Add parallel Print Page Options

O tabernáculo é levantado em Siló

18 E toda a congregação dos filhos de Israel se ajuntou em Siló, e ali armaram a tenda da congregação, depois que a terra foi sujeita diante deles.

E dentre os filhos de Israel ficaram sete tribos que ainda não tinham repartido a sua herança. E disse Josué aos filhos de Israel: Até quando sereis negligentes para passardes para possuir a terra que o Senhor, Deus de vossos pais, vos deu? De cada tribo escolhei vós três homens, para que eu os envie, e se levantem, e corram a terra, e a descrevam segundo as suas heranças, e tornem a mim. E a repartirão em sete partes: Judá ficará no seu termo para o sul, e a casa de José ficará no seu termo para o norte. E vós descrevereis a terra em sete partes e ma trareis a mim aqui descrita, para que eu aqui lance as sortes perante o Senhor, nosso Deus. Porquanto os levitas não têm parte no meio de vós, porém o sacerdócio do Senhor é a sua parte. E Gade, e Rúben, e a meia tribo de Manassés tomaram a sua herança dalém do Jordão para o oriente, a qual lhes deu Moisés, o servo do Senhor. Então, aqueles homens se levantaram e se foram; e Josué deu ordem aos que iam descrever a terra, dizendo: Ide, e correi a terra, e descrevei-a, e então tornai a mim; e aqui vos lançarei as sortes perante o Senhor, em Siló. Foram, pois, aqueles homens, e passaram pela terra, e a descreveram, segundo as cidades, em sete partes, num livro, e voltaram a Josué, ao arraial em Siló. 10 Então, Josué lhes lançou as sortes em Siló, perante o Senhor; e ali repartiu Josué a terra aos filhos de Israel, conforme as suas divisões.

A herança de Benjamim

11 E saiu a sorte da tribo dos filhos de Benjamim, segundo as suas famílias; e caiu o termo da sua sorte entre os filhos de Judá e os filhos de José. 12 E o seu termo foi para a banda do norte, desde o Jordão; e subia este termo ao lado de Jericó para o norte, e subia pela montanha para o ocidente, sendo as suas saídas no deserto de Bete-Áven. 13 E dali passava este termo a Luz, ao lado de Luz (que é Betel) para o sul; e descia este termo a Atarote-Adar, ao pé do monte que está da banda do sul de Bete-Horom de baixo. 14 E ia este termo e tornava à banda do ocidente para o sul do monte que está defronte de Bete-Horom, para o sul, e as suas saídas iam para Quiriate-Baal (que é Quiriate-Jearim), cidade dos filhos de Judá; esta é a sua extensão para o ocidente. 15 E a sua extensão para o sul estava à extremidade de Quiriate-Jearim, e saía este termo ao ocidente e vinha a sair à fonte das águas de Neftoa; 16 e descia este termo até à extremidade do monte que está defronte do vale do filho de Hinom, que está no vale dos Refains, para o norte, e descia pelo vale de Hinom da banda dos jebuseus para o sul; e então descia à fonte de Rogel; 17 e ia desde o norte, e saía a En-Semes, e dali saía a Gelilote, que está defronte da subida de Adumim, e descia à pedra de Boã, filho de Rúben; 18 e passava até ao lado, defronte de Arabá para o norte e descia a Arabá. 19 Passava mais este termo até ao lado de Bete-Hogla para o norte, estando as saídas deste termo na língua do mar Salgado para o norte, na extremidade do Jordão para o sul; este era o termo do Sul. 20 E terminava o Jordão da banda do oriente; esta era a herança dos filhos de Benjamim, nos seus termos em redor, segundo as suas famílias.

21 E as cidades da tribo dos filhos de Benjamim, segundo as suas famílias, eram: Jericó, e Bete-Hogla, e Emeque-Quesis, 22 e Bete-Arabá, e Zemaraim, e Betel, 23 e Avim, e Pará, e Ofra, 24 e Quefar-Amonai, e Ofni, e Gaba: doze cidades e as suas aldeias.

