Add parallel Print Page Options

A quarta visão: o sumo sacerdote é acusado por Satanás e justificado por Deus

E me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do Senhor, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor. Mas o Senhor disse a Satanás: O Senhor te repreende, ó Satanás, sim, o Senhor, que escolheu Jerusalém, te repreende; não é este um tição tirado do fogo? Ora, Josué, vestido de vestes sujas, estava diante do anjo. Então, falando, ordenou aos que estavam diante dele, dizendo: Tirai-lhe estas vestes sujas. E a ele lhe disse: Eis que tenho feito com que passe de ti a tua iniquidade e te vestirei de vestes novas. E disse eu: Ponham-lhe uma mitra limpa sobre a sua cabeça. E puseram uma mitra limpa sobre sua cabeça e o vestiram de vestes; e o anjo do Senhor estava ali. E o anjo do Senhor protestou a Josué, dizendo: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Se andares nos meus caminhos e se observares as minhas ordenanças, também tu julgarás a minha casa e também guardarás os meus átrios, e te darei lugar entre os que estão aqui. Ouve, pois, Josué, sumo sacerdote, tu e os teus companheiros que se assentam diante de ti, porque são homens portentosos; eis que eu farei vir o meu servo, o Renovo. Porque eis aqui a pedra que pus diante de Josué; sobre esta pedra única estão sete olhos; eis que eu esculpirei a sua escultura, diz o Senhor dos Exércitos, e tirarei a iniquidade desta terra, em um dia. 10 Naquele dia, diz o Senhor dos Exércitos, cada um de vós convidará o seu companheiro para debaixo da videira e para debaixo da figueira.

A quinta visão: o castiçal de ouro e as sete lâmpadas

E tornou o anjo que falava comigo, e me despertou, como a um homem que é despertado do seu sono, e me disse: Que vês? E eu disse: Olho, e eis um castiçal todo de ouro, e um vaso de azeite no cimo, com as suas sete lâmpadas; e cada lâmpada posta no cimo tinha sete canudos. E, por cima dele, duas oliveiras, uma à direita do vaso de azeite, e outra à sua esquerda. E falei e disse ao anjo que falava comigo, dizendo: Senhor meu, que é isto? Então, respondeu o anjo que falava comigo e me disse: Não sabes tu o que isto é? E eu disse: Não, Senhor meu. E respondeu e me falou, dizendo: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos. Quem és tu, ó monte grande? Diante de Zorobabel, serás uma campina; porque ele trará a primeira pedra com aclamações: Graça, graça a ela.

E a palavra do Senhor veio de novo a mim, dizendo: As mãos de Zorobabel têm fundado esta casa, também as suas mãos a acabarão, para que saibais que o Senhor dos Exércitos me enviou a vós. 10 Porque quem despreza o dia das coisas pequenas? Pois esse se alegrará, vendo o prumo na mão de Zorobabel; são os sete olhos do Senhor, que discorrem por toda a terra.

11 Falei mais e disse-lhe: Que são as duas oliveiras à direita do castiçal e à sua esquerda? 12 E, falando-lhe outra vez, disse: Que são aqueles dois raminhos de oliveira que estão junto aos dois tubos de ouro e que vertem de si ouro? 13 E ele me respondeu, dizendo: Não sabes o que é isto? E eu disse: Não, Senhor meu. 14 Então, ele disse: Estes são os dois ungidos, que estão diante do Senhor de toda a terra.

A sexta visão: o rolo voante

E outra vez levantei os meus olhos, e olhei, e vi um rolo voante. E ele me disse: Que vês? E eu disse: Vejo um rolo voante, que tem vinte côvados de comprido e dez côvados de largo. Então, me disse: Esta é a maldição que sairá pela face de toda a terra; porque qualquer que furtar será desarraigado, conforme a maldição de um lado; e qualquer que jurar falsamente será desarraigado, conforme a maldição do outro lado. Eu a trarei, disse o Senhor dos Exércitos, e a farei entrar na casa do ladrão e na casa do que jurar falsamente pelo meu nome; e pernoitará no meio da sua casa e a consumirá com a sua madeira e com as suas pedras.

