Add parallel Print Page Options

O rei Jeoaquim queima o rolo de Jeremias

36 Esta mensagem do SENHOR veio ao profeta Jeremias no quarto ano do reinado de Jeoaquim[a], filho de Josias, rei de Judá:

—Pegue um rolo e escreva nele a mensagem que falei a respeito de Israel, Judá e todas as nações desde o tempo de Josias até hoje. Talvez o povo de Judá deixe o seu caminho de maldade quando souber do castigo que planejo trazer sobre eles. Se eles fizerem isso eu perdoarei as suas perversões e pecados.

Jeremias chamou Baruque, filho de Nerias, para que escrevesse no rolo enquanto ditava a mensagem que tinha recebido do SENHOR. Depois Jeremias deu a seguinte ordem a Baruque:

—Como estou proibido de entrar no templo do SENHOR, você irá ao templo do SENHOR e lerá ao povo que estiver jejuando a mensagem do SENHOR que eu ditei e você escreveu no rolo. Também você lerá essa mensagem a todo o povo de Judá que veio das suas cidades. Talvez peçam ao SENHOR que tenha piedade deles, e se afastem da sua maldade. Digo isto porque é muito grande a ira do SENHOR contra eles.

Baruque, filho de Nerias, cumpriu fielmente tudo o que Jeremias lhe ordenou. Ele leu o rolo da mensagem no templo do SENHOR.

No nono mês do quinto ano de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, foi convocado o povo de Jerusalém e todo o povo que vinha das cidades de Judá para celebrarem um jejum em honra ao SENHOR. 10 No templo do SENHOR, Baruque leu a mensagem de Jeremias a todo o povo na sala de Gemarias, filho do escrivão Safã, desde o pátio superior à entrada da porta nova do templo do SENHOR.

11 Micaías, filho de Gemarias, neto de Safã, ouviu toda a mensagem do SENHOR que estava escrita no rolo. 12 Então foi até a sala dos escrivãos no palácio, onde se reuniam todos os altos funcionários. Ali estava o escrivão Elisama; Delaías, filho de Semaías; Elnatã, filho de Acbor; Gemarias, filho de Safã; Zedequias, filho de Hananias; e todos os outros funcionários. 13 Micaías lhes disse o que tinha ouvido quando Baruque leu a mensagem ao povo. 14 Então os funcionários enviaram Jeudi, filho de Netanias, neto de Selemias e bisneto de Cuchi, para que dissesse a Baruque:

—Pegue o rolo que você leu perante o povo e venha.

Baruque, filho de Nerias, pegou o rolo e se apresentou diante eles.

15 Os funcionários disseram:

—Sente-se e leia a mensagem.

E Baruque leu para eles.

16 Quando ouviram a mensagem, se olharam com temor e disseram a Baruque:

—Temos que informar tudo isso ao rei.

17 Depois perguntaram a Baruque:

—Diga-nos como foi que você escreveu tudo isso. Foi Jeremias que ditou?

18 Baruque respondeu:

—Sim, escrevi com tinta no rolo enquanto ele me ditava a mensagem.

19 Então os ministros disseram a Baruque:

—Vá e esconda-se. Faça com que Jeremias se esconda também. Ninguém deve saber onde estão.

20 Então eles foram até o pátio para se apresentar ao rei, mas colocaram o rolo na sala do escrivão Elisama, e informaram ao rei tudo o que tinha acontecido. 21 Então o rei enviou a Jeudi para trazer o rolo da sala de Elisama, e Jeudi o leu ao rei e aos funcionários que estavam com o rei. 22 Era o nono mês[b] e por isso o rei estava na sua casa de inverno, sentado perto do fogo. 23 Cada vez que Jeudi lia três ou quatro colunas do rolo, o rei cortava essa parte do rolo com um canivete de escrivão e a jogava no fogo. Assim continuou até que queimou todo o rolo. 24 Nem o rei nem os seus funcionários tiveram temor nem rasgaram as suas vestiduras. 25 Elnatã, Delaías e Gemarias rogaram ao rei que não queimasse o rolo, mas ele não deu ouvidos. 26 O rei mandou o seu filho Jerameel; Seraías, filho de Azriel; e Selemias, filho de Abdeel, para que prendessem ao escrivão Baruque e ao profeta Jeremias. Mas o SENHOR os tinha escondido.

27 Depois que o rei queimou o rolo com as palavras que Jeremias tinha ditado a Baruque, o SENHOR disse a Jeremias:

28 —Pegue outro rolo e escreva nele a mesma mensagem que você escreveu no primeiro rolo que queimou Jeoaquim, rei de Judá. 29 A Jeoaquim, rei de Judá, você dirá que eu, o SENHOR, vi você queimando este rolo e dizendo: “Por que escreveu que com certeza o rei da Babilônia virá e destruirá esta terra e exterminará o povo e os animais?” 30 Por isso eu, o SENHOR, afirmo sobre você, Jeoaquim, rei de Judá que nenhum dos seus descendentes ocupará o trono de Davi, seu cadáver será lançado e ficará exposto ao calor e às geadas da noite. 31 Castigarei a sua iniquidade, a de seus descendentes e a dos seus servos. Enviarei sobre eles e sobre os habitantes de Jerusalém e o povo de Judá todo o sofrimento que lhes adverti porque não me obedeceram.

32 Então Jeremias pegou outro rolo e o deu a Baruque, filho do escrivão Nerias. Baruque escreveu nele tudo o que Jeremias lhe ditava, ou seja tudo o que estava escrito no rolo que Jeoaquim, rei de Judá, tinha queimado. Também acrescentou muitas outras mensagens semelhantes.

Footnotes

  1. 36.1 quarto ano do reinado de Jeoaquim Isso aconteceu no ano 605 a.C.
  2. 36.22 nono mês ou seja, entre os meses de novembro e dezembro.