25 Gibeão, e Ramá, e Beerote, 26 e Mispa, e Cefira, e Mosa, 27 e Requém, e Irpeel, e Tarala, 28 e Zela, e Elefe, e Jebus (esta é Jerusalém), e Gibeá, e Quiriate: catorze cidades com as suas aldeias; esta era a herança dos filhos de Benjamim, segundo as suas famílias.

A herança de Simeão

19 E saiu a segunda sorte a Simeão, à tribo dos filhos de Simeão, segundo as suas famílias, e foi a sua herança no meio da herança dos filhos de Judá. E tiveram na sua herança: Berseba, e Seba, e Molada, e Hazar-Sual, e Balá, e Ezém, e Eltolade, e Betul, e Horma, e Ziclague, e Bete-Marcabote, e Hazar-Susa, e Bete-Lebaote, e Saruém: treze cidades e as suas aldeias. Aim, e Rimom, e Eter, e Asã: quatro cidades e as suas aldeias. E todas as aldeias que havia em redor destas cidades, até Baalate-Ber, que é Ramá do Sul; esta era a herança da tribo dos filhos de Simeão, segundo as suas famílias. A herança dos filhos de Simeão estava entre o quinhão dos de Judá, porquanto a herança dos filhos de Judá era demasiadamente grande para eles; pelo que os filhos de Simeão tiveram a sua herança no meio deles.

A herança de Zebulom e de Issacar

10 E saiu a terceira sorte aos filhos de Zebulom, segundo as suas famílias, e foi o termo da sua herança até Saride. 11 E subia o seu termo pelo ocidente a Marala, e chegava até Dabesete, e chegava também até ao ribeiro que está defronte de Jocneão. 12 E, de Saride, voltava para o oriente, para o nascente do sol, até ao termo de Quislote-Tabor, e saía a Daberate, e ia subindo a Jafia; 13 e, dali, passava pelo oriente, para o nascente, a Gate-Hefer, em Ete-Cazim, e saía a Rimom-Metoar, que é Neá; 14 e tornava este termo para o norte a Hanatom, e as suas saídas eram o vale de Ifta-El; 15 e Catate, e Naalal, e Sinrom, e Idala, e Belém: doze cidades e as suas aldeias. 16 Esta era a herança dos filhos de Zebulom, segundo as suas famílias; estas cidades e as suas aldeias.

17 A quarta sorte saiu a Issacar, aos filhos de Issacar, segundo as suas famílias. 18 E foi o seu termo Jezreel, e Quesulote, e Suném, 19 e Hafaraim, e Siom, e Anacarate, 20 e Rabite, e Quisião, e Ebes, 21 e Remete, e En-Ganim, e En-Hada, e Bete-Pasês. 22 E chegava este termo até Tabor, e Saazima, e Bete-Semes; e as saídas do seu termo estavam no Jordão: dezesseis cidades e as suas aldeias. 23 Esta era a herança da tribo dos filhos de Issacar, segundo as suas famílias; estas cidades e as suas aldeias.

A herança de Aser e de Naftali

24 E saiu a quinta sorte à tribo dos filhos de Aser, segundo as suas famílias. 25 E foi o seu termo Helcate, e Hali, e Béten, e Acsafe, 26 e Alameleque, e Amade, e Misal; e chegava ao Carmelo para o ocidente, e a Sior-Libnate; 27 e voltava do nascente do sol a Bete-Dagom, e chegava a Zebulom e ao vale de Ifta-El, ao norte de Bete-Emeque e de Neiel, e vinha sair a Cabul pela esquerda, 28 e Ebrom, e Reobe, e Hamom, e Caná, até à grande Sidom. 29 E voltava este termo a Ramá e até à forte cidade de Tiro; então, tornava este termo a Hosa, e as suas saídas estavam para o mar, desde o quinhão da terra até Aczibe; 30 e Umá, e Afeca, e Reobe: vinte e duas cidades e as suas aldeias. 31 Esta era a herança da tribo dos filhos de Aser, segundo as suas famílias; estas cidades e as suas aldeias.