A sétima visão: a mulher e o efa

E saiu o anjo que falava comigo e me disse: Levanta, agora, os teus olhos e vê que é isto que sai. E eu disse: Que é isto? E ele disse: Isso é um efa que sai. Mais disse: Esta é a semelhança deles em toda a terra. E eis que foi levantado um talento de chumbo, e uma mulher estava assentada no meio do efa. E ele disse: Esta é a impiedade. E a lançou dentro do efa e pôs sobre a boca dele o peso de chumbo. E levantei os meus olhos e olhei, e eis que duas mulheres saíram, agitando o ar com as suas asas, pois tinham asas como as da cegonha; e levantaram o efa entre a terra e o céu. 10 Então, eu disse ao anjo que falava comigo: Para onde levam estas o efa? 11 E ele me disse: Para lhe edificarem uma casa na terra de Sinar, e, estando ela acabada, ele será posto ali em seu próprio lugar.

A oitava visão: os quatro carros

E outra vez levantei os meus olhos, e olhei, e vi quatro carros que saíram dentre dois montes, e estes montes eram montes de metal. No primeiro carro, eram os cavalos vermelhos, e, no segundo carro, cavalos pretos. E, no terceiro carro, cavalos brancos, e, no quarto carro, cavalos grisalhos e fortes. E respondi e disse ao anjo que falava comigo: Que é isto, Senhor meu? E o anjo respondeu e me disse: Estes são os quatro ventos do céu, saindo donde estavam perante o Senhor de toda a terra. O carro em que estão os cavalos pretos sai para a terra do Norte, e os brancos saem atrás deles, e os grisalhos saem para a terra do Sul. E os cavalos fortes saíam e procuravam ir por diante, para andarem pela terra. E ele disse: Ide, andai pela terra. E andavam pela terra. E me chamou e me falou, dizendo: Eis que aqueles que saíram para a terra do Norte fizeram repousar o meu Espírito na terra do Norte.

As coroas na cabeça de Josué. O Renovo

E a palavra do Senhor veio a mim, dizendo: 10 Recebe dos que foram levados cativos: de Heldai, de Tobias e de Jedaías (e vem naquele dia e entra na casa de Josias, filho de Sofonias), os quais vieram da Babilônia; 11 recebe, digo, prata e ouro, e faze coroas, e põe-nas na cabeça de Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote. 12 E fala-lhe, dizendo: Assim fala e diz o Senhor dos Exércitos: Eis aqui o homem cujo nome é Renovo; ele brotará do seu lugar e edificará o templo do Senhor. 13 Ele mesmo edificará o templo do Senhor, e levará a glória, e assentar-se-á, e dominará no seu trono, e será sacerdote no seu trono, e conselho de paz haverá entre ambos. 14 E estas coroas serão de Helém, e de Tobias, e de Jedaías, e de Hem, filho de Sofonias, como um memorial no templo do Senhor. 15 E aqueles que estão longe virão e edificarão no templo do Senhor, e vós sabereis que o Senhor dos Exércitos me tem enviado a vós; e isso acontecerá, se ouvirdes mui atentos a voz do Senhor, vosso Deus.

O jejum que não agrada a Deus

Aconteceu, pois, no ano quarto do rei Dario, que a palavra do Senhor veio a Zacarias, no dia quarto do nono mês, em quisleu. Quando de Betel foram enviados Sarezer, e Regém-Meleque, e os seus homens, para suplicarem o favor do Senhor, disseram aos sacerdotes que estavam na Casa do Senhor dos Exércitos e aos profetas: Chorarei eu no quinto mês, separando-me, como o tenho feito por tantos anos? Então, a palavra do Senhor dos Exércitos veio a mim, dizendo: Fala a todo o povo desta terra e aos sacerdotes, dizendo: Quando jejuastes e pranteastes, no quinto e no sétimo mês, durante estes setenta anos, jejuastes vós para mim, mesmo para mim? Ou, quando comestes e quando bebestes, não foi para vós mesmos que comestes e bebestes? Não ouvistes vós as palavras que o Senhor pregou pelo ministério dos profetas precedentes, quando Jerusalém estava habitada e quieta, com as suas cidades ao redor dela, e o Sul e a campina eram habitados?

