Add parallel Print Page Options

Os saduceus perguntam sobre a ressurreição

(Mt 22.23-33; Lc 20.27-40)

18 Depois, alguns saduceus, os quais dizem não haver ressurreição, se aproximaram dele e perguntaram:

19 —Mestre, Moisés nos deixou escrito que se um homem morrer e deixar a esposa sem filhos, o irmão dele deve casar-se com a viúva para terem filhos que serão considerados filhos do irmão que morreu.[a] 20 Era uma vez sete irmãos. O primeiro se casou e morreu sem deixar filhos. 21 O segundo se casou com a viúva e morreu sem deixar filhos. Com o terceiro aconteceu a mesma coisa, 22 e nenhum dos sete teve filhos. Por último, morreu também a mulher. 23 No dia da ressurreição, quando todos voltarem à vida, de quem ela será esposa, uma vez que foi casada com todos os sete irmãos? 24 Jesus, porém, lhes respondeu:

—Como vocês estão enganados! E a razão é que não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus. 25 Quando o dia da ressurreição chegar, ninguém se casará. Porém todos serão como os anjos no céu. 26 Mas a respeito da ressurreição dos mortos, vocês nunca leram no livro de Moisés, a passagem que fala sobre o arbusto[b] que queimava? Nela Deus disse a Moisés: “Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó”.(A) 27 Ora, ele não é Deus dos mortos, mas sim dos vivos! Vocês estão completamente errados!

O mandamento mais importante

(Mt 22.34-40; Lc 10.25-28)

28 Um dos professores da lei aproximando-se de Jesus, ouviu a discussão e, como tivesse gostado da resposta que Jesus havia dado, lhe perguntou:

—Qual é o mandamento mais importante?

29 Jesus respondeu:

—O mandamento mais importante é o primeiro: “Ouça, Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30 Ame o Senhor seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de toda a sua força”(B).[c] 31 O segundo mandamento é este: “Ame o seu próximo[d] como você ama a você mesmo”(C). Não há nenhum outro mandamento que seja maior do que estes. 32 O mestre da lei lhe disse:

—O senhor tem razão, Mestre! Está certo quando diz que Deus é único e que não existe outro a não ser ele. 33 O senhor também está certo quando diz que devemos amá-lo de todo o nosso coração, com todo o nosso entendimento e com toda a nossa força, e que também devemos amar o nosso próximo assim como amamos a nós mesmos, pois tudo isso é superior a quaisquer ofertas de animais queimados ou sacrifícios.

34 Quando Jesus ouviu aquela resposta sábia do mestre da lei, lhe disse:

—Você não está longe do reino de Deus. Depois disto, ninguém se atreveu a fazer-lhe mais perguntas.

Jesus pergunta sobre o Messias

(Mt 22.41-46; Lc 20.41-44)

35 Quando Jesus estava ensinando no templo, disse:

—Como podem os professores da lei dizer que o Cristo vem da família de Davi? 36 O próprio Davi, inspirado pelo Espírito Santo, disse:

“O Senhor disse ao meu Senhor:
    Sente-se a meu lado direito
até que eu coloque todos os seus inimigos
    sob seu poder[e]”.(D)

37 Se o próprio Davi o chama de Senhor, como pode ele vir da família de Davi?

E a multidão o ouvia com prazer.

Read full chapter

Footnotes

  1. 12.19 se um homem morrer (…) irmão que morreu Ver Dt 25.5-6.
  2. 12.26 arbusto Ver Êx 3.1-12.
  3. 12.30 de toda a sua força Ou “com todas as suas riquezas”.
  4. 12.31 seu próximo O significado que Jesus dá à palavra “próximo” inclui qualquer pessoa, conhecida ou desconhecida, que esteja precisando de ajuda. Ver Lc 10.25-37.
  5. 12.36 sob seu poder Literalmente, “debaixo dos seus pés”.