do Egito, e o mar Grande, e o seu termo.

48 E nas montanhas: Samir, e Jatir, e Socó, 49 e Daná, e Quiriate-Sana, que é Debir, 50 e Anabe, e Estemoa, e Anim, 51 e Gósen, e Holom, e Gilo: onze cidades e as suas aldeias.

52 Arabe, e Dumá, e Esã, 53 e Janim, e Bete-Tapua, e Afeca, 54 e Hunta, e Quiriate-Arba (que é Hebrom), e Zior: nove cidades e as suas aldeias.

55 Maom, e Carmelo, e Zife, e Jutá, 56 e Jezreel, e Jocdeão, e Zanoa, 57 e Caim, e Gibeá, e Timna: dez cidades e as suas aldeias.

58 Halul, e Bete-Zur, e Gedor, 59 e Maarate, e Bete-Anote, e Eltecom: seis cidades e as suas aldeias. 60 Quiriate-Baal (que é Quiriate-Jearim) e Rabá: duas cidades e as suas aldeias.

61 No deserto: Bete-Arabá, e Midim, e Secaca, 62 e Nibsã, e a Cidade do Sal, e En-Gedi: seis cidades e as suas aldeias.

63 Não puderam, porém, os filhos de Judá expelir os jebuseus que habitavam em Jerusalém; assim, habitaram os jebuseus com os filhos de Judá em Jerusalém até ao dia de hoje.

As heranças dos filhos de José. A herança de Efraim

16 Saiu, depois, a sorte dos filhos de José, desde o Jordão de Jericó às águas de Jericó, para o oriente, subindo ao deserto de Jericó pelas montanhas de Betel; e de Betel sai a Luz, e passa ao termo dos arquitas até Atarote; e desce da banda do ocidente ao termo de Jaflete, até ao termo de Bete-Horom de baixo e até Gezer, sendo as suas saídas para o mar. Assim, alcançaram a sua herança os filhos de José, Manassés e Efraim.

E foi o termo dos filhos de Efraim, segundo as suas famílias, a saber, o termo da sua herança para o oriente era Atarote-Adar até Bete-Horom de cima; e sai este termo para o ocidente junto a Micmetate, desde o norte, e torna este termo para o oriente a Taanate-Siló, e passa por ela desde o oriente a Janoa; e desce, desde Janoa, a Atarote e a Naarate, e toca em Jericó, e vai sair ao Jordão. De Tapua vai este termo para o ocidente ao ribeiro de Caná e as suas saídas no mar; esta é a herança da tribo dos filhos de Efraim, segundo as suas famílias. E as cidades que se separaram para os filhos de Efraim estavam no meio da herança dos filhos de Manassés; todas aquelas cidades e as suas aldeias. 10 E não expeliram os cananeus que habitavam em Gezer; e os cananeus habitaram no meio dos efraimitas até ao dia de hoje; porém serviam-nos, sendo-lhes tributários.