E a palavra do Senhor veio a Zacarias, dizendo: Assim falou o Senhor dos Exércitos, dizendo: Executai juízo verdadeiro, mostrai piedade e misericórdia cada um a seu irmão; 10 e não oprimais a viúva, nem o órfão, nem o estrangeiro, nem o pobre, nem intente o mal cada um contra o seu irmão, no seu coração. 11 Eles, porém, não quiseram escutar, e me deram o ombro rebelde, e ensurdeceram os seus ouvidos, para que não ouvissem. 12 Sim, fizeram o seu coração duro como diamante, para que não ouvissem a lei, nem as palavras que o Senhor dos Exércitos enviara pelo seu Espírito, mediante os profetas precedentes; donde veio a grande ira do Senhor dos Exércitos. 13 E aconteceu que, como ele clamou, e eles não ouviram, assim também eles clamarão, mas eu não ouvirei, diz o Senhor dos Exércitos. 14 E os espalharei com tempestade entre todas as nações que eles não conheceram, e a terra será assolada atrás deles, de sorte que ninguém passará por ela, nem se voltará, porque têm feito da terra desejada uma desolação.

Bênçãos prometidas

Depois, veio a mim a palavra do Senhor dos Exércitos, dizendo: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Zelei por Sião com grande zelo e com grande indignação zelei por ela. Assim diz o Senhor: Voltarei para Sião e habitarei no meio de Jerusalém; e Jerusalém chamar-se-á a cidade de verdade, e o monte do Senhor dos Exércitos, monte de santidade. Assim diz o Senhor dos Exércitos: Ainda nas praças de Jerusalém habitarão velhos e velhas, levando cada um na mão o seu bordão, por causa da sua muita idade. E as ruas da cidade se encherão de meninos e meninas, que nelas brincarão. Assim diz o Senhor dos Exércitos: Se isso for maravilhoso aos olhos do resto deste povo, naqueles dias, será também maravilhoso aos meus olhos? — diz o Senhor dos Exércitos. Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eis que salvarei o meu povo da terra do Oriente e da terra do Ocidente; e trá-los-ei, e habitarão no meio de Jerusalém; e serão o meu povo, e eu serei o seu Deus em verdade e em justiça.

Assim diz o Senhor dos Exércitos: Esforcem-se as mãos de todos vós que nestes dias ouvistes estas palavras da boca dos profetas que estiveram no dia em que foi posto o fundamento da Casa do Senhor dos Exércitos, para que o templo fosse edificado. 10 Porque antes destes dias não houve aluguel de homens, nem aluguel de animais; nem havia paz para o que entrava, nem para o que saía, por causa do inimigo, porque eu incitei a todos os homens, cada um contra o seu companheiro. 11 Mas, agora, não serei para com o resto deste povo como nos primeiros dias, diz o Senhor dos Exércitos. 12 Porque a semente prosperará, a vide dará o seu fruto, e a terra dará a sua novidade, e os céus darão o seu orvalho; e farei que o resto deste povo herde tudo isto. 13 E há de acontecer, ó casa de Judá e ó casa de Israel, que, assim como fostes uma maldição entre as nações, assim vos salvarei, e sereis uma bênção; não temais, esforcem-se as vossas mãos. 14 Porque assim diz o Senhor dos Exércitos: Assim como pensei fazer-vos mal, quando vossos pais me provocaram à ira, diz o Senhor dos Exércitos, e não me arrependi, 15 assim pensei de novo em fazer bem a Jerusalém e à casa de Judá nestes dias; não temais. 16 Eis as coisas que deveis fazer: falai verdade cada um com o seu companheiro; executai juízo de verdade e de paz nas vossas portas; 17 e nenhum de vós pense mal no seu coração contra o seu companheiro, nem ame o juramento falso; porque todas estas coisas eu aborreço, diz o Senhor.

O sumo sacerdote

Depois o anjo me mostrou ao sumo sacerdote Josué, que estava em pé diante do anjo do SENHOR. Satanás[a] estava ao lado direito de Josué para atacá-lo. O anjo do Senhor disse a Satanás:

—Que o SENHOR, quem tem escolhido Jerusalém para que seja a sua cidade, repreenda você! Que o SENHOR repreenda você! Por acaso esse homem não é como uma brasa ardente tirada para fora do fogo?

Josué, que vestia uma roupa suja, estava de pé diante do anjo. O anjo disse aos anjos que estavam junto a ele:

—Tirem essa roupa dele!

Depois disse a Josué:

—Olhe, eu tenho apagado o seu pecado e o vestirei com as roupas finas que os sacerdotes usam.

Também disse:

—Coloquem sobre a sua cabeça um turbante limpo.

Eles colocaram sobre a sua cabeça o turbante e o vestiram com roupa nova enquanto o anjo do SENHOR permanecia ali. A seguir o anjo do SENHOR falou com Josué.

