Add parallel Print Page Options

As terras de Efraim e Manassés

16 A fronteira das terras dadas por sorteio aos descendentes de José começava no lado oeste do Jordão, perto de Jericó, e seguia para as águas de Jericó. Depois subia pelo deserto até à montanha que vai de Jericó a Betel. Ao sul, a fronteira começava em Betel, ia para Luz e passava para o território dos arquitas, em Atarote. Depois descia para o oeste em direção à terra dos jafletitas, até a região Bete-Horom-de-Baixo e continuava até Gezer, terminando no mar Mediterrâneo. Foi esta a herança que os descendentes de Manassés e Efraim receberam. Eles eram filhos de José.

Este é o território que receberam os clãs da tribo de Efraim: a fronteira ao leste começava em Atarote-Adar, perto de Bete-Horom-de-Cima. A fronteira ao oeste começava em Micmetat, no norte, e seguia para o leste até Tanat-Siló, e continuava até Janoa. Depois descia de Janoa para Atarote e Naará, até tocar em Jericó e terminar no rio Jordão. De Tapua a fronteira seguia para o oeste até o vale de Canaã e terminava no mar Mediterrâneo. Foi este o território herdado pelos clãs da tribo de Efraim. Algumas cidades fronteiriças da tribo de Efraim, e também as suas vilas, ficaram dentro do território dos descendentes de Manassés.

10 Os descendentes de Efraim não puderam expulsar os cananeus que viviam em Gezer. Por isso eles ainda vivem lá até hoje, mas são obrigados a trabalhar como escravos.