32 E saiu a sexta sorte aos filhos de Naftali, para os filhos de Naftali segundo as suas famílias. 33 E foi o seu termo desde Helefe e desde Alom em Zaananim, e Adami-Nequebe, e Jabneel, até Lacum, e estavam as suas saídas no Jordão. 34 E voltava este termo pelo ocidente a Aznote-Tabor, e dali passava a Hucoque, e chegava a Zebulom para o sul, e chegava a Aser para o ocidente, e a Judá pelo Jordão, para o nascente do sol. 35 E eram as cidades-fortes: Zidim, e Zer, e Hamate, e Racate, e Quinerete, 36 e Adamá, e Ramá, e Hazor, 37 e Quedes, e Edrei, e En-Hazor, 38 e Irom, e Migdal-El, e Horém, e Bete-Anate, e Bete-Semes: dezenove cidades e as suas aldeias. 39 Esta era a herança da tribo dos filhos de Naftali, segundo as suas famílias; estas cidades e as suas aldeias.

A herança de Dã

40 A sétima sorte saiu à tribo dos filhos de Dã, segundo as suas famílias. 41 E foi o termo da sua herança Zorá, e Estaol, e Ir-Semes, 42 e Saalabim, e Aijalom, e Itla, 43 e Elom, e Timna, e Ecrom, 44 e Elteque, e Gibetom, e Baalate, 45 e Jeúde, e Benê-Beraque, e Gate-Rimom, 46 e Me-Jarcom, e Racom com o termo defronte de Jafo. 47 Saiu, porém, pequeno o termo aos filhos de Dã; pelo que subiram os filhos de Dã, e pelejaram contra Lesém, e a tomaram, e a feriram a fio de espada, e a possuíram, e habitaram nela; e a Lesém chamaram Dã, conforme o nome de Dã, seu pai. 48 Esta era a herança da tribo dos filhos de Dã, segundo as suas famílias; estas cidades e as suas aldeias.

49 Acabando, pois, de repartir a terra em herança segundo os seus termos, deram os filhos de Israel a Josué, filho de Num, herança no meio deles. 50 Segundo o dito do Senhor, lhe deram a cidade que pediu, Timnate-Sera, na montanha de Efraim; e reedificou aquela cidade e habitou nela. 51 Estas eram as heranças que Eleazar, o sacerdote, e Josué, filho de Num, e os cabeças dos pais das famílias por sorte em herança repartiram pelas tribos dos filhos de Israel em Siló, perante o Senhor, à porta da tenda da congregação. E, assim, acabaram de repartir a terra.

A divisão da terra pelas outras tribos

18 Toda a comunidade israelita se reuniu em Siló, e ali armaram a Tenda do Encontro, depois de terem conquistado todo aquele território. Mas sete tribos israelitas ainda não tinham recebido a sua herança.

Então Josué disse aos israelitas:

—Até quando é que vocês vão esperar para ocuparem a terra que o SENHOR, o Deus dos seus pais, deu a vocês? Escolham três homens de cada tribo, e eu os enviarei por todo o país, para que me façam um mapa de todo o país, de acordo com a herança de cada tribo. Dividam o país em sete partes. Os descendentes de Judá ficarão no seu território, no sul, e os descendentes de José, no seu território, no norte. Depois de fazerem o mapa e o dividirem em sete partes, tragam-no a mim. Eu tirarei sortes diante do SENHOR, nosso Deus, para atribuir a terra. Mas os levitas não receberão nenhuma parte, porque a sua herança é serem sacerdotes do SENHOR. A tribo de Gade e de Rúben e a primeira metade da tribo de Manassés já receberam a sua parte da herança, que lhes foi dada por Moisés, o servo do SENHOR, no lado leste do Jordão.

Quando os homens estiveram prontos para partir e fazer o mapa da terra, Josué lhes deu esta ordem:

—Vão por todo o país e escrevam num livro o que encontrarem nele. Depois voltem e eu tirarei as sortes aqui, em Siló, diante do SENHOR.

Os homens partiram e percorreram o país. Depois escreveram, num livro, um mapa contendo todas as cidades, dividido em sete partes, e voltaram para junto de Josué, no acampamento de Siló. 10 Então Josué fez o sorteio em Siló, na presença do SENHOR. E repartiu a terra entre os israelitas, dando a cada tribo a sua parte.