A mensagem que o anjo trazia da parte do SENHOR Todo-Poderoso era a seguinte:

“Se você obedecer aos meus mandamentos
    e cumprir fielmente os deveres que eu tenho lhe dado,
tomará conta do meu templo
    e cuidará dos seus pátios.
Você poderá entrar livremente no meu templo
    como os anjos que estão aqui.
Escute, Josué, sumo sacerdote,
    escute junto com os seus amigos que estão sentados na sua frente.
Eles são sinais do que irá acontecer.
    Logo trarei o meu servo que será chamado ‘Renovo’.
Olhem para a pedra
    que eu tenho colocado diante de Josué.
Esta pedra tem sete faces[b]
    e nela escreverei algo.
Num só dia apagarei
    o pecado desta terra.

10 “Nesse dia, cada um de vocês convidará ao seu vizinho
    para que se sente debaixo da sua parreira e da sua figueira”.

O candelabro e as oliveiras

Logo depois, o anjo, que estava falando comigo, retornou e me acordou. Foi como se eu despertasse de um sonho. Então ele me perguntou:

—O que você está vendo?

Eu respondi:

—Vejo um candelabro de ouro maciço. Em cima dele tem um recipiente para o azeite do qual saem sete tubos. Sete lâmpadas[c] saem dos sete tubos. Em cada lado do recipiente tem uma oliveira.

Em seguida perguntei ao anjo que estava falando comigo:

—Qual é o significado destas coisas, senhor?

O anjo me respondeu:

—Você não sabe o que elas significam?

E eu respondi:

—Não, senhor.

Ele me disse:

—Esta é a mensagem do SENHOR para Zorobabel:

“Não será pela força
    nem pelo poder,
mas pelo meu Espírito.
    Eu, o SENHOR Todo-Poderoso, afirmo isto.
Quem é você, grande montanha?
    Diante de Zorobabel você não é mais que terra plana.
Ele construirá o templo,
    e quando colocar a pedra principal no seu lugar,
as pessoas gritarão:
    ‘Que linda! Que linda!’”

Depois, recebi esta mensagem do SENHOR:

“Zorobabel colocará as bases deste templo,
    e será ele mesmo quem acabará a construção.
Quando acontecer isso,
    o povo saberá que foi eu, o SENHOR Todo-Poderoso, quem enviou você.
10 Todas as pessoas que tenham considerado sem valor este humilde início do templo
    festejarão quando virem o prumo nas mãos de Zorobabel.
As sete lâmpadas representam os olhos do SENHOR,
    os quais vigiam toda a terra”.

11 Logo depois, perguntei ao anjo:

—Qual é o significado das oliveiras, que estão em cada lado da lâmpada, 12 e dos dois ramos da oliveira, que estão junto aos tubos dourados, dos quais sai o azeite dourado?

13 Ele me perguntou:

—Você não sabe?

E eu lhe disse:

—Não, senhor.

14 Ele, então, me respondeu:

—Eles representam os dois homens que foram consagrados com azeite e que estão ao lado do Senhor de toda a terra.

O rolo de pergaminho no ar

Levantei a vista de novo e vi um rolo de pergaminho que voava. O anjo me perguntou:

—O que você vê?

Eu respondi:

—Eu vejo um rolo que está voando, o qual mede dez metros[d] de comprimento por cinco de largura.

O anjo me disse:

—Nesse rolo está escrito o castigo que vai cair sobre toda a terra. Num lado do rolo está escrito qual será o castigo para todas as pessoas que têm roubado e, no outro lado, está escrito qual será o castigo para todas as pessoas que têm jurado em falso. Todas essas pessoas serão destruídas. O SENHOR Todo-Poderoso diz: “Eu enviarei esse castigo à casa dos ladrões e à casa das pessoas que usam o meu nome para jurar em falso. Esse castigo permanecerá nas suas casas e destruirá até as vigas e pedras”.

A mulher e o recipiente

Logo depois, o anjo, que falava comigo, se aproximou de mim e me disse:

—Olhe e observe o que está se aproximando de nós.

Eu perguntei:

—O que é isso?

Ele me respondeu:

—É um recipiente que representa os pecados das pessoas de toda a terra.

Então ele levantou a tampa de chumbo do recipiente e lá dentro estava sentada uma mulher. O anjo disse:

—Essa mulher representa a maldade. Ele empurrou a mulher para dentro do recipiente e tornou a colocar a tampa de chumbo. Em seguida olhei para cima e vi duas mulheres se aproximando de nós. Elas tinham asas como as asas de uma cegonha, as quais estavam abertas e batendo no vento. As mulheres levantaram o recipiente. 10 Perguntei, então, ao anjo que falava comigo:

—Aonde estão levando o recipiente?

