Add parallel Print Page Options

A necessidade do arrependimento

13 Nessa ocasião, uns homens que ali se achavam contaram a Jesus como Pilatos tinha assassinado alguns galileus e misturado o sangue deles com o sangue dos sacrifícios que estavam oferecendo. Jesus lhes disse:

—Vocês pensam que esses galileus pecaram mais do que todos os outros por terem sofrido dessa maneira? Eu lhes digo que não! E se não mudarem o seu comportamento, vocês todos também morrerão, como eles. E o que me dizem sobre aquelas dezoito pessoas que morreram quando a torre de Siloé caiu sobre elas? Vocês pensam que elas tinham mais culpa do que todos os outros que moravam em Jerusalém? Eu lhes digo que não! E se não mudarem o seu comportamento, vocês todos também morrerão, como eles.

A figueira sem figos

Depois ele lhes contou esta parábola:

—Um homem tinha uma figueira plantada em sua plantação, mas quando foi procurar figos, não encontrou nenhum. Então disse ao homem que tomava conta da plantação: “Olhe! Já faz três anos que venho procurar figos nesta figueira, mas jamais achei um só. Portanto, corte-a; para que deixá-la aí somente ocupando espaço?” Mas o homem lhe respondeu: “Senhor, por favor, deixe-a por mais um ano. Eu vou cavar em volta dela e colocar bastante adubo. Se ela der figos no ano que vem, muito bem; se não der, o senhor poderá mandar cortá-la”.

Jesus cura no sábado

10 Jesus estava ensinando numa das sinagogas no sábado, 11 e estava presente uma mulher que já há dezoito anos tinha um demônio, que a deixara doente. Ela andava curvada e de maneira nenhuma conseguia se endireitar. 12 Quando Jesus a viu, a chamou e lhe disse:

—Mulher, você está livre da sua enfermidade.

13 Depois, ele colocou as mãos sobre ela, e imediatamente ela se endireitou e começou a louvar a Deus. 14 O chefe da sinagoga ficou indignado por Jesus ter curado a mulher no sábado e disse à multidão:

—Há seis dias nos quais se trabalha, portanto, venham nesses dias para serem curados, e não no sábado!

15 O Senhor então lhe respondeu:

—Hipócritas! Vocês todos não soltam seus bois ou burros do curral e os levam para beber água no sábado? 16 Por que então esta mulher, uma parente que vem da família de Abraão,[a] a quem Satanás tem presa há dezoito anos, não deveria ser libertada da sua aflição no sábado?

17 Quando Jesus disse isto, todos aqueles que estavam contra ele ficaram envergonhados, mas a multidão ficou alegre com as coisas maravilhosas que ele fazia.

Read full chapter

Footnotes

  1. 13.16 uma parente que vem da família de Abraão Literalmente, “filha de Abraão”.