As terras de Benjamim

11 Feito o sorteio, a terra que ficava entre Judá e José foi dada aos clãs da tribo de Benjamim. 12 No lado norte a sua fronteira começava no Jordão, seguia pela encosta ao norte de Jericó, subia pela montanha para o oeste e terminava em Bete-Áven. 13 Dali ia para a encosta sul de Luz, ou seja, Betel, e descia para Atarote-Adar, no monte que fica a sul de Bete-Horom-de-Baixo. 14 No monte, sul de Bete-Horom, a fronteira voltava para o lado sul e seguia ao longo do lado oeste do monte. A fronteira ia para Quiriate-Baal, ou seja Quiriate-Jearim, que pertencia a Judá. Esta era a fronteira ao oeste. 15 Do lado sul, a fronteira começava perto de Quiriate-Jearim e chegava à fonte de Neftoa. 16 Depois descia até junto ao monte, perto do vale de Ben-Hinom, que fica ao norte do vale de Refaim. Depois continuava descendo pelo vale de Hinom, ao longo da encosta sul da cidade dos jebuseus, e ia até En-Roguel. 17 Mudava depois de rumo e ia em direção ao norte, passando por En-Semes. Continuava até Gelilote, que está em frente da subida de Adumim, e descia até a pedra de Boã, que era o nome de um dos filhos de Rúben. 18 Prosseguia para o norte, para o lado que fica na frente do vale do Jordão, e descia ao vale. 19 Do vale continuava para a parte norte de Bete-Hogla e terminava na baía ao norte do mar Morto, na foz do Jordão. Esta era a fronteira sul.

20 O Jordão constituía a fronteira leste. Estes eram os limites do território dado aos clãs de Benjamim.

21 As cidades que pertenciam à tribo de Benjamim, conforme os seus clãs, eram estas:

Jericó, Bete-Hogla, Emec-Queziz, 22 Bete-Arabá, Zemaraim, Betel, 23 Avim, Pará, Ofra, 24 Quefar-Amonai, Ofni e Gueba; doze cidades com suas vilas.

25 Também tinham:

Gibeom, Ramá, Beerote, 26 Mispá, Cefira, Mozá, 27 Requém, Irpeel, Tarala, 28 Zela, Elef, Jebus, ou seja Jerusalém, Guibeá e Quiriate.

Ao todo eram catorze cidades com as suas vilas. Esta foi a parte do território que foi dado aos clãs de Benjamim.

As terras da tribo de Simeão

19 Depois Josué deu, por sorteio, terra a todos os clãs da tribo de Simeão. A terra que receberam ficava dentro do território de Judá. Estas foram as cidades que eles receberam: Berseba, ou Seba, Moladá, Hazar-Sual, Baalá, Azem, Eltolad, Betul, Hormá, Ziclague, Bete-Marcabot, Hazar-Sussá, Bete-Lebaot e Saruém; treze cidades e as suas vilas. Também receberam Ain, Rimom, Éter e Ashan, ou seja, quatro cidades e as suas vilas. E ainda todas as outras vilas que havia ao redor dessas cidades até Baalate-Ber, cidade de Ramá, no sul de Canaã. Esta foi a terra que foi dada aos clãs da tribo de Simeão. Na realidade, a herança de Simeão tinha sido tirada do território que tinha pertencido a Judá, porque Judá tinha recebido mais do que precisava.

As terras da tribo de Zabulom

10 O terceiro território foi dado, por sorteio, aos clãs da tribo de Zabulom. A fronteira da sua terra estendia-se até Sarid. 11 De lá subia para o oeste, em direção a Maralá, e chegava a Dabeset. Seguia depois até o vale que fica ao leste de Jocneão. 12 De Sarid a fronteira virava para o leste, para o nascer do sol, em direção a Quislot-Tabor. Seguia para Daberate e depois subia a Jafia. 13 Depois continuava para o leste, em direção a Gat-Héfer e ia até Et-Cazim. Continuava até Rimom e virava em direção a Neá. 14 Do lado norte, a fronteira chegava até Hanatom e terminava no vale de Iftá-El. 15 O seu território também incluía Catat, Nalal, Chimeron, Idalá e Belém; doze cidades com as suas vilas.