11 Ele me respondeu:

—Elas vão construir um templo na Suméria[e] para o recipiente e, quando estiver pronto, colocarão o recipiente sobre a sua base para o adorar.

As quatro carruagens

Logo depois, levantei de novo os olhos e vi quatro carruagens que saíam do meio de duas montanhas de bronze. A primeira carruagem era puxada por cavalos vermelhos, a segunda carruagem era puxada por cavalos pretos, a terceira carruagem era puxada por cavalos brancos, e a quarta carruagem era puxada por cavalos com manchas: todos os cavalos eram fortes. Então perguntei ao anjo que falava comigo:

—Senhor, qual é o significado desses cavalos?

O anjo me respondeu:

—Esses são os quatro ventos[f] do céu que estão saindo do seu lugar junto ao Senhor de toda a terra. Os cavalos pretos vão em direção ao norte, os cavalos brancos vão em direção ao oeste e os cavalos com manchas vão em direção ao sul.

Esses cavalos fortes estavam impacientes para sair e percorrer toda a terra. O SENHOR, então, disse:

—Vão e percorram a terra!

E eles fizeram isso.

Logo depois, o SENHOR me chamou e disse:

—Olhe, os cavalos que foram ao norte conseguiram acalmar o meu espírito nesse lugar e já não estou mais irado.

Coroação do sacerdote Josué

A seguir recebi outra mensagem do SENHOR:

10 —Heldai, Tobias e Jedaías retornaram do seu cativeiro na Babilônia. Pegue o ouro e a prata que eles têm e vá imediatamente à casa de Josias, filho de Sofonias. 11-12 Faça ali uma coroa com o ouro e a prata que você pegou e coloque essa coroa na cabeça do sumo sacerdote Josué, filho de Jozadaque. Depois disso, você dará a Josué uma mensagem do SENHOR Todo-Poderoso, a qual diz:

“Aqui tem um homem chamado ‘Renovo’;
    ele crescerá e construirá o templo do SENHOR.
13 Ele será quem construirá o templo do SENHOR
    e quem receberá honrarias dignas de um rei.
    Ele se sentará e governará no seu trono,
e um sacerdote se sentará também num trono ao seu lado.
    Juntos trabalharão em harmonia”.

14 —A coroa ficará no meu templo[g] para que as pessoas que a vejam se lembrem de Heldai, Tobias, Jedaías e também se lembrem do bem que foi feito por Josias, filho de Sofonias. 15 As pessoas que vivem em terras que ficam longe daqui virão e ajudarão a construir o templo do SENHOR. Então vocês saberão que foi o SENHOR Todo-Poderoso quem me enviou a vocês. Tudo isso acontecerá se obedecerem cuidadosamente ao SENHOR, seu Deus.

O Senhor quer bondade e compaixão

O profeta Zacarias recebeu outra mensagem do SENHOR. Isso aconteceu no mês nono, que é o mês de quisleu, do quarto ano[h] de Dario como rei da Pérsia. O povo de Betel tinha enviado a Sarezer, a Regém-Meleque, e aos seus homens, para pedir ajuda ao SENHOR. Eles perguntaram aos sacerdotes do templo do SENHOR e aos profetas:

—Devemos seguir chorando e jejuando durante o quinto mês do ano como a gente vem fazendo há muito tempo?

Então recebi outra mensagem do SENHOR Todo-Poderoso:

“Fale o seguinte a todas as pessoas da terra
    e aos sacerdotes:
‘Quando vocês jejuam e choram
    tanto no quinto como no sétimo mês do ano,
como vocês têm feito durante setenta anos,
    na realidade não estão fazendo isso para me honrar.
Não é certo que quando comem e bebem
    é para a satisfação de vocês mesmos que fazem isso?
Não é isso o que o SENHOR tem falado a respeito
    por meio dos primeiros profetas que ele enviou?
Não foi isso mesmo o que ele disse quando Jerusalém
    e os povos ao redor estavam habitados e seguros
    e quando as pessoas ainda viviam no sul de Canaã e nas planícies de Judá?’”

E o SENHOR voltou a falar a Zacarias:

“Eu, o SENHOR Todo-Poderoso, volto a lhes dizer
que devem praticar a justiça,
    e ser verdadeiramente justos.
    Que deve existir bondade e compaixão entre vocês.
10 Não devem tratar mal as viúvas, nem os órfãos,
    nem os imigrantes, nem os pobres.
Não devem planejar nos seus corações
    fazer o mal aos demais”.

