Add parallel Print Page Options

Os judeus e a lei

17 Você diz que é judeu. Você confia na lei de Moisés e se gaba por estar junto de Deus. 18 Você conhece a vontade de Deus e sabe as coisas que têm importância porque foi educado na lei. 19 Você está convencido de que é um guia para os cegos e uma luz para os que caminham nas trevas. 20 Você pensa que é mestre dos ignorantes e professor daqueles que não sabem nada. Você pensa que sabe tudo e que tem toda a verdade porque você tem a lei. 21 Você ensina aos outros. Por que então não ensina a você mesmo? Você diz aos outros que não se deve roubar. Por que então você rouba? 22 Você diz que não se deve cometer adultério. Por que então você mesmo comete? Você odeia os ídolos. Por que então rouba os templos? 23 Você se orgulha da lei. Por que então desonra a Deus desobedecendo a essa mesma lei? 24 As Escrituras dizem: “Os que não são judeus insultam a Deus por culpa de vocês”(A).

25 Se você segue a lei, então a sua circuncisão tem valor; mas, se você não obedece à lei, é como se você nunca tivesse sido circuncidado. 26 Se um homem não é circuncidado mas mesmo assim obedece aos mandamentos da lei, não será ele contado como um homem circuncidado? 27 Vocês, que são circuncidados e têm a lei escrita mas a ela não obedecem, serão julgados por aqueles que obedecem a essa lei apesar de não serem fisicamente circuncidados. 28 Porque não é judeu quem o é apenas no seu corpo físico, pois a verdadeira circuncisão não é feita somente por fora do corpo. 29 Porém, um verdadeiro judeu é aquele que o é por dentro e a circuncisão verdadeira é aquela feita no coração. Ela é feita pelo Espírito e não pela lei escrita. O verdadeiro judeu recebe honra de Deus e não dos homens.

Então que vantagem há em ser judeu? Qual é a utilidade da circuncisão?

Muita, sob todos os aspectos. Primeiro porque foi aos judeus que Deus entregou as suas palavras.

Que acontece se alguns judeus não foram fiéis a Deus? Será que isso vai impedir que Deus seja fiel?

De maneira nenhuma! Deus continuará a ser fiel mesmo que todos sejam falsos. Como dizem as Escrituras:

“Você será provado justo pelas suas palavras,
    e vencerá quando for julgado”.(B)

Mas se ao fazermos o mal, mostramos mais claramente a justiça de Deus, poderemos nós dizer que Deus é injusto por nos castigar? (Falo em termos humanos.)

De maneira nenhuma! Se Deus não pudesse nos castigar, como ele poderia julgar o mundo?

Alguém pode dizer: “Mas se a minha falsidade serve para que a verdade de Deus seja mais gloriosa, por que sou julgado como pecador?” Isto é o mesmo que dizer: “Devemos fazer o mal para que venha o bem”. Há pessoas que nos acusam de ensinarmos isso.

Tais pessoas estão erradas e deveriam ser condenadas.