16 Foram estas as cidades e as vilas que foram dadas aos clãs da tribo de Zabulom. 17 O quarto território foi dado, por sorteio, aos clãs da tribo de Issacar. 18 O seu território incluía Jezreel, Quessulot, Suném, 19 Hafaraim, Shion, Anaarat, 20 Rabit, Quishion, Abez, 21 Rémet, En-Ganim, En-Hadá e Bete-Pazes.

22 A fronteira chegava também até Tabor, Saazima e Bete-Semes e terminava no Jordão. Eram ao todo dezesseis cidades com as suas vilas. 23 A terra recebida pela tribo de Issacar incluía todas essas cidades e vilas.

As terras da tribo de Asser

24 O quinto território foi dado, por sorteio, aos clãs da tribo de Asser. 25 O seu território incluía Helcat, Hali, Béten, Acsafe, 26 Alameleque, Amad e Mishal. No oeste a fronteira chegava a Carmelo e Shior-Libnat. 27 Dali virava para o leste e ia até Bete-Dagom. Depois chegava a Zebulom e ao vale de Jefta-El, e continuava para o norte, para Bete-Émec e Neiel, passando ao norte de Cabul. 28 Abdom[a], Reobe, Hamom e Canaã até a grande cidade de Sidom. 29 A fronteira voltava para Ramá, até a cidade fortificada de Tiro. Depois a fronteira virava em direção a Hossa, até acabar no mar Mediterrâneo. Também incluía Maaleb, Aczibe, 30 Umá, Afeque e Reobe. Ao todo eram vinte e duas cidades com as suas vilas.

31 Foi este o território que foi dado aos clãs da tribo de Asser, incluindo as cidades e vilas.

As terras da tribo de Naftali

32 O sexto território foi dado, por sorteio, aos clãs da tribo de Naftali. 33 A sua fronteira ia desde Helef, a partir do carvalho de Zananim, Adami-Nequeb e Jabnel até Lacum, e terminava no Jordão. 34 Em Aznot-Tabor a fronteira mudava de direção e ia para Hucoque. Chegava até Zebulom ao sul, Asser ao oeste, e o Jordão ao leste. 35 As cidades fortificadas eram Zidim, Zer, Hamate, Racat, Quinerete, 36 Adamá, Ramá, Hazor, 37 Quedes, Edrei, En-Hazor, 38 Irom, Migdal-El, Horém, Bete-Anat, Bete-Semes. Eram ao todo dezenove cidades com as suas vilas.

39 Foi esta a terra que foi dada aos clãs da tribo de Naftali, incluindo as cidades e as vilas.

As terras da tribo de Dã

40 O sétimo território foi dado, por sorteio, aos clãs da tribo de Dã. 41 O território incluía Zora, Estaol, Ir-Shemes, 42 Saalabim, Aialon, Itla, 43 Elom, Timna, Ecrom, 44 Elteque, Guibetom, Baalate, 45 Jeúde, Bene-Berac, Gate-Rimom, 46 Me-Jarcom e Racom, e a região perto de Jope.

47 Mas a tribo de Dã não conseguiu conquistar o seu território. Então foram atacar Léssem. Conquistaram a cidade, mataram os seus habitantes ao fio da espada e ocuparam-na. Deram-lhe o nome de Dã, em honra ao seu antepassado. 48 Foi este o território que foi dado aos clãs da tribo de Dã.

As terras dadas a Josué

49 Quando os chefes terminaram de distribuir a terra pelas tribos, os israelitas deram também uma parte da terra a Josué, filho de Num. 50 Por ordem do SENHOR, deram-lhe a cidade que ele tinha pedido, Timnat-Sera, nas montanhas de Efraim. Ele reconstruiu a cidade e ficou vivendo nela. 51 Foram estes os territórios que o sacerdote Eleazar; Josué, filho de Num; e os chefes dos clãs das tribos sortearam e distribuíram. A distribuição foi feita em Siló, diante do SENHOR, na entrada da Tenda do Encontro. E assim terminou a distribuição das terras.

Footnotes

  1. 19.28 Abdom ou “Hebrom”.