A herança da meia tribo de Manassés

17 Também caiu a sorte à tribo de Manassés, porquanto era o primogênito de José. Maquir, o primogênito de Manassés, pai de Gileade, porquanto era homem de guerra, teve a Gileade e Basã. Também os mais filhos de Manassés tiveram a sua parte, segundo as suas famílias, a saber, os filhos de Abiezer, e os filhos de Heleque, e os filhos de Asriel, e os filhos de Siquém, e os filhos de Héfer, e os filhos de Semida; estes são os filhos varões de Manassés, filho de José, segundo as suas famílias. Zelofeade, porém, filho de Héfer, o filho de Gileade, filho de Maquir, o filho de Manassés, não teve filhos, mas só filhas; e estes são os nomes de suas filhas: Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza. Estas, pois, chegaram diante de Eleazar, o sacerdote, e diante de Josué, filho de Num, e diante dos príncipes, dizendo: O Senhor ordenou a Moisés que se nos desse herança no meio de nossos irmãos. Pelo que, conforme o dito do Senhor, lhes deu herança no meio dos irmãos de seu pai. E couberam a Manassés dez quinhões, afora a terra de Gileade e Basã, que está dalém do Jordão; porque as filhas de Manassés no meio de seus filhos possuíram herança; e a terra de Gileade tiveram os outros filhos de Manassés. E o termo de Manassés foi desde Aser até Micmetate, que está diante de Siquém; e ia este termo, à mão direita, até aos moradores de En-Tapua. Tinha Manassés a terra de Tapua; porém Tapua, no termo de Manassés, a tinham os filhos de Efraim. Então, descia este termo ao ribeiro de Caná; para o sul do ribeiro, de Efraim eram estas cidades no meio das cidades de Manassés; e o termo de Manassés estava ao norte do ribeiro, sendo as suas saídas no mar. 10 Efraim ao sul, e Manassés ao norte, e o mar era o seu termo; pelo norte tocavam em Aser e, pelo oriente, em Issacar. 11 Porque em Issacar e em Aser tinha Manassés a Bete-Seã e os lugares da sua jurisdição, e Ibleão e os lugares da sua jurisdição, e os habitantes de Dor e os lugares da sua jurisdição, e os habitantes de En-Dor e os lugares da sua jurisdição, e os habitantes de Taanaque e os lugares da sua jurisdição, e os habitantes de Megido e os lugares da sua jurisdição: três comarcas. 12 E os filhos de Manassés não puderam expelir os habitantes daquelas cidades, porquanto os cananeus queriam habitar na mesma terra. 13 E sucedeu que, engrossando em forças os filhos de Israel, fizeram tributários aos cananeus, porém não os expeliram de todo.

14 Então, os filhos de José falaram a Josué, dizendo: Por que me deste por herança uma sorte e um quinhão, sendo eu um tão grande povo, visto que o Senhor até aqui me tem abençoado? 15 E disse-lhes Josué: Se tão grande povo és, sobe ao bosque e corta para ti ali lugar na terra dos ferezeus e dos refains, pois que as montanhas de Efraim te são tão estreitas. 16 Então, disseram os filhos de José: As montanhas nos não bastariam; também carros ferrados há entre todos os cananeus que habitam na terra do vale, entre os de Bete-Seã e os lugares da sua jurisdição e entre os que estão no vale de Jezreel. 17 Então, Josué falou à casa de José, a Efraim e a Manassés, dizendo: Grande povo és e grande força tens; uma sorte não terás; 18 porém as montanhas serão tuas; e, pois que bosque é, corta-o, e as suas saídas serão tuas; porque expelirás os cananeus, ainda que tenham carros ferrados, ainda que sejam fortes.

Calebe e a sua filha

13 Conforme o SENHOR tinha mandado, Josué deu a Calebe, filho de Jefuné, uma parte do território de Judá: Quiriate-Arbá, ou seja, Hebrom. Arbá era o pai de Anaque. 14 Calebe expulsou de lá três descendentes de Anaque: Sesai, Aimã e Talmai. 15 Depois Calebe atacou a cidade de Debir, que antes se chamava Quiriate-Sefer. 16 Calebe fez uma promessa:

—Darei a minha filha Acsa como esposa a quem atacar e conquistar a cidade de Quiriate-Sefer.

17 Calebe tinha um irmão chamado Quenaz, o qual tinha um filho chamado Otoniel. Otoniel foi quem conquistou a cidade de Quiriate-Sefer. Então Calebe lhe deu a sua filha Acsa como esposa. 18 Depois do casamento com Otoniel, ele convenceu Acsa para pedir ao seu pai um campo. Ela desceu do seu jumento e Calebe perguntou:

—O que deseja?

19 Acsa respondeu:

—Quero lhe pedir uma coisa[a]. O senhor me deu o campo no sul de Canaã, peço que me dê também as fontes de água.

Calebe lhe deu o que pedia. Deu-lhe as fontes que estão em Hebrom, tanto as que estão nas terras altas como as que estão nas terras baixas.