11 Mas eles não quiseram prestar atenção, viraram as costas e se negaram a escutar. 12 Endureceram os seus corações e não quiseram escutar os primeiros profetas que levavam a eles a lei e os ensinamentos do SENHOR Todo-Poderoso. O SENHOR Todo-Poderoso ficou muito irado. 13 Por isso, ele, o SENHOR Todo-Poderoso, disse:

—Eles não quiseram me escutar quando eu os chamei. Da mesma forma eu também não os escutarei quando me pedirem ajuda. 14 Eu os enviarei a nações que nem sequer conhecem. A terra deles ficará destruída e ninguém mais passará por ali. Esta terra, que agora é rica, virará ruínas.

O Senhor promete abençoar Jerusalém

Chegou para mim a seguinte mensagem do SENHOR Todo-Poderoso:

“Tenho muito ciúme de Sião,
    forte ciúme que me enche de ira.

“Retornarei a Sião e viverei em Jerusalém,
    a qual será chamada de Cidade Fiel.
O monte do SENHOR Todo-Poderoso
    será chamado de Monte Santo.

“Os idosos e as idosas voltarão a descansar
    nas praças de Jerusalém.
Viverão tantos anos
    que terão que usar um bastão para caminhar.
As ruas da cidade se encherão
    de meninos e meninas brincando.

“Os sobreviventes deste povo
    se maravilharão ao ver o acontecido,
embora isso não seja
    maravilhoso para mim.

“Do leste e do oeste
    vou resgatar o meu povo.
Eu os trarei até aqui
    e eles viverão em Jerusalém.
Eles serão o meu povo
    e eu serei o seu Deus,
    em fidelidade e justiça.

“Ânimo e mãos à obra!
A mensagem proclamada pelos profetas
    não mudou desde que as bases foram colocadas
    para construir o templo do SENHOR Todo-Poderoso.
10 Antes desse dia, as pessoas não tinham dinheiro suficiente para contratar trabalhadores
    nem podiam pagar por um animal de trabalho.
As pessoas que viajavam estavam sempre em perigo
    porque eu tinha feito que todos estivessem uns contra os outros.
11 Agora, porém, não tratarei da mesma forma
    o resto do povo que sobreviveu à destruição de Judá.
12 Semearão e terão boas colheitas.
    A parreira dará o seu fruto,
a terra dará o seu alimento
    e os céus darão a sua chuva.
Eu lhes darei tudo isso
    aos sobreviventes deste povo.
13 As pessoas falavam que, sobre os povos de Judá e Israel,
    tinha caído uma maldição.
Mas eu os resgatarei
    e, então, as pessoas falarão que eles foram abençoados.
Por isso, não tenham medo! Animem-se!

14 “Quando seus antepassados fizeram
    com que eu ficasse irado,
decidi, então, enviar sobre vocês o desastre,
    e não mudei de opinião.
15 Mas, agora, tenho decidido levar o bem
    para Jerusalém e para o povo de Judá.
    Não tenham medo.
16 Isto é o que vocês têm que fazer:
    Falem a verdade e nada mais que a verdade.
Sejam verdadeiramente justos
    quando julgarem o povo.
17 Que ninguém de vocês planeje no seu coração
    fazer o mal contra o seu próximo.
Não façam promessas falsas.
Eu odeio todas essas coisas”.

Footnotes

  1. 3.1 Satanás ou “o Inimigo”. Da mesma forma no v2.
  2. 3.9 faces ou “olhos”. O próprio templo é aqui representado como uma pedra preciosa com caras que olham tudo o que acontece no mundo (ver 4.10).
  3. 4.2 lâmpadas Estas lâmpadas brilhavam quando o azeite de oliva era queimado.
  4. 5.2 dez metros Literalmente, “vinte côvados”. Ver tabela de pesos e medidas.
  5. 5.11 Suméria Planície onde foram construídas a torre de Babel (Gn 11.2) e a cidade da Babilônia.
  6. 6.5 quatro ventos ou “quatro espíritos”. Os quatro ventos, com frequência, se referem aos ventos que sopram de todas as direções: norte, sul, leste e oeste.
  7. 6.14 meu templo Literalmente, “o templo do SENHOR”.
  8. 7.1 quarto ano 518 a.C. aproximadamente.