20 Esta é a herança da tribo de Judá, segundo os seus clãs.

21 Estas são as cidades que pertenciam à tribo de Judá na parte sul, junto à fronteira com Edom:

Cabzel, Éder, Jagur, 22 Quina, Dimona, Adada, 23 Quedes, Hazor, Itnã, 24 Zif, Telem, Bealot, 25 Hazor-Hadatá, Queriote-Hezrom, ou seja, Hazor, 26 Amã, Semá, Moladá, 27 Hazar-Gada, Hesmon, Bete-Pelet, 28 Hazar-Sual, Berseba, Biziotia, 29 Baalá, Jim, Azém, 30 Eltolad, Quessil, Hormá, 31 Ziclague, Madmana, Sansana, 32 Lebaot, Shilim, Ain e Rimom. Ao todo eram vinte e nove cidades com as suas vilas.

33 Na planície:

Estaol, Zora, Asná, 34 Zanoa, En-Ganim, Tapua, Enã, 35 Jarmute, Adulão, Socó, Azeca, 36 Saaraim, Aditaim e Gederá ou Gederotaim[b]. Ao todo eram catorze cidades com as suas vilas.

37 Zenã, Hadassa, Migdal-Gade, 38 Dileã, Mispá, Jocteel, 39 Láquis, Boscat, Eglom, 40 Cabon, Laamás, Quitlis, 41 Guederot, Bete-Dagon, Naamá e Maqueda. Ao todo eram dezesseis cidades com as suas vilas.

42 Libna, Éter, Ashã, 43 Jiftá, Asná, Nezib, 44 Queila, Aczibe e Maressa. Eram nove cidades com as suas vilas.

45 Ecrom com as suas cidades e vilas; 46 de Ecrom até ao mar, todas as cidades perto de Asdode e das suas vilas. 47 Asdode com as suas cidades e vilas, Gaza com as suas cidades e vilas até o ribeiro do Egito e a costa do mar Mediterrâneo.

48 Na região montanhosa:

Samir, Jatir, Socó, 49 Daná, Quiriate-Saná, que é Debir, 50 Anab, Estemoa, Anim, 51 Gósen, Holon e Guilo. Eram onze cidades com as suas vilas.

52 Arab, Dumá, Esã, 53 Janum, Bete-Tapua, Afeca, 54 Humtá, Quiriate-Arbá, que é Hebrom e Zior. Eram nove cidades com as suas vilas.

55 Maon, Carmel, Zif, Jutá, 56 Jezreel, Jocdeão, Zanoa, 57 Caim, Guibeá e Timna. Eram dez cidades com as suas vilas.

58 Halul, Bete-Zur, Guedor, 59 Marat, Bete-Anot e Eltecon. Eram seis cidades com as suas vilas.

60 Quiriate-Baal, ou seja, Quiriate-Jearim e Rabá. Eram duas cidades com as suas vilas.

61 No deserto:

Bete-Arabá, Midin, Secacá, 62 Nibsã, a cidade do Sal e En-Gedi. Eram seis cidades com as suas vilas.

63 Mas os descendentes de Judá não conseguiram expulsar os jebuseus, que viviam em Jerusalém. Portanto, os jebuseus ainda hoje vivem com o povo de Judá.

As terras de Efraim e Manassés

16 A fronteira das terras dadas por sorteio aos descendentes de José começava no lado oeste do Jordão, perto de Jericó, e seguia para as águas de Jericó. Depois subia pelo deserto até à montanha que vai de Jericó a Betel. Ao sul, a fronteira começava em Betel, ia para Luz e passava para o território dos arquitas, em Atarote. Depois descia para o oeste em direção à terra dos jafletitas, até a região Bete-Horom-de-Baixo e continuava até Gezer, terminando no mar Mediterrâneo. Foi esta a herança que os descendentes de Manassés e Efraim receberam. Eles eram filhos de José.

Este é o território que receberam os clãs da tribo de Efraim: a fronteira ao leste começava em Atarote-Adar, perto de Bete-Horom-de-Cima. A fronteira ao oeste começava em Micmetat, no norte, e seguia para o leste até Tanat-Siló, e continuava até Janoa. Depois descia de Janoa para Atarote e Naará, até tocar em Jericó e terminar no rio Jordão. De Tapua a fronteira seguia para o oeste até o vale de Canaã e terminava no mar Mediterrâneo. Foi este o território herdado pelos clãs da tribo de Efraim. Algumas cidades fronteiriças da tribo de Efraim, e também as suas vilas, ficaram dentro do território dos descendentes de Manassés.

10 Os descendentes de Efraim não puderam expulsar os cananeus que viviam em Gezer. Por isso eles ainda vivem lá até hoje, mas são obrigados a trabalhar como escravos.

17 Estas foram as terras distribuídas à tribo de Manassés, filho mais velho de José. As terras de Gileade e de Basã foram dadas a Maquir, filho mais velho de Manassés, pai de Gileade[c], homem guerreiro. Também foram dadas terras para os clãs dos outros filhos de Manassés: Abiezer, Helec, Asriel, Siquém, Héfer e Semida. Estes são os filhos descendentes de Manassés, filho de José, de acordo com os seus clãs.

Mas Zelofeade, filho de Héfer, neto de Gileade e bisneto de Maquir, o filho de Manassés, não teve nenhum filho, só filhas, que eram Maalá, Noa, Hogla, Milca e Tirza. Então elas se apresentaram ao sacerdote Eleazar, a Josué, filho de Num, e aos chefes do povo, e disseram:

—O SENHOR ordenou a Moisés que nos fossem dadas terras, tal como foram dadas aos nossos parentes.

Então deram a elas uma parte do território, como aos seus parentes, conforme o SENHOR tinha mandado.

Portanto, a tribo de Manassés recebeu dez partes de terra, além das terras de Gileade e Basã, que ficam ao leste do Jordão, porque as filhas de Manassés também receberam terras, tal como os filhos. A terra de Gileade foi para os outros descendentes de Manassés.

O território da tribo de Manassés ia desde Asser até Micmetat, perto de Siquém. A fronteira continuava em direção ao sul até as terras dos habitantes de En-Tapua. A terra perto de Tapua pertencia a Manassés, mas a cidade de Tapua, na fronteira de Manassés, pertencia aos descendentes de Efraim. Depois a fronteira descia em direção ao sul até o vale de Canaã. Esta região pertencia a Manassés, mas as cidades pertenciam aos descendentes de Efraim. A fronteira de Manassés ficava no norte do vale e terminava no mar. 10 No lado sul do vale, a terra pertencia a Efraim. No lado norte, pertencia a Manassés. No oeste, o mar era a sua fronteira. No norte, a tribo de Manassés fazia fronteira com a tribo de Asser e, no leste, com a tribo de Issacar.

11 Nos territórios de Issacar e Asser, Manassés tinha as cidades de Bete-Sã, Ibleã, Dor, En-Dor, Tanaque e Megido, assim como as cidades e vilas que estavam ao redor. Também se instalaram em Nafote. 12 Mas os descendentes de Manassés não conseguiram conquistar estas cidades porque os cananeus estavam decididos a ficar lá. 13 Quando os israelitas se tornaram mais fortes, obrigaram os cananeus a trabalharem para eles, mas não os expulsaram completamente.

14 Os descendentes de José, Efraim e Manassés, perguntaram a Josué:

—Por que é que nos deu só uma parte do território como herança? Precisamos de mais terras, porque o SENHOR nos abençoou com um povo muito numeroso.

15 Josué respondeu:

—Se vocês são tão numerosos e as montanhas de Efraim têm pouco espaço, então cortem e limpem a floresta para que possam habitar lá, na terra dos ferezeus e dos refains.

16 Os descendentes de José responderam:

—O monte é pequeno demais para nós. E os cananeus que vivem nos vales de Bete-Sã e de Jezreel, e nas suas vilas, têm carros de ferro para combaterem.

17 Então Josué disse a Efraim e a Manassés, descendentes de José:

—Vocês são um povo numeroso e muito forte, por isso não ficarão só com uma parte. 18 Também terão a montanha. É uma floresta mas vocês podem cortá-la, limpá-la e viver nela. Quanto aos cananeus, vocês podem expulsá-los, apesar de serem fortes e de terem carros de ferro.

Footnotes

  1. 15.19 Quero lhe pedir uma coisa Literalmente, “Abençoe-me” ou “Dê-me uma bênção”.
  2. 15.36 Gederotaim Segundo o TM. A LXX tem: “e os seus currais de ovelhas”.
  3. 17.1 pai de Gileade ou “o líder da área de